Buscar

CONTEXTUALIZADA CUIDADO AO IDOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CUIDADO AO IDOSO
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
ALUNA: ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS 
CURSO: ENFERMAGEM MATRICULA: 01408935 
UNIDADE: REDENÇÃO/TERESINA DATA: 29.07.2023
 Estatuto da Pessoa Idosa — ou Lei n.º 10.741. Criada no final do ano de 2003, a norma estabeleceu os direitos dos idosos e os deveres da sociedade, da família e do Poder Público para com esses indivíduos. O intuito é combater os principais atos de crueldade e opressão contra as pessoas em razão da idade como o abandono, a negligência, a violência física e psicológica. Assim, o estatuto visa promover a proteção integral dessa parte da população. 
 O envelhecimento faz parte da vida e sua proteção é um direito social. Com essas palavras, a Lei nº 10.741/2003 sustenta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à habitação, ao transporte, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
 O Estatuto do Idoso já completou 17 anos. Diante disso, a lei já passou por algumas modificações para que a garantia de proteção aos idosos seja efetiva de fato. Uma das alterações significativas na legislação foi a implementação da preferência da preferência para pessoas com 80 anos ou mais. essa determinação está prevista no art. 3º, §2º e abrange também a preferência nos atendimentos médicos hospitalares, exceto em caso de emergência (art. 15, §7º). Nesse sentido, também houve a atualização que determina preferência aos maiores de 80 anos para os processos judiciais. Ainda no ano de 2017, foi acrescentado à lei a imposição das instituições de ensino superior ofertarem cursos e programas de extensão de conteúdo adequado ao idoso, buscando abrir espaço para a perspectiva da educação ao longo da vida.
 O “Estatuto do Idoso” foi rebatizado como “Estatuto da Pessoa Idosa”. A Lei 14.423/2022, para substituir, em toda a Lei, as expressões "idoso" e "idosos" pelas expressões "pessoa idosa" e "pessoas idosas", respectivamente.
Referencia: https://www.aurum.com.br/blog/estatuto-do-idoso/#estatuto-do-idoso-atualizado
file:///C:/Users/Adriana/Desktop/6%C2%BA%20PERIODO%20ENFERMAGEM/CUIDADO%20AO%20IDOSO/Estatuto%20da%20Pessoa%20Idosa%20(1).pdf
https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=14423&ano=2022&ato=cdeETTU5kMZpWTc78#:~:text=Altera%20a%20Lei%20n%C2%BA%2010.741,%22pessoas%20idosas%22%2C%20respectivamente.

Continue navegando