Buscar

Prévia do material em texto

Questão 1- 
O processo biológico representado na figura A, é o processo da fotossíntese, e o processo representado na figura B é o processo fisiológico de envelhecimento.
O processo que se enquadra melhor na 1ª lei da termodinâmica é o processo de fotossíntese, pois é a lei da conservação, onde afirma que a energia não pode ser criada ou destruída, apenas modificada ou transferida, como no caso do sol incidindo na planta, faz com que ela realize a fotossíntese liberando O2.
O processo que se enquadra melhor na 2ª lei da termodinâmica é o processo fisiológico do envelhecimento. Esta lei exclui a possibilidade de máquinas de movimento perpétuo.
VIEGAS, Jenifer. The Laws of Thermodynamics: An Anthology of Current Thought. 1ª Ed. The Rosen publish group, 2006.
Questão 2-
Os cenários B e D, são os mais esperados de ocorrer na natureza, pois os organismos mudam com o processo evolutivo. A natureza tende a levar alguns organismos ao ajuste ecológico e que eles deixem mais descendentes adaptados.
SILVA, B. A. O., et al. Elementos de ecologia e conservação I. 2ª Ed. Fundação CECIERJ, 2013.
Questão 3-
A linha de pesquisa A, se enquadra na organização do indivíduo, pois trata apenas de um representante de uma mesma espécie, em espaço, tempo, tem início e fim, e trata do manejo de vida e seu monitoramento.
A linha de pesquisa B, se enquadra em nível de organização de ecossistema, pois busca compreender os processos ecossistêmicos, estrutura, organização e os fatores abióticos envolvidos.
GUREVITCH, J.; SCHNEIDER, S.M.; FOX, G. Ecologia vegetal. 2ª Ed. Artmed, 2009.
Questão 4- 
Recurso é tudo aquilo que o organismo pode consumir, já a Condição pode ser são todas as suas características físicas e químicas.
Condições tratam de fatores abióticos do ambiente, que podem ser físicos ou químicos como por exemplo a temperatura, e que não podem ser consumidos ou esgotados, e podem variar em intensidade e tempo.
Os recursos tratam dos fatores bióticos do ambiente, ou seja, qualquer substância ou organismo exigido por um outro para reproduzir, crescer ou se manter, como exemplo os seres vivos, como o homem.
COLIN, R.T et al. Fundamentos em Ecologia. 3ª ed. Artmed, 2010.