Buscar

ATIVIDADE INETEGRADORA III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE INETEGRADORA III
Nome do Aluno: 
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Tema: Transversal a saúde infantil.
Proposta didática: Realizaria uma atividade interdisciplinar com os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, a partir do tema transversal a saúde infantil, usando recursos tecnológicos. 
O objetivo da aula e desenvolver atividades voltadas para as diversas formas de higiene, na tentativa de melhorar as condições de saúde, visando a conscientização dos hábitos de higiene. 
O Projeto "Higiene Corporal e Saúde", é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.
O objetivo principal do Projeto "Higiene Corporal e Saúde" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de proteção e recuperação da saúde. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene; identificar doenças causadas por falta de higiene; discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.; estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos; adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
O presente Projeto será avaliado no decorrer do processo levando-se em conta mudanças no comportamento das pessoas envolvidas e os resultados pedagógicos em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA: Algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos; são informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal. Fazer um questionamento, levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas. 
· O que posso fazer para conservar meu corpo limpo? 
· Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes? 
· Qual a melhor maneira de limpar as orelhas? 
· Como devo conservar os meus pés? Por quê? 
· Como devem estar às roupas que uso par ir à escola? 
· Que roupas devo usar para dormir? E para passear? 
· Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
Fazer um levantamento das doenças causadas pela falta de higiene e de saneamento básico.
1ª aula: relacionar as doenças levantadas pela classe. Formar grupos com a classe e pedir para elaborarem e confeccionem um Jogo da Memória. Cada doença deverá ter seu nome numa cartela e, na outra, suas causas e forma de contágio. Utilize o jogo para fixar as informações sobre as doenças. Peça para registrarem as descobertas no caderno. Afixar as descobertas num quadro na sala.
2ª aula: pode ser feito um levantamento sobre as condições de higiene da comunidade e os riscos de contaminação. Fazer pesquisa em livros, enciclopédias, na Internet, etc. Trazer figuras ou fotos sobre o assunto. Registrar as descobertas na forma de histórias em quadrinhos, integrando a atividade à área de Língua Portuguesa, Artes e Informática. 
3ª aula: fazer, uma entrevista com uma pessoa da área de saúde, respondendo às perguntas dos alunos. Pesquisar sobre o que perguntar e depois elaborar um jornal com a entrevista. Integração: Artes: confecção do jogo da memória, cartazes, dramatização e jornal, paródias, dramatização e elaboração do cenário para a exposição das produções no final do projeto.
 
Desta forma, esquema corporal é o conhecimento imediato e intuitivo que a criança tem do próprio corpo e que a capacita a atuar tanto sobre suas partes como em relação ao mundo exterior. A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior. Será este o ponto de partida das noções de espaço, tempo, forma, volume, etc.
Um esquema corporal bem estabelecido implica equilíbrio global, lateralidade afirmada, independência dos diferentes segmentos do corpo em relação ao tronco e de uns em relação aos outros e, ainda, o domínio dos impulsos e das inibições. No entanto, se a criança não tiver consciência do próprio corpo, do modo como ele se situa no espaço, ou não perceber a relação de distância e posição dos objetos em relação a si mesma, não dominará seus movimentos com harmonia. Isso poderá resultar em certo desajeitamento, falta de coordenação motora, lentidão na escrita, letras mal grafadas, etc.

Continue navegando