Buscar

kenia- Cuiadado ao Idoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Grupo Ser Educacional
INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA:  Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde - D1.20231.C
ALUNO: 01430079	
Kenia Borges Santana
Os idosos foram, por muitos anos, negligenciados e somente a partir da criação do Estatuto do Idoso, em 1993, que este cenário começou a mudar. Depois da sua criação, o estatuto foi atualizado algumas vezes.    
O Estatuto do Idoso, foi aprovado em outubro de 2003 com a Lei de Nº 10.741. O principal objetivo dele é assegurar direitos da população idosa do país, que cresce a cada ano. O envelhecimento faz parte do processo humano de desenvolvimento, sendo sua proteção um direito social. Ou seja, a sociedade deve cuidar e garantir os direitos dos idosos de forma digna. Mas o Estado (governantes) deve efetivar políticas que garantam esses direitos. Mas o que é então o Estatuto do Idoso? Ele é uma lei que garante os direitos aos indivíduos com 60 anos ou mais. Nele são contempladas questões familiares, de saúde, discriminação e violência. A lei n.º 10.741 é dividida em Título I, que aborda as disposições preliminares, como o idoso sendo aquela pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e prevê a garantia a prioridade ao atendimento e aos cuidados necessários (BRASIL, 2003).
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos: 
Como é organizado o estatuto do idoso; 
Quais são os direitos garantidos no estatuto do idoso; 
Quais foram as modificações realizadas no estatuto do idoso até o momento.  
Uma análise quanto às dificuldades vivenciadas pelo idoso, sua invisibilidade social e sua luta para que seus direitos não sejam violados. Tendo como objetivo, discutir o idoso na contemporaneidade, procurando entender seus desafios diante de uma sociedade, preconceituosa, onde lhes tiram a possibilidade de um envelhecimento digno cercado de cuidados, que atenue as angústias próprias da idade. Na Constituição Federal de 1988, na Política Nacional do Idoso (PNI) de 1994 no Estatuto do Idoso de 2003, e nas Políticas públicas voltadas para este público, encontram-se elencados direitos que protegem esses indivíduos. No entanto, a concretização desses direitos muitas vezes só se dá, mediante uma Ação Judicial que nem sempre é julgada a tempo de beneficiar esse idoso. E nesse sentido, o descaso do Poder Público e da sociedade acaba sendo um aliado a esse desrespeito. Também procuramos analisar a dinâmica do capitalismo em relação a esse sujeito que cotidianamente vive à margem do desenvolvimento sendo lançado na inutilidade, mesmo tendo condições e desejo de ser produtivo. Pontuamos também a acessibilidade, onde convocamos um novo olhar para os transportes públicos, ruas sem condições de tráfego para pedestres e tantos outros entraves que impedem o direito de ir e vir do cidadão, especialmente, do idoso que já não tem a mobilidade de outrora. Do mesmo modo, quanto ao preconceito que envolve esse público, com os seus estereótipos, onde tudo referente ao idoso é motivo de riso e zombaria, acrescentando mais sofrimento para esta população tão maltratada pela vida. 
Estatuto da Pessoa Idosa assegura direitos às pessoas com 60 anos ou mais. Gratuidade. O artigo 15º do Estatuto da Pessoa Idosa, responsabiliza o poder público pelo fornecimento gratuito de medicamentos, especialmente os de uso contínuo. ...Transporte. ...Impostos. ...Proteção. ...Prioridades. ...Denúncia.
 Uma das maiores conquistas dos idosos no Brasil foi a promulgação da Lei 10.741 de 1 de outubro de 2003, identificada como Estatuto da Pessoa Idosa. Esse dispositivo trata dos principais direitos dos idosos, dos deveres da sociedade, da família e do Poder Público. Apesar de ser essencial para o bem-estar na terceira idade, muitas pessoas desconhecem diversos benefícios que poderiam desfrutar ao atingirem 60 anos.
 Sem dúvida, o Estatuto do Idoso representa um grande avanço na proteção jurídica de pessoas idosas. Para que ele seja bem aproveitado, no entanto, é fundamental que as pessoas se informem sobre. Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar os principais direitos proporcionados pelo Estatuto da Pessoa Idosa. Continue a leitura para saber mais!
 Os principais direitos dos idosos
 Conhecer os nossos direitos como cidadãos é essencial para podermos usufruir e reivindicar quando eles são infringidos. Nesse sentido, todas as pessoas, independentemente da idade, devem buscar por informações, para que possam garantir os direitos a si mesmos e aos seus familiares. Veja, a seguir, os principais aspectos que beneficiam os idosos a partir dos 60 anos!
 A princípio, o nome da Lei n.º 10.741 era Estatuto do Idoso. Porém, em 2022, ela foi rebatizada e recebeu uma nova denominação: Estatuto da Pessoa Idosa. A mudança aprovada por senadores e deputados substitui a expressão “idoso” por “pessoa idosa”. Segundo o Poder Legislativo, o termo é excludente na questão de gênero — o que poderia reforçar a violência contra as mulheres na terceira idade. Assim, usar uma linguagem neutra teve o objetivo de ajudar a derrubar estereótipos associados ao gênero e à idade. Desse modo, reforça-se que todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos têm seus direitos amparados, podendo viver de forma digna e justa. 
 Como vimos, o Estatuto das Pessoas Idosas foi uma grande conquista para garantir os direitos dos idosos. No entanto, muitas pessoas abrangidas pela norma não conhecem todos os benefícios a que têm direito, nem tampouco sabem como se proteger de abusos físicos e psicológicos. Por isso, é fundamental buscar informações e compartilhá-las para que a legislação seja cumprida em prol de uma melhor qualidade de vida e manutenção das relações sociais.
Referências Bibliográficas
Site de pesquisa acessado no dia 22/08/2023
https://www.jusbrasil.com.br/legislacao/98301/estatuto-do-idoso-lei-10741-03
https://aberto.univem.edu.br/bitstream/handle/11077/530/Abandono%20de%20Idosos%20em%20Rela%C3%A7%C3%A3o%20ao%20Estatuto%20do%20Idoso.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://aberto.univem.edu.br/bitstream/handle/11077/530/Abandono%20de%20Idosos%20em%20Rela%C3%A7%C3%A3o%20ao%20Estatuto%20do%20Idoso.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://www.univem.edu.br/servico/aplicativos/mestrado_dir/dissertacoes/Estatuto_do_Idoso_-_um_cr%C3%ADtico_e_novo_olhar_sobre_o_idoso__1062_pt.pdf
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/psicologia/violacao-direitos-idoso-na-contemporaneidade.htm

Continue navegando