Buscar

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
	
	
	
QUESTIONÁRIO I – DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
2
De acordo com o material estudado, em todos os países, existe uma variedade da língua de prestigio social, denominada de:
Assinale a alternativa correta:
 
· Línguas naturais
· Línguas estrangeiras
· Línguas nacionais
· Língua padrão
2
Uma língua, seja ela qual for, tem a função de permitir a comunicação entre os indivíduos. Essa é sua função primordial. Há uma relação direta e indissolúvel entre sociedade e língua ou língua e sociedade, que não permite que se pense em indivíduos vivendo conjuntamente sem o estabelecimento de comunicação entre si e, da mesma forma, não é possível a comunicação sem que haja uma convenção social a respeito dessa comunicação, o que chamamos de língua. É correto afirmar que:
 
· Não somente os seres humanos têm essa capacidade de comunicação.
· A linguagem depende da cultura de cada país e idioma.
· Língua nada mais é que um conjunto de convenções sociais historicamente constituídas, que permite que os seres humanos se comuniquem entre si.
· O homem dispõe e poucas possibilidades para se comunicar, cada língua corresponde à expressão de uma escolha entre essas poucas possibilidades.
A natureza da comunicação animal não se compara à revolução que a linguagem humana provoca na relação do homem como o mundo. Qual a diferença entre a linguagem humana e a linguagem do animal?
 
· A diferença entre a linguagem humana e a ‘’linguagem’’ do animal está no fato de que este não conhece o símbolo, mas somente o índice.
· A diferença entre a linguagem humana e a ‘’linguagem’’ do animal está no ensinamento da cultura e gramatica.
· A diferença entre a linguagem humana e a ‘’linguagem’’ do animal não está na manifestação cultural.
· A diferença entre a linguagem humana e a ‘’linguagem’’ do animal está no sentindo na linguagem que o homem cria entre eles.
2
De acordo com o material estudado, com que idade uma criança já adquiriu quase todas as regras de sua língua, podendo ser considerada um falante competente da comunidade linguística da qual faz parte. Assinale a alternativa correta:
 
· Aos 5 anos
· Aos 4 anos
· Aos 2 anos
· Aos 3 anos
2
A variação linguística, portanto, é inerente a toda e qualquer língua viva do mundo. Isso significa que as línguas variam no tempo, nos espaços geográfico e social e também de acordo com a situação em que o falante se encontra. Podemos exemplificar a variação temporal com a forma “você”, que passou por uma grande transformação ao longo do tempo. Em que século as pessoas diziam “vossa mercê’’? Assinale a alternativa correta:
 
· No século XII
· No século XXI
· No século XI
· No século XX
De acordo com o material estudado, quais são os tipos de variações linguísticas existentes?
· Variedades geográficas, variedades históricas, variedades culturais.
· Variedades históricas, variedades sociais e variedades situacionais e variedades de gênero.
· Variedades geográficas, variedades situacionais, variedades sociais.
· Variedades geográficas, variedades históricas, variedades sociais e variedades situacionais.
2
Os aspectos gerais dos tipos de texto concretizam-se em situações cotidianas de comunicação nos gêneros textuais, textos flexíveis e adaptáveis que apresentam uma intenção comunicativa bem definida e uma função social específica, adequando-se ao uso que se faz deles.. Quais os gêneros textuais pertencentes aos textos narrativos?
· Folhetos, contos e novelas.
· Relatos de viagens, cardápios e fabulas.
· Romances, manifestos e crônicas.
· Romances, contos e fábulas.
2
Redação oficial é uma forma específica de escrever que deve seguir algumas normas e técnicas estabelecidas. É comumente utilizada em momentos formais que necessitam ser documentados ou quando envolvem os três poderes constituído pelo Estado. Assim como qualquer correspondência, essa forma de escrita deve apresentar algumas características básicas. Quais são elas?
 
 
· Título, concisão, tese e pessoalidade.
· Pessoalidade, uso não obrigatório do padrão culto da língua.
· Formalidade, padronização e concisão.
· Formalidade, justificativa e uso não obrigatório do padrão culto da língua.
2
A sintaxe visa a determinar quais combinações de palavras são bem formadas em determinada língua. É uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas. É correto afirmar que:
 
· A Sintaxe própria de cada língua impede que sejam realizadas combinações aleatórias entre as palavras.
· Mesmo não estando distintas entre si, todas as línguas, além de possuírem um léxico composto por milhares de palavras.
· Possuem um conjunto de regras as quais não determinam a forma como as palavras podem se relacionar para formar enunciados concretos.
· Para que o falante de uma língua possa interagir verbalmente com outros, ele não necessita organiza as sentenças linguísticas para que possa transmitir um significado completo e, assim, ser compreendido.
2
De acordo com o material estudado, as leis, cláusulas contratuais e edital de concursos públicos, fazem parte de qual gênero textual? Assinale a alternativa correta:
· Gêneros textuais pertencentes aos textos prescritivos.
· Gêneros textuais pertencentes aos textos literários.
· Gêneros textuais pertencentes aos textos dissertativos.
· Gêneros textuais pertencentes aos textos narrativos.
QUESTIONÁRIO II – DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
2
Além da língua falada ser mais utilizada do que a escrita e atingir muito mais situações, o ser humano a adquire naturalmente, sem precisar de:
· Suporte educacional
· Aulas na escola
· Aulas em casa
· Treinamento especial
2
De acordo com o material estudado, existem em nosso país idiomas que são praticados pelas diferentes etnias, espanhóis, árabes, portugueses, alemães entre outros, esses idiomas são chamados de:
 
 
· Línguas artificiais
· Línguas fictícias
· Línguas de fronteiras
· Línguas culturais
2
De acordo com o material estudado, por sua vez, os falantes de uma comunidade operam com regras linguísticas variáveis, e a seleção das variantes pode ser socialmente condicionada por fatores que dizem respeito à estratificação social (um certo determinismo social). A escolha das variantes pode ser também estilisticamente condicionada por:
· fatores de contexto expressivo (um certo determinismo de expressividade).
· fatores de natureza contextuais (um certo determinismo linguístico).
· fatores de variedade linguística (um certo determinismo de variação).
· fatores de contexto cultural (um certo determinismo de culturalidade).
2
Em todos os países, existe uma variedade da língua de prestígio social, denominada língua padrão, podemos conceber língua como um fenômeno:
 
· Sintético
· Natural
· Ostensivo
· Falso
2
Assinale a alternativa que define a teoria de Hymes sobre linguística constituída socialmente.
 
 
· O autor está preocupado com o sistema gramatical formal, mas compreende a linguagem dentro de uma perspectiva comunicativa
· Para ele, a definição de língua não é algo complexo e não deve levar em conta diferentes aspectos, como o histórico, o social, o cultural e as particularidades individuais
· Segundo o autor, é a forma linguística que não cria o padrão social, mas o padrão social informa a forma linguística
· O uso linguístico se diferencia mediante instituições, valores, crenças e diferenças individuais, no sentido de que são as diferenças do mundo/ da realidade/ do contexto que causam diferenças linguísticas
A escolaridade também é um fator muito relevante na questão da variação linguísticas e, em nosso país, está diretamente relacionada à classe socioeconômica, porque os que têm acesso à escola pertencem, de modo geral, ao grupo socioeconômico mais privilegiado. Dessa maneira, as pessoas pertencentes aos estratos sociais mais altos tendem a:
 
· usar mais as formas padrão do português do que aquelas dos grupos menos privilegiados
e menos escolarizados.
· não almejar uma profissão melhor do que a de seus pais, e quando almejam, muitas vezes não acreditam que seja possível realizar.
· desenvolver uma consciência própria a respeito da importância de estudar.
· abandonar os estudos, começa com uma ou outra falta até que o estudante simplesmente não aparece mais.
2
De acordo com o material estudado, é um dos mais eficientes meios de comunicação, pois ela nos permite interagir com pessoas, assim como alterar nosso discurso de acordo com as necessidades do momento. A informação se refere a:
 
 
· Escrita
· Linguagem
· Garatujas
· Linguagem de sinais
2
De acordo com o material estudado, alguns exemplos de gêneros literários são:
I. Gênero lírico
II. Gênero narrativo
III. Gênero descritivo
IV. Gênero épico ou narrativo
V. Gênero dramático
 
Assinale a alternativa correta:
· Alternativas I, IV e V estão corretas
· Alternativas I, II e III estão corretas
· Alternativas III, IV e V estão corretas
· Todas as alternativas estão corretas
2
Os textos que são aqueles encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações. São marcados pela defesa de um ponto de vista, ao mesmo tempo que tentam persuadir o leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação), antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão), é chamado de:
Assinale a alternativa correta:
 
 
· Texto descritivo
· Texto narrativo
· Dissertativo-argumentativo
· Texto expositivo
2
De acordo com o material estudado, visa a determinar quais combinações de palavras são bem formadas em determinada língua. É uma das partes da gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas. A informação se trata da:
· Sintaxe
· Fonologia
· Morfologia
· Semântica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando