Buscar

Renato - Estudo em dupla 2 (filme O Nome da Rosa)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO 
Teoria Social, Política e Modernidade 1 
 Prof. Dr. Renato Andrade 
 Alunas: Viviane Maia e Helena Kira 
 
Estudo dirigido em dupla sobre o filme "O nome da rosa" 
1) Nossa disciplina trata sobre a formação do Estado moderno e as dimensões político-econômicas de valores e categorias como democracia e liberdade. Como estas duas categorias são retratadas no filme? 
Estas categorias são apresentadas no filme de forma praticamente inexistente. A democracia era feita a partir de condições dadas pela igreja, na qual só era exercida por uma pequena parte do mosteiro, enquanto a maioria automaticamente aceitava, pois acreditavam ser argumentos fundamentados na palavra de Deus. A liberdade de estudo e de ensino, a livre circulação de pessoas, a relação com os camponeses e etc, constituíam os mosteiros cristãos que criavam fortalezas onde o conhecimento era preservado. 
 
2) Os frades do mosteiro acreditavam que o "demônio" estava atuando lá. Este tipo de pensamento, muito próximo do senso comum foi contestado pelo pensamento cientifico do investigador e frade franciscano Willian de Baskerville. Como este pensamento cientifico contribuiu com a elucidação do crime? 
William de Baskerville empregava a razão, fruto da Ciência, como forma de investigação dos crimes ocorridos, ao contrario da Igreja - que acreditava que o autor das mortes era o demônio. Assim, Baskerville considerava peculiaridades que eram invisíveis aos olhos cristãos, pois os criminosos se escondiam por detrás de visões e ideais tradicionais seguidas por toda a sociedade. Porém, a partir de aspectos que contrariavam os demais, localizou os delinquentes e provou que o cientificismo tem a sua importância e é admirável aceitá-lo. 
 
3) Alguns livros eram restritos. Por que motivo a Igreja restringia o acesso a alguns livros?  
A restrição dos livros era feita como uma forma de manutenção do pensamento da sociedade, pois afastava as pessoas do conhecimento e assim os livros eram considerados proibidos e perigosos. Todos os corpos que foram encontrados mortos possuíam algumas relação com a leitura dessas obras, por isso também eram entendidos como algo demoníaco que estava "envenenando" o mosteiro. 
 
4) O Filme "o nome da rosa" tem como eixo as investigações de uma serie de crimes misteriosos, cometidos dentro de um mosteiro medieval. A figura do inquisidor ultrapassava os limites do estado e da justiça atuais, visto que ele era o investigador, o juiz e o executor da sentença? Justifique sua resposta.  
A figura do inquisidor buscava a justiça e as respostas para o que acontecia no mosteiro e com isso ele ultrapassava os limites do Estado, comprovando os fatos com a razão e o cientificismo,  indo contra a idéia apresentada pela igreja que explicava as mortes baseada na presença do demônio no mosteiro.   
 
5) Os inquisidores buscavam proteger a igreja de heresias? Que tipos de heresias são citadas no filme? A ciência ou alguma forma dela era vista como heresia? Justifique sua resposta.  
Os inquisidores buscavam proteger a Igreja de heresias, tanto que eles consideravam a contestação do próprio inquisidor como fruto da heresia, ou seja, ninguém podia se opor as regras da Igreja. A adoração ao demônio e rituais realizados a ele, são exemplos de heresias apresentadas no filme. Questões relacionadas à ciência também eram consideradas contrarias aos ideais cristãos, assim sendo, as verdades dogmáticas detém muito mais valor nesse local do que verdades comprovadas cientificamente. 
 
6) Qual era a relação dos camponeses com o mosteiro medieval? Faça uma comparação com a situação dos camponeses atuais e os problemas que estes enfrentam. 
Os camponeses conviviam com a pobreza e dependiam dos donativos fornecidos pelos mosteiros medievais. Esses os amparavam com algumas contribuições, por exemplo, dando-lhes os dízimos. Atualmente, os problemas enfrentados pelos camponeses não são diferentes. A questão da miséria, devido a disparidade existente entre o campo e a cidade, que tem como origem a distribuição desigual de terras. Tal disparidade traz, dentre vários outros aspectos, a mecanização e a utilização massiva de tecnologia no campo, o que têm forçado os pequenos produtores a venderem suas propriedades e trabalharem como empregados ou migrarem para as cidades, onde há o enorme exército industrial de reserva. 
 
7) Uma das questões presentes no filme foi o debate sobre a riqueza dos padres da igreja. Qual o pensamento apresentado pelos frades franciscanos e pelos outros religiosos do filme sobre o assunto? 
Os frades franciscanos achavam uma hipocrisia à forma com a qual a riqueza se presenciava entre os padres e a Igreja, sendo esta irredutível em relação à ostentação de suas fortunas. O pouco que a população tinha, boa parte era oferecida à Igreja por meio do imposto, assim, a Igreja criava contextos para abusar de seu povo, já que possuía o poder da influência.

Continue navegando