Buscar

Neuroeducacao e Neurodidatica APOL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Neuroeducação e Neurodidática: Como o Cérebro Aprende
A abstração como função cognitiva é uma função mais complexa que a percepção e depende dela, assim como das memórias para ser desenvolvida. Dessa forma, trata-se de:
 
Marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Abstrair significa, esquecer
	
	B
	A abstração não depende da memória
	
	C
	A abstração é deixar de captar o todo.
	
	D
	... ao abstrair o indivíduo capta o todo, mas para entendê-lo, separa-o em partes e o recalcula a partir de operações mais simples.
 
 
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A abstração como função cognitiva é uma função mais complexa que a percepção e depende dela, assim como das memórias para ser desenvolvida.
Já em 1798 a abstração era tema de grande interesse. Condillac (citado por Cuvillier) afirmava que o processo abstrato tinha início já na percepção, pois, “com efeito, nossos sentidos decompõem cada objeto”, ou seja, esta função era vista como um processo matemático e de decomposição, como uma boa analogia.
Para melhor compreender a ideia de decomposição, ela propõe a recriação dos cenários a partir de suas partes, ou seja, ao abstrair, o indivíduo capta o todo, mas para entendê-lo, separa-o em partes e o recalcula a partir de operações mais simples. Na matemática, isso equivale a decompor a multiplicação em pequenas somas.
Aula 2, tema 5, página 9.
 
 
Questão 2/5 - Neuroeducação e Neurodidática: Como o Cérebro Aprende
O Brasil é atualmente, um dos países que mais atua com modelos de educação a distância para o Ensino Superior, sobretudo, em função de necessidades de nosso potencial alunado que não dispõe de recursos, tanto financeiros quanto de acesso, ao ensino presencial. Com isso podemos considerar VERDADEIRAS, a (as) seguintes premissas:
 
(A) A educação a distância, embora tenha um número muito expressivo no país, não é reconhecida como modalidade regulada e, portanto, não é séria.
(B) A educação presencial é mais importante que a educação a distância;
(C) As modalidades presenciais e a distância de educação, atualmente, e principalmente com o Decreto 9.057/2017, são modalidades devidamente aceitas e reguladas no Brasil
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a letra A é verdadeira.
	
	B
	Apenas a letra C é verdadeira.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: De um ponto de vista regulatório brasileiro, desde o Decreto n. 5.622/2005, que regulamentou o âmbito da Educação a distância, e com o atual Decreto n.9.057/2017, convalidando o mesmo conceito, há apenas duas modalidades, a presencial e a distância, e estas diferem entre si por percentuais de presencialidade embutidos nas atividades de ensino e de aprendizagem. (Afirmativas A e C). 
A presencial, que todos nós conhecemos, é aquela em que alunos e professores estão compartilhando informações no mesmo espaço, ao mesmo tempo em que estamos experimentando os processos de ensino e de aprendizagem. Para o cérebro humano, essa modalidade é a mais cômoda, uma vez que segue a trajetória histórica biológica do sensorial on time, ou seja, de se estar no mesmo lugar ao mesmo tempo, experimentando sensações e percepções cognitivas em um tempo presente.
Já a modalidade a distância é aquela que flexibiliza o espaço e o tempo, ou flexibiliza um ou outro, o que significa que podemos estar ao mesmo tempo em espaços diferentes ensinando e aprendendo, e também podemos estar em tempos diferentes no mesmo espaço, e até mesmo em tempos diferentes e em espaços diferentes; nessa, o cérebro se utiliza bastante de outras funções cognitivas, como a memória, a atenção e concentração, por exemplo, na medida em que o tempo passa a ser uma dimensão não linear, mas mais sincrônica e de cada um. (Mas uma não é mais importante do que a outra). (Aula 1, tema 5)
	
	C
	Apenas A e C são verdadeiras.
	
	D
	Apenas B e C são verdadeiras.
Questão 3/5 - Neuroeducação e Neurodidática: Como o Cérebro Aprende
As estruturas hipocampo e neocórtex estão associadas a que situações, a partir das conceituações a seguir:
O hipocampo armazena novas informações ou memórias de curto prazo e tem uma quantidade limitada de capacidade de armazenamento de memória.
O neocórtex tem uma quantidade maior de capacidade de armazenamento de memória e armazena memórias de longo prazo.
 
Com relação as afirmativas acima, considere as seguintes orações, depois indique a alternativa correta.
(A) Não dormir prejudica a aprendizagem na medida em que este tipo de provação provoca que as informações armazenadas no hipocampo sejam perdidas, embora as informações armazenadas no “neocórtex, mais estáveis, sejam preservadas com maior probabilidade, se praticadas, de se tornarem memórias de longo prazo. 
(B) Para adolescentes e crianças, dormir é perda de tempo pois há muita energia para se queimar 
(C) O sono é um sinal negativo para a quem pretende aprender
(D) Os cientistas descobriram que a melatonina, o hormônio do sono, é liberado mais tarde na adolescência do que em adultos e crianças.
 
Marque a alternativa correta
Nota: 20.0
	
	A
	A e D fazem todo o sentido com a sentença
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Portanto, o neocórtex e o hipocampo estão intimamente envolvidos com o aprendizado e o sono. No processamento das memórias, como já visto na primeira aula, há um movimento cognitivo intimamente ligado ao nosso sensorial, para absorção das informações, e às percepções que temos com base em nossas memórias anteriores. Assim, durante o sono, nossas memórias de curto prazo, armazenadas no hipocampo, são transferidas para o armazenamento de memória de longo prazo, no neocórtex, o qual mantém a memória de uma forma mais estável. Na verdade, todo o movimento de estocagem de memórias, tanto o de curto prazo, pelo hipocampo, quanto o de longo prazo, pelo neocórtex, dá-se durante o sono. Aula 6, tema 2, páginas 4 e 5. B e C são falsas pois o sono é de suma importância.
	
	B
	B e C fazem todo o sentido com a sentença
	
	C
	Nenhuma faz sentido com a sentença
	
	D
	Todas fazem sentido com a sentença
Questão 4/5 - Neuroeducação e Neurodidática: Como o Cérebro Aprende
Segundo Iván Izquierdo (2002), há basicamente dois tipos de memórias: as de trabalho e as de arquivo. As memórias de trabalho são de processamento rápido e não acarretam armazenamentos de informação; já as memórias de arquivo classificam-se entre declarativas (explícitas e moduladas pelas emoções e pela psiqué) e procedurais (implícitas, de habilidades motoras, hábitos, que não necessitam de processamento cognitivo para ocorrerem); a partir destas classificações, podemos afirmar que:
Marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As memórias explícitas exigem teor cognitivo consciente, pois utilizam comparações e avaliações. O funcionamento destas memórias (explícitas e implícitas) envolve um bom desenvolvimento funcionamento do córtex pré-frontal e da memória de trabalho
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Um dos maiores neurocientistas da história, Iván Izquierdo, possui uma vasta pesquisa no campo das memórias e atribui a elas e a seus desenvolvimentos boa parte da evolução humana.
De acordo com Izquierdo (2002), há basicamente dois tipos de memórias: as de trabalho e as de arquivo. As memórias de trabalho são de processamento rápido e não acarretam armazenamentos de informação; já as memórias de arquivo classificam-se entre declarativas (explícitas e moduladas pelas emoções e pela psique) e procedurais (implícitas, de habilidades motoras, hábitos, que não necessitam de processamento cognitivo para ocorrerem). As memórias explícitas exigem teor cognitivo consciente, pois utilizam comparações e avaliações. O funcionamento das memórias explícitas e implícitas envolve um bom desenvolvimento e funcionamento do córtex pré-frontal e da memória de trabalho. Aula 2, tema 2, páginas 3 e 4.
	
	B
	Não há classificações para a memória, pois como entidade neural, ela ocupa apensa um lugar no cérebro humano
	
	C
	Sendo os seres humanos, animais conscientes, são eles os únicos animais a teremmemória
	
	D
	As memórias não possuem mais relevância no nosso desenvolvimento, na medida em que a criatividade é a função cognitiva mais importante
Questão 5/5 - Neuroeducação e Neurodidática: Como o Cérebro Aprende
A partir da ideia de que o bebê antes de falar, balbucia; e que o balbucio é um processo natural que ocorre porque os sistemas de linguagem do cérebro estão começando seus primeiros estágios de desenvolvimento; esse fenômeno não é ensinado pelos pais, é um aprendizado inato e baseado no movimento - A sequência correta de V e F para as inferências das sentenças a seguir é:
  
(   ) Os sistemas motores são bases para os sistemas de atenção, e o movimento ajuda a construir as redes frontais do cérebro que são críticas para as funções executivas.
(   ) Sistemas motores, neuroplasticidade, cognição, todos são artefatos de processos em evolução.
(   ) Sistemas motores e sistemas conscientes podem ser utilizados como sinônimos.
(   ) Somente os bebês antes de caminharem possuem sistema motores.
Marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-F-V
	
	B
	V-F-F-V
	
	C
	V-V-V-F
	
	D
	V-V-F-F
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
1 - O que é menos comumente entendido é que os sistemas motores são bases para os sistemas de atenção e que o movimento ajuda a construir as redes frontais do cérebro, que são críticas para com as funções executivas. Ironicamente, a eliminação do recesso, em favor de mais conteúdo acadêmico, por parte de alguns administradores bem-intencionados, pode estar contribuindo para um aumento dos problemas de atenção e para um pior funcionamento executivo cognitivo.
 
2 - Como vimos nas aulas anteriores, a neuroplasticidade é uma capacidade humana fundamental para nosso desenvolvimento e evolução no planeta; entretanto, ela depende de atividades e experiências. Para sistemas motores, isso significa movimento.
 
3 – São sistemas motores base para o sistema de atenção, mas não conscientes nem sinônimo.
 
4 – Independente da idade o sistema motor está presente nos animais, entre eles o ser humano.
 
Aula 6, temas 4 e 5, páginas 8-10.

Continue navegando