Buscar

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
1. Os objetivos principais da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garantem:
Você acertou!
A. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
Essa é uma das garantias oferecidas pela política.
2. A partir dos documentos estudados nesta Unidade de Aprendizagem, assinale qual documento recomenda que a matricula dos sujeitos da Educação Especial seja realizada preferencialmente nas escolas regulares:
Você acertou!
B. Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).
A LDB 9.394/96 apontou algumas mudanças significativas em prol da educação escolar das pessoas com deficiência. Porém, tratou a Educação Especial, entendida como “a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais”. (BRASIL, 2016, p. 21). Outros documentos são importantes para a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular, como o Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, as Diretrizes Nacionais para a Educação na Educação Básica – Resolução CNE/CEB nº 2, A Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 e a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, no entanto, nenhum desses documentos sugere que a matricula das pessoas com deficiência seja feita preferencialmente na rede regular de ensino.
3. De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva sobre o atendimento educacional especializado:
Você acertou!
C. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas.
Essa é uma das diretrizes da política.
4. De acordo com o documento Orientações para Implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
D. O caráter não substitutivo e transversal da educação especial é ratificado pela Resolução CNE/CEB n° 04/2010, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e preconiza que os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, complementar ou suplementar à escolarização, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.
O AEE realmente não substitui a escolarização regular, sendo indicado que o aluno frequente as duas modalidades.
5. Sobre os estudantes atendidos pela educação especial, assinale a alternativa que corresponde ao disposto no documento Orientações para Implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
Você acertou!
E. Ainda hoje, mesmo com uma perspectiva conceitual que aponte para a organização de sistemas educacionais inclusivos que garanta o acesso de todos os estudantes e os apoios necessários para sua participação e aprendizagem, as políticas implementadas pelos sistemas de ensino não alcançaram esse objetivo.
Infelizmente, essa ainda é a realidade enfrentada pela educação inclusiva no Brasil.

Continue navegando