Buscar

prova discurssiva


Prévia do material em texto

Thiago trabalha em uma indústria química e ao realizar uma atividade que envolvia produtos químicos teve contato com uma substância e acabou se lesionando, obtendo uma queimadura química. Em um atendimento emergencial, ao se deparar com uma vítima que entrou em contato com substância química, qual conduta deve ser adotada? Descreva-a.
Devem-se remover as roupas da vítima caso contenha a substância química, retirando o excesso com água corrente e caso tenha atingido os olhos, deve-se mantê-lo molhado até o hospital; deve-se identificar qual a substância química que ocasionou o acidente; 
*deve-se avaliar o tempo de contato que a vítima teve com o produto, o volume e a concentração da substância; *não oferecer alimentos à vítima; *não provocar vômitos até que a vítima seja avaliada por um médico.
A primeira conduta a ser tomada é a de remover as roupas da vítima, se por acaso estiverem encharcada da substância química. Depois, é importante retirar todo o excesso da substância química com água corrente e observar se os olhos foram atingidos, pois devem ser lavados imediatamente.
O ideal é que se deve manter a vítima molhada até a chegada de socorro ou até a chegada ao hospital.
Não esqueça que a substância química que ocasionou o acidente deve ser previamente identificada, para que os soros adequados sejam empregados.
É também importante avaliar o tempo de contato que a vítima teve com o produto químico, além de fatores como o volume e a concentração da substância em questão, para que sejam avaliados os danos.
Não ofereçam água e nem alimentos à vítima. Porque pode provoca vômito. 
2 Acidentes com eletricidade causaram 599 mortes no Brasil, em 2016, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre). Desses, 171 foram acidentes domésticos. A pesquisa avaliou ainda, a partir de uma amostra de 999 domicílios, as condições das instalações elétricas residenciais. Segundo o estudo, apenas 29% das residências brasileiras têm projeto elétrico e 52% não têm fio terra. De acordo com o Diretor da Procobe, "o cenário é bastante preocupante e mostra a necessidade de readequação das instalações elétricas, principalmente dos imóveis com idade média de 20 anos de construção". Com relação ao atendimento de vítimas de choque elétrico, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Descreva três cuidados que devem ser levados em consideração quando se trata do atendimento a vítimas de choque elétrico. FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-05/acidentes-eletricos-causaram-quase-600-mortes-em-2016-diz-estudo. Acesso em: 8 nov. 2017.
1) Qualquer pessoa deve considerar todo fio elétrico como um provável causador de um choque mortal.
2) Todos os fios e dispositivos elétricos devem ser checados, consertados ou substituídos, se for necessário.
3) Antes de operar uma ferramenta elétrica, certifique-se de que ela está desligada.
4) Em caso de reparo de circuitos elétricos, solicite o serviço de profissional capacitado.
5) Use os fios recomendados para o tipo de serviço elétrico a que eles vão servir.
6) Use ferramentas ?Isoladas? Que fornecem uma barreira adicional entre você e a corrente elétrica.
7) Não é recomendado sobrecarregar uma única tomada com vários aparelhos elétricos.
8) É necessário que se tome cuidado ao substituir a resistência queimada de um chuveiro, pois o ambiente molhado aumenta o risco de choque elétrico.
1. Cortar ou desligue a fonte de energia, mas não toca na vítima;
2. Afaste a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha;
3. Chame uma ambulância, ligando para o 192;
4. Observe se a pessoa está consciente e respirando;
Se estiver consciente: acalme a vítima até a chegada da equipe médica;
Se estiver inconsciente, mas respirando: deite-a de lado, colocando-a em posição lateral de segurança. Saiba 
Se estiver inconsciente e não respirando: inicie a massagem cardíaca e a respiração boca-a-boca.

Mais conteúdos dessa disciplina