Buscar

VIDEOAULA- QUESTIONARIO DIDATICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VIDEOAULA – DIDÁTICA
Em salas de aula existem alunos com mais facilidade de entender outros com mais dificuldade.
	
][
	
A Didática é uma disciplina de caráter pedagógico, voltada para o ensino. De acordo com Veiga, quais são os quatro elementos que estão presentes no processo didático?
 
 
 
· Ensinar, corrigir, estudar e avaliação;
· Ensinar, aprender, pesquisa e avaliação;
· Avaliação, aprender, estudar e ensinar;
· Transformar, educar, ensinar e corrigir.
2
Julgue em V ou F e assinale a alternativa correta:
(     ) Só os seres humanos são educáveis, porque só eles adquirem as noções e comportamentos que os caracterizam por aprendizagem.
(     ) A educação primitiva, tal como a educação moderna, incidia sobre o ‘educar’, o ‘como’, o ‘porque’ e o ‘estar’.
(     ) Durante a Idade Média, a educação intelectual restringe-se ao clero, a única classe que dela carecia, devido às suas funções de direção espiritual da Cristandade.
· V, V, F.
· F, V, V.
· V, F, V.
· F, F, F.
2
Na Abordagem Sociocultural o professor é:
 
 
 
· O educador que seleciona, organiza e aplica um conjunto de meios que garantam a eficiência e eficácia do ensino.
· O educador que direciona e conduz o processo de ensino aprendizagem. A relação entre professor e aluno deve ser horizontal, ambos se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.
· O facilitador da aprendizagem.
· Quem deve criar situações desafiadoras e desequilibradoras, por meio da orientação. Deve estabelecer condições de reciprocidade e cooperação ao mesmo tempo moral e racional.
2
Relacione a primeira coluna com a segunda e marque a alternativa correta:
(1) Professor culto
(2) Professor técnico
(3) Professor prático-reflexivo
(4) Professor Ator social
 
(  )Aquele que aderiu ao saber-fazer técnico
(  ) Aquele engajado na definição do projeto da escola e de sua gestão.
(  ) Aquele que constrói um saber pela reflexão da experiência, tornando-se um pesquisador
(  ) Aquele que domina os saberes
 
· 1, 3, 4, 2;
· 2, 4, 3, 1;
· 4, 1, 2, 3;
· 3, 2, 1, 4.
2
Marque a alternativa Incorreta:
· 
· 
· 
· 
· A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendências se manifestam, concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se deem conta dessa influência.
· Na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa.
· A tendência liberal tecnicista não subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos financeiros" (arrecadação de verbas para a indústria). A sociedade industrial e tecnológica estabelece (cientificamente) as metas econômicas, sociais e políticas, a educação treina (também cientificamente) nos alunos os comportamentos de ajustamento a essas metas.
· A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.
Qual o papel da escola na Tendência Liberal tradicional?
· Papel da escola - A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizante.
· Papel da escola - A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento.
· Papel da escola – Acentua-se nesta tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal ás solicitações do ambiente.
· Papel da escola - Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.
2
Marque a alternativa correta quanto ao conteúdo de ensino na Tendência Progressista Libertária:
· Conteúdos de ensino – A ênfase que esta tendência põe nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação torna secundária a transmissão de conteúdos. Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
· Conteúdos de ensino - São as informações, princípios científicos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequência lógica e psicológica por especialistas. É matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável; os conteúdos decorrem, assim, da ciência objetiva, eliminando-se qualquer sinal de subjetividade.
· Conteúdos de ensino - Denominados “temas geradores", são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos tradicionais são recusados porque cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.
· Conteúdos de ensino - As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. São um instrumento a mais, porque importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo, especialmente a vivência de mecanismos de participação crítica. "Conhecimento" aqui não é a investigação cognitiva do real, para extrair dele um sistema de representações mentais, mas a descoberta de respostas as necessidades e às exigências da vida social.
2
A tendência liberal se divide em quatro partes. Marque a alternativa que se caracteriza pela tendência renovada:
 
 
· 
· 
· 
· 
· Caracteriza por acentuar o ensino humanístico em que o aluno é levado a atingir suas próprias realizações de acordo com seus próprios esforços.
· Caracteriza por acentuar a cultura como o desenvolvimento das aptidões individuais.
· Caracteriza pelo desenvolvimento da personalidade do aluno, com o seu autoconhecimento e realização pessoal.
· Caracteriza subordinar a educação à sociedade e enfatizar a profissionalização e modelar o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista.
2
As tendências pedagógicas progressistas analisam de forma crítica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Marque a alternativa que caracteriza a tendência progressista libertadora:
· 
· 
· 
· 
· Mais conhecida como a pedagogia de Paulo Freire. O papel da educação é de conscientizar para poder transformar a realidade, assim os conteúdos são retirados da prática social e cotidiana dos alunos. Os conteúdos pré-selecionados são vistos como uma invasão cultural. A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão. A relação do professor com o aluno é tida como horizontal em que ambos passam a fazer parte do ato de
educar.
· Agrupa os defensores da autogestão pedagógica. Nela a escola propicia práticas mais democráticas, pois acredita que a consciência políticaresulta em conquistas sociais. Os conteúdos são enfatizados pelas lutas sociais e a metodologia fica relacionada com a experiência e vivência em grupo. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções.
· Acentua a prioridade dos conteúdos no confronto com as realidades sociais. A escola tem a função de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico e universal, tornando-se uma arma de luta importante. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
· Caracteriza subordinar a educação à sociedade e enfatizar a profissionalização e modelar o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.
2
Embora professor e aluno sejam diferentes e desiguais, o docente deve se pôr a serviço do discente, sem imposições de ideias e concepções, transformando o aluno em sujeito de sua própria aprendizagem, sendo um professor estimulador, orientador e um catalisador no meio dos educandos, promovendo situações de reflexão em comum. No que se refere a relação professor/aluno, a tendência pedagógica que considera os alunos livres no seu pensar e agir, frente ao do professor, que deve ter uma postura empática, exercendo a função de “conselheiro” e, em outras vezes, de instrutor-monitor à disposição do grupo é a:
 
· Liberal tecnicista.
· Progressista crítico-social dos conteúdos.
· Progressista libertária.
· Liberal renovada não-diretiva.
Marque a alternativa incorreta:
· Os saberes do professor são construídos ao longo de toda uma carreira e vida do professor, razão que justifica que não sejam contemporâneos uns dos outros, uma vez que se vão adquirindo ao longo do tempo.
· Na ótica de Tardif (2008), o saber docente “relaciona-se com a pessoa, com a sua identidade, com a sua experiência de vida, com a sua história profissional, com as suas relações com os alunos na sala de aula e com os outros”.
· No campo institucional, o professor tem sido solicitado a participar mais ativamente nas definições dos rumos pedagógicos e políticos da escola, a definir recortes adequados no universo de conhecimentos a serem trabalhados em suas aulas, a elaborar e gerir projetos de trabalho.
· Quanto ao aspecto pessoal, o professor não tem sido chamado a tomar decisões de modo mais intenso sobre seu próprio percurso formador e profissional, a romper paulatinamente com a cultura de isolamento profissional, a partir da ampliação da convivência com colegas em horários de discussões coletivas e nos trabalhos em projetos, a debater e reivindicar condições que permitam viabilizar a essência do próprio trabalho.
2
Marque a alternativa que não corresponde a uma das 10 competências adquiridas pelo professor na educação básica:
  
 
· Curiosidade para inventar soluções;
· Conhecer as formas de linguagem;
· Valorização da diversidade religiosa;
· Autocrítica para reconhecer o outro.
2
Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta.
 
 
· O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais difícil e complexo para o alcance das novas finalidades da educação escolar.
· É tarefa dos pais de alunos trazerem a ciência pedagógica para o trabalho coletivo desenvolvido na escola.
· O projeto político-pedagógico, o trabalho coletivo e o conhecimento da ciência pedagógica são princípios fundamentais para a organização do trabalho na escola pública.
· A organização da escola é competência unicamente do Estado, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
2
Marque a alternativa incorreta quanto a Abordagem Tradicional:
· Entende-se por abordagem tradicional a prática educativa caracterizada pela transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo dos tempos. Essa tarefa cabe essencialmente ao professor em situações de sala de aula, agindo independentemente dos interesses dos alunos em relação aos conteúdos das disciplinas.
· Segundo Mizukami a missão do professor é considerada “pacificadora e educativa dentro da escola”; envolve “programas minuciosos, rígidos e coercitivos. Exames seletivos, investidos de caráter sacramental.
· Libâneo identifica essa abordagem como pedagogia liberal em sua versão conservadora, enfatizando que o papel da escola é de formação intelectual e moral dos alunos, para que estes possam assumir o seu papel na sociedade.
· Saviani ensina que a escola surge como um antídoto à ignorância, logo, um instrumento para equacionar o problema da marginalidade. Seu papel é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente.
2
De acordo com determinada abordagem do processo ensino e aprendizagem, privilegia-se um ou outro aspecto do fenômeno educacional (Mizukami, 1986). Analise a concepção de avaliação nas diferentes abordagens e numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.
· Abordagem Tradicional
· Abordagem Comportamentalista
· Abordagem Humanista
· Abordagem Cognitivista
· Abordagem Sociocultural.
( ) O professor deverá considerar as soluções erradas ou incompletas dos alunos, pois não se pode deixar de levar em conta os diferentes estágios de desenvolvimento.
( ) O aluno assume responsabilidade pelas formas de controle de sua aprendizagem.
( ) A avaliação é elemento constituinte da própria aprendizagem, pois fornece dados para o próximo comportamento a ser modelado.
( ) A avaliação é realizada visando à reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.
( ) A avaliação consiste na auto avaliação ou avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos.
 
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
· 4, 5, 3, 1, 2.
· 5, 4, 2, 1, 3.
· 4, 3, 2, 1, 5.
· 3, 5, 4, 2, 1.
Em relação às abordagens apresentadas por Mizukami (1986), é INCORRETO afirmar que:
 
· Que a abordagem humanista, o enfoque rogeriano enfatiza as relações interpessoais, objetivando o crescimento do indivíduo, em seus processos internos de construção e organização pessoal da realidade, de forma que atue como uma pessoa integrada.
· Que, na abordagem tradicional, o fenômeno educativo não se restringe à educação formal, por intermédio da escola, mas a um processo amplo de ensino e aprendizagem, inserido na sociedade.
· Que, na abordagem cognitivista, visa a identificar os psicólogos que pesquisam os chamados “processos centrais” do indivíduo, tais como organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento, estilos de comportamento etc.
· Que, na abordagem comportamentalista, se caracteriza pela ênfase no objeto, no conhecimento, utilizando, porém, de uma “engenharia” comportamental e social sofisticada para moldar os comportamentos sociais.
2
Qual abordagem tem origem no trabalho de Paulo Freire e no movimento de cultura popular, com ênfase principalmente na alfabetização de adultos?
 
 
· Abordagem Sociocultural;
· Abordagem Cognitivista;
· Abordagem Humanista;
· Abordagem Comportamentalista.
2
Relacione as questões abaixo em dimensão política e técnica:
P – DIMENSÃO POLÍTICA
T – DIMENSÃO TÉCNICA
 
(  ) Verifique que a dimensão técnica é a segunda aprendizagem: aprender a fazer – para poder agir sobre o meio envolvente.
(  ) O planejamento não pode ser uma ação docente encarada como uma atividade neutra, descompromissada e ingênua.
(  ) Mesmo quando o docente “não” planeja, ele traduz uma escolha política.
(  ) O saber técnico é aquele que permite viabilizar a execução do ensino, é o saber fazer a atividade profissional.
(  ) No caso da prática do planejamento
educacional, determina a competência para organizar as ações que serão desenvolvidas com visando à aprendizagem dos alunos.
(  ) Toda ação humana é eminentemente uma ação política.
(  ) Cabe ao professor saber fazer, elaborar, organizar a prática docente.
(  ) A ação de planejar é carregada de intencionalidades, por isso, o planejamento deve ser uma ação pedagógica comprometida e consciente.
(  ) A dimensão técnica do conhecimento é o aprender do aluno a fazer fazendo.
 
· T, P, P, T, T, P, T, P, T.
· P, T, T, T, P, P, T, P, T.
· P, T, T, P, T, P, T, P, T.
· T, T, P, P, T, P, T, P, T.
2
Marque a alternativa que não representa um requisito para o planejamento do ensino:
 
 
· Conhecer em profundidade os conceitos centrais e leis gerais da disciplina, conteúdos básicos, bem como dos seus procedimentos investigativos (e como surgiram historicamente na atividade científica).
· Saber avançar das leis gerais para a realidade concreta, entender a complexidade do conhecimento para poder orientar a aprendizagem.
· Escolher exemplos concretos e atividades práticas que demonstrem os conceitos e leis gerais, os conteúdos e os assuntos de maneira que todos os entendam.
· Saber elaborar testes psicológicos e como enquadrá-los dentro da sala de aula (situações de aprendizagem mais complexas, com maior grau de incerteza que propiciam em maior medida a iniciativa e a criatividade do aluno).
2
Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.
· Processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social.
· Orienta a tomada de decisão do professor, porque são proposições que expressam com clareza e objetividade a aprendizagem que se espera do aluno.
· Processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor.
· Atividade planejada, intencional e dirigida e não algo casual e espontâneo; resulta da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial dos alunos e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento do aprendiz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais