Buscar

Avaliação prova _ Negociação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O plano de negócio é uma ferramenta de planejamento para estruturar o lançamento de novos empreendimentos ou para conceber processos de mudança em um negócio existente. Tendo em vista abranger os diferentes aspectos de uma empresa, ele é composto por diferentes partes, sobre as quais podemos afirmar que: 	Comment by Microsoft Word: Get the conversation going by adding comments and using Share (above) to send a link to this doc. It’s free! No subscription or sign-in necessary. 
Os indicadores de viabilidade econômica do negócio situam-se na parte denominada análise de mercado.
As atividades de um negócio localizam-se na parte denominada de plano financeiro. 
As estratégias de promoção devem ser descritas na parte denominada plano de marketing.
As informações sobre a equipe responsável pelo empreendimento são localizadas na parte denominada de plano operacional.
2. Todo negociador tem dois tipos de interesse: na substância e na relação. Todo negociador quer chegar a um acordo que satisfaça seus interesses substantivos. É por isso que se negocia. Além disso, o negociador também tem interesses em seu relacionamento com o outro. Para uma negociação, onde o peso do relacionamento é maior, qual a melhor abordagem? 
Negociação colaborativa ou integrativa.
Negociação distributiva ou posicional.
Perde-perde.
Ganha-perde.
3. Os modelos de negócios podem seguir padrões tradicionais ou mesmo ser reinventados conforme as relações econômicas e sociais mudam e demandam adaptações para públicos diferentes. Assim, há diversos caminhos possíveis. 
Nesse sentido, quais são as características que podem ser encontradas em modelos de negócios do tipo cauda longa? 
Nesse modelo se unem dois ou mais grupos distintos de clientes, mas que são interdependentes. Esse tipo de plataforma cresce à medida que atrai mais usuários em rede, como é o caso da Google®.
Esse modelo permite que pelo menos um segmento de clientes se beneficie de uma oferta livre de custos; esses clientes não pagantes são financiados por outra ponta. É o caso do jornal Metro®, distribuído gratuitamente.
O modelo de cauda longa oferece um grande número de produtos de nicho, mas cada um com vendas infrequentes. Requer baixo custo de estoque, mas plataformas que sejam robustas para tornar disponível conteúdo segmentado. 
Trata-se de um tipo de modelo segundo o qual há três tipos diferentes de negócios: negócios de relacionamento com os clientes, negócios de inovação de produto e negócios de infraestrutura.
4. Apesar de o modelo de negócios poder ser visto também como um recurso de planejamento, ele poderá se utilizar de ferramentas
 ao longo das definições necessárias em cada etapa. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas é a análise SWOT.
 Que tipo de informações ela poderá fornecer ao modelo de negócios? 
 
A análise SWOT permite a definição da estrutura de custos, sendo de dois tipos: direcionadas pelo custo (concentram-se em minimizar o custo sempre que possível) e direcionadas pelo valor.
 
A análise SWOT poderá contribuir no sentido de verificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio. Em cenários de mudança ou mesmo de novos negócios, esse processo é fundamental.
Pela análise SWOT, é possível ter a definição de grupos de clientes que podem representar segmentos dispostos em mercado de massa, nicho de mercado, segmentado, diversificado e mercados multilaterais.
A utilização da análise SWOT permitirá a avaliação centrada nas fontes de receitas que podem advir de vendas de recursos, taxa de uso, taxa de assinatura, empréstimos, aluguéis e licenciamento.
5. Negociação é um processo interativo, no qual dois ou mais grupos discutem sobre substâncias e relacionamento. O método de negociação baseado em colaboração, visando-se a solução de problemas, o qual ainda procura criar resultados bons para as partes, mas é recomendado para a manutenção de relacionamentos denomina-se: 
distributivo.
posicional.
competitivo.
integrativo.
6. Uma equipe de projetos está negociando um novo contrato com uma empresa multinacional. Ganhar esse contrato será muito importante para dar maior visibilidade à empresa no mercado e, consequentemente, para ampliar o seu mercado de atuação. Por essa razão, há um grande interesse nessa negociação, e a equipe se sente responsável por conseguir fechar o negócio. Diante dessa situação, uma boa prática no processo de negociação é: 
construir uma relação de confiança mútua entre as partes.
utilizar critérios subjetivos e subliminares durante o processo.
utilizar aspectos emocionais e de caráter particular para sensibilizar a outra parte.
buscar maior interação com as pessoas às quais os membros da equipe se assemelham.
7. A intervenção de uma terceira parte no conflito, representa uma alternativa a fracasso da negociação entre as partes e deve ser considerada com uma importante alternativa aos mecanismos usais de negociação. Na perspectiva da mediação de conflitos, assinale a alternativa CORRETA. 
 
Ao mediador, cabe conduzir o processo, centralizando em sua pessoa todos os canais de comunicação.
A resolução de conflitos de forma não violenta é um princípio da mediação de conflitos.
A não violência proposta pela prática da mediação de conflitos é sempre confundida com a passividade diante do mal e da justiça.
A ação do mediador de conflitos não tem compromisso com a responsabilização das pessoas pelos atos de violência cometidos. Assim que encontrar as provas necessárias, o mediador deve encaminhar os culpados à justiça para cumprir a sentença judicial.
8. A melhor maneira de entender as formas nas quais o poder é posto em prática consiste em examinar a tipologia de sua origem. Qual das seguintes alternativas NÃO é um tipo de poder? 
 
Referência.
Riscos.
Negociação.
Recompensa.
9. Sobre a importância estratégica do plano de negócio, sabemos que nele é possível traçar objetivos e metas que orientarão a atuação do empreendimento, estruturando-o em diversas frentes. Além disso, outros aspectos estratégicos demandam atenção do empreendedor no decorrer da implementação de um plano de negócio. Quais são eles? 
A contratação de consultoria e auditorias independentes para auxiliar na condução e aferir a acurácia do plano de negócios.
A existência do sumário executivo que contenha informações sobre concorrentes, conjuntura econômica do país e indicadores macroeconômicos.
A existência de análises sobre demanda e oferta dos produtos por meio do plano financeiro.
As mudanças que ocorrem nos ambientes interno e externo. No interno, geralmente se tem o controle, no externo, se monitora e mitiga os danos.
10. Você é um excelente negociador e gerente e sua equipe o respeita demais. É muito respeitado pelas partes interessadas, pela equipe de gerenciamento e pela equipe do projeto. Quando toma decisões, os outros seguem sua orientação como resultado de qual das seguintes alternativas? 
 
Poder de referência.
Poder legítimo.
Poder de punição.
Poder de especialista.

Continue navegando