Buscar

CORPO NO MUNDO - Atividade 03 - Os significados do corpo na cultura

Prévia do material em texto

O texto aborda os diversos significados de corpo e como eles mudaram ao longo do tempo. Antigamente o padrão de beleza para as mulheres eram corpos mais salientes, robustos, cheios. Há pouco tempo as magérrimas que ganhavam espaço nas passarelas e hoje em dia os corpos mais desejados são os atléticos. Até surgiu uma nova técnica de lipoaspiração que vem sendo bastante procurada pelas celebridades e “digital influencers”, a Lipoaspiração de Alta Definição (LAD), um procedimento estético e cirúrgico extremamente evasivo e arriscado que promete eliminar gorduras localizadas e evidenciar a famosa “barriga de tanquinho”. Inclusive, muitas pessoas jovens estão aderindo a esse procedimento e perdendo suas vidas precocemente.
Mas o corpo é muito mais do que algo estético, como o próprio texto diz: “o corpo é a síntese da cultura”, é o meio pelo qual nós nos comunicamos, nos expressamos. Para o entendimento de corpo é necessário utilizar um referencial cultural. Na aula passada compreendemos que não existe uma pessoa sem cultura, portanto, sempre haverá a referencia de uma cultura por trás para sua compreensão de o que é corpo. E, a partir dele, é possível identificar seus costumes, valores, princípios, ou seja, como um sujeito da vida social.
Desse modo, os profissionais da educação física, por exemplo, trabalham pessoas que, através de seu corpo, também estão trabalhando com a cultura inerente a ele. Assim sendo, referindo-me diretamente ao texto: “mexer no corpo é mexer na sociedade da qual esse corpo faz parte”!

Continue navegando