Buscar

PROVA 1 - 17_04_2019 (A)_gabarito

Prévia do material em texto

FACC – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Disciplina: Auditoria I
Prof. Leandro Fernandes
PROVA 1 (A) – 17/04/19
Aluno:___________________________________________DRE:_________________
Questão 1
Quanto melhor o controle da companhia auditada, mais segurança para o trabalho do auditor. Quanto menor o controle, mais cuidado será exigido na execução de suas tarefas. A profundidade dos exames do auditor é, pois, guiada pela “avaliação” que fazemos do controle interno. (Sá, 1998).
 
Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliário (CVM) instaurou novo processo contra a XP Investimentos e seu fundador, Guilherme Benchimol. De acordo com o site da autarquia, eles são acusados de infringir dispositivos da Instrução da CVM 505 que estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações realizadas com valores mobiliários em mercados regulamentados de valores mobiliários. Segundo nota da XP, o problema, na visão da autarquia, estaria relacionado a formalização escrita das rotinas internas da companhia, no ano de 2015. Atualmente, a empresa mantém rotinas de controles internos totalmente aderentes a Instrução da CVM 505. (reportagem O Globo de 11 de abril de 2019, disponível em https://oglobo.globo.com/economia/cvm-abre-novo-processo-contra-xp-seu-fundador-guilherme-benchimol-23590350).
Quando uma empresa é organizada, tem suas rotinas escritas. Neste caso, o levantamento de funções e das rotinas é uma tarefa da “pré-auditoria” dentro do processo da “avaliação do controle interno” (Sá, 1988).
Cite pelo menos 3 elementos de CI que, quando existem, facilitam a tarefa do auditor externo. (1,0 ponto)
Necessita-se pelo menos os seguintes elementos que facilitam a tarefa do auditor: (i) Organograma analítico; (ii) Manual de rotinas ou procedimentos administrativos, descrevendo cada função; (iii) Regulamentos e estatutos; (iv) plano de contas; (v) Orçamento; (vi) Processo de autorizações e da supervisão e ; (vii) Programas e procedimentos de informática (sistemas contábeis informatizados).
Nesse contexto, cite 2 princípios fundamentais na implementação e execução dos controles internos quando o auditor externo faz avaliação da área de pessoal da companhia. (1,0 ponto)
Zelo do elemento humano no desempenho das funções a ele atribuídas – Ética e Qualidade e responsabilidade do pessoal, em nível adequado.
Comente sobre os objetivos que devem ser fixados na implementação de CI. (1,0 ponto)
Proteção dos ativos, controlar a validade dos dados fornecidos pela contabilidade, ampliar a eficácia e assegurar a boa aplicação das instruções da direção.
Segundo a NBC TA 240 (R1), qual é o fator distintivo entre fraude e erro? (0,5 ponto)
Item 2 - As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.
Ainda segundo a NBC TA 240 (R1), quem é o principal responsável pela prevenção e detecção de fraude na companhia? (0,5 ponto)
Item 3 - A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.
Questão 2 (3,0 pontos)
Assinale com V para verdadeiro e F para falso nas seguintes afirmativas abaixo:
( V ) O auditor deve considerar, na avaliação dos controles internos da companhia auditada, a natureza do negócio e a vulnerabilidade dos processos a fatores externos.
( V ) Existem algumas restrições aos controles, que não são falhas, e portanto devem ser consideradas dentro de limites de tolerância.
( V ) O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.
( F ) Quando as respostas e às indagações sobre fraude junto a administração ou aos responsáveis pela governança são inconsistentes, o auditor não deve investigar as inconsistência, pois não é sua responsabilidade.
( V ) Na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude, o auditor deve, com base na presunção de que há riscos de fraude no reconhecimento de receitas, avaliar que tipos de receita, operações ou afirmações de receita geram esses riscos.
( F ) O auditor não precisa obter representações formais da administração de que eles reconhecem sua responsabilidade pelo desenho, implementação e manutenção do controle interno de prevenção e detecção de fraude.
Questão 3 (1,0 ponto)
Quais são as condições prévias para a realização de uma auditoria das demonstrações contábeis conforme a NBC TA 210 (R1)? 
Para determinar se existem as condições prévias a um trabalho de auditoria, o auditor independente deve: (a) determinar se a estrutura de relatório financeiro a ser aplicada na elaboração das demonstrações contábeis é aceitável (ver itens A2 a A10); (b) obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade (ver itens A11 a A14 e A20): (i) pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo, quando relevante, sua adequada apresentação (ver item A15); (ii) pelo controle interno que a administração determinou como necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro (ver itens A16 a A19); e 
(iii) fornecer ao auditor. a. acesso a todas as informações relevantes de que a administração tem conhecimento para a elaboração das demonstrações contábeis, como registros, documentação e outros assuntos; b. informações adicionais que o auditor pode solicitar da administração para fins da auditoria; e c. acesso irrestrito a pessoas da entidade que o auditor determina ser necessário para obter evidência de auditoria.
Questão 4 (1,0 ponto)
De acordo com a NBC TA 210 (R1), no acordo sobre os termos do trabalho do auditor, quando não previsto em lei ou regulamento, estes devem ser estabelecidos e formalizados em carta de contratação e devem incluir informações específicas, tais como: 
Os termos do trabalho de auditoria estabelecidos devem ser formalizados na carta de contratação de auditoria ou outra forma adequada de acordo por escrito que devem incluir (ver itens A23 a A27): (Alterado pela NBC TA 210 (R1)) 
(a) o objetivo e o alcance da auditoria das demonstrações contábeis; (b) as responsabilidades do auditor; (c) as responsabilidades da administração; (d) a identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a elaboração das demonstrações contábeis; (e) referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor e uma declaração de que existem circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferente do esperado. (e) referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor (ver item A25); e (Alterado pela NBC TA 210 (R1)) (f) declaração de que existem circunstâncias em que o relatório pode ter forma e conteúdo diferente do esperado. (Incluído pela NBC TA 210 (R1)) 
Questão 5 (1,0 ponto)
Cite pelo menos 4 diferenças entre auditoria interna e externa. 
Executor – AI – funcionário da empresa; AE – funcionário de auditoria independente;
Isenção para informação externa – AI – Menor se comparada a AE que é independente;
Objetivo principal – AI – prevenção e detecção de falhas nos controles internos; AE – Exame das DCs mediante relatório;
Resultado do trabalho – AI – relatório de recomendações e AE – relatório normativo;
Frequência – AI – permanente e AE – periódica
Detalhamento da análise – AI – Alto e AE - Baixo

Continue navegando