Buscar

Curandeirismo deontologia veterinaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curandeirismo
O que é?
O Curandeirismo é uma arte ou técnica na qual o praticante afirma ter o poder de curar, quer recorrendo a forças misteriosas de que pretensamente disporia, quer pela pretendida colaboração regular de deuses, espíritos de luz, de mortos, de animais, etc. que lhe serviriam ou ele dominaria. 
Curandeirismo é a atividade de quem se dedica a curar sem habilitação ou título legal. Tornando-se, assim, indispensável que o agente atue com habitualidade, que aja com reiterada repetição; caso esteja ausente a habitualidade o delito não se configurará. São três modos de execução indicados alternativamente no Código Penal Brasileiro: 
1. Prescrevendo, ministrando ou aplicando habitualmente qualquer substância. Prescrever é receitar, indicar como remédio, recomendar; ministrar tem a significação de servir, dar para consumir; aplicar tem o sentido de opor, empregar.
2. Usando gestos, palavras ou qualquer outro meio. Gestos são movimentos do corpo compreendendo os "passes" ou posturas especiais. Como palavras podem ser indicadas rezas, benzeduras etc. Note-se, porém, que a jurisprudência entende que as "rezas" e "passes" quando atos de fé, não caracterizam delito. 
3. Fazendo diagnóstico. Diagnóstico é determinação de uma doença pelos sintomas da mesma. O delito de curandeirismo é de período abstrato ou presumido. É indiferente que o agente atue gratuitamente ou não.
Ainda embasando o contexto do curandeirismo, tem-se o espiritualismo, no qual o mesmo usa passes que fazem parte do ritual, como bênçãos dos padres católicos, e não configurando delito do art. 284. A boa-fé de quem acredita estar atuando como "aparelho mediúnico" pode afastar o dolo. 
Deve ficar bem distinta a diferença entre os artigos 282: o agente revela conhecimentos ou aptidões médicas embora não possua autorização para exercer a profissão
284: o agente causador é uma pessoa inculta, ignorante que se vale de meios grosseiros para curar. 
O Curandeirismo é crime constituído no Capítulo III – Dos Crimes Contra a Saúde Pública, no Título VIII – Dos Crimes Contra a Incolumidade Pública, posterior aos crimes de Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica (Art. 282) e de Charlatanismo (Art. 283).Caso seja comprovado que o Curandeirismo exercido pelo agente ocorre mediante remuneração, além da pena (detenção de seis a dois anos), aplica-se também a pena de multa.

Outros materiais