Buscar

RESUMO DE ESTUDOS PARA A NP2 DE QUARTA PPB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO DE ESTUDOS PARA A NP2 DE QUARTA PPB
1) Defina o conceito de motivação de forma clara e completa
Motivação é o que motiva uma ação, nos leva a agir, pode ser intrínseca (desejo, subjetivo interno), extrínseca (reconhecimento, externo, ganho, evita punições) e incentivo (cognição e emoção)
2) Explique por que a seguinte frase é totalmente falsa: "A motivação é um fenômeno objetivo, geneticamente herdado e não observável".
É sempre subjetiva, pois depende de pessoa para pessoa, não é geneticamente herdado, o que é herdado é o fenótipo, é totalmente subjetivo e cultural. É observável quando é uma motivação extrínseca e quando é intrínseca não conseguimos observar. 
3) Como entende a frase:. A psicologia considera que o comportamento humano é dirigido pelas necessidades fisiológicas e anseios psicológicos" Escreva sua resposta num parágrafo de 4 a 6 linhas, contendo as palavras: fome, sede, saciedade, prazer, satisfação e realização.
Fizemos uma relação entre a pirâmide de maslow, que esta dividida em necessidades primárias e secundárias.
Relacionando a pirâmide de maslow com abordagem do behaviorismo metodológico e radical.
As necessidades primárias no behaviorismo se ligam ao conceito de comportamento reflexo que este é referente a comportamentos não controláveis, exemplo: o salivar ao ver um prato de comida, assim como sentimos prazer por aquele prato de comida. 
No Behaviorismo radical de Skinner podemos interligar as necessidades secundárias, a qual essa podemos relacionar a satisfação e realizações.
4) Quando estamos sob forte motivação, pode-se afirmar que:
a- O motivo nos faz sentir pressão para atender nossas necessidades fisiológicas inatas
b- Ao estarmos motivados, nos sentimos atraídos por aspectos ambientais
1- somente A esta correta
2- Somente B está correta
3 - Tanto A quanto B estão corretas (CORRETA)
4 - Nem A nem B estão corretas
Justifique num texto de 4 a 6 linhas:
A motivação é uma necessidade que nos leva a agir, sendo assim, pode-se dizer que a assertiva A está correta, pois as nossas necessidades fisiológicas inatas nos direciona a satisfaze-los para reduzir nosso estado de tensão, uma vez que são impulsos inatos e vitais para a sobrevivencia. Podemos compreender referente a assertiva B que inferimos a motivação através dos comportamentos que observamos, que nos estimulam a obter algum certo comportamento, funcionando talvez como um impulso, o que nos energiza e direciona nossas ações
5)Abraham Maslow descreve os motivos como uma hierarquia de necessidades; dividiu em cinco grupos em que as necessidades estão ligadas numa escala ascendente. Explique como entende as motivações Fisiológicas, de Segurança e Sociais.
Para Abraham Maslow as motivações se dão da seguinte maneira:
- Fisiológico são as necessidade básicas do ser humano como comer, beber, dormir, sexo.
- Segurança se trata da necessidade de um abrigo, relacionamento e estabilidade financeira
- Social é entendido como a necessidade de pertencimento, a construção de um relacionamento com outros indivíduos.
6)Abraham Maslow descreve os motivos como uma hierarquia de necessidades; dividiu em cinco grupos em que as necessidades estão ligadas numa escala ascendente: Explique como entende as motivações de:
1-   Estima e 2- Realização e auto-realização.
Estima: É o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e/ou o reconhecimento dos outros pelos nossos feitos.
	Realização e Auto-realização: Também conhecidos como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que poder ser. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.
7) Segundo a bibliografia consultada neste bimestre para o tema MOTIVAÇÃO, observamos que, segundo os autores consultados, a motivação oferece propósito e vitalidade a vida e que a psicologia considera que o comportamento humano é dirigido pelas necessidades fisiológicas e anseios psicológicos. Explique por que ambas afirmações são verdadeiras.
A primeira afirmação é verdadeira pois a motivação é um comportamento de necessidade ou desejo que nos leva á agir. Sem ela, a vida seria insípida e sem objetivo, podendo adoecer o indivíduo e até mesmo levar a morte pela não realização de necessidades fisiológicas. Já a segunda afirmação é verdadeira pois o comportamento humano sempre é incentivado por necessidades fisiológicas, como quando a fome nos leva a comer, e também por anseios psicológicos, como quando tomamos uma atitude baseada em uma realização pessoal.
8) Diferencie Motivação Intrínseca e Motivação Extrínseca
Motivação Intrínseca é o desejo de ser eficiente, desempenhar um comportamento por si próprio. 
Ex: sinto vontade de estudar para adquirir maior conhecimento, estudando e prestando atenção nas aulas, ocorre um recompensa.
Motivação Extrínseca procura recompensa externa e evita punições. Fazemos alguma coisa para ganhar alguma coisa, agradar alguém ou evitar punições.
Ex: Vou começar a trabalhar para garantir meu próprio dinheiro e fazer as viagens dos meus sonhos.
9) Defina o conceito de emoção de forma clara e completa. Estabeleça qual a relação da emoção com o sistema límbico.
A emoção é a resposta do organismo que envolve excitação física, comportamentos expressivos e experiência consciente. Interface entre cognição, fisiologia e comportamento. Os humanos são os que mais se emocionam com mais frequência através do medo, tristeza, raiva e amor.
A emoção pode ser não verbal através de gestos e expressões faciais. As 3 emoções básicas são: medo, raiva e felicidade. A relação com o sistema límbico é que, ele é o sistema responsável pelas emoções.
Ex: O homem matou várias pessoas e a sua autópsia revelou um tumor em seu sistema límbico.
10) Explique qual relação existe entre as expressões faciais, a excitação física e o comportamento expressivo.
As expressões faciais, a excitação física e o comportamento expressivo são respostas do organismo que demonstram emoção. As emoções contém aspectos fisiológicos, comportamentais e cognitivo. 
Podemos observar uma pessoa com medo: expressão facial característica de medo, coração acelerado, mãos suadas, corpo travado.
Como é uma emoção negativa, ela está relacionada ao hemisfério direito do nosso cérebro.
11) Explique como entende a seguinte frase e por quê é tão importante para um psicólogo conhecer e compreender tal expressão: “A emoção pode ser bem compreendida quando agimos como o outro age, assim podemos sentir o que o outro sente”.
Os psicólogos estudam como detectar emoções a partir das observações de comportamento para que ele possa observar e entender o que o paciente tem, criando assim uma empatia durante o processo psicoterápico.
Também é importante o psicólogo ter um autoconhecimento para que possa, juntamente com a técnica de observação, ajudar o paciente através da terapia.
12) Quanto à experiência da emoção, explique como entende a seguinte frase:
“A aprendizagem do medo está localizada na amígdala, localizada no centro nervoso límbico que fica no fundo do cérebro, é também responsável pela associação de várias emoções, o medo com certas situações. Os medos não são iguais para todas as pessoas.”
O medo pode ser considerado de origens diferentes para cada indivíduo, dependendo de suas experiências pessoais vividas, bem como dos reflexos de traumas do passado e também medos/aflições aprendidos com nossos pais.
13) No âmbito da ciência psicológica sabemos que existem várias vertentes e linhas de pensamento. Assim sendo, podemos afirmar que a Psicologia Cognitiva é aquela vertente que estuda estas atividades mentais de forma lógica e as vezes ilógica pelas quais criamos conceitos, resolvemos problemas, tomamos decisões e formamos julgamentos.
a) A frase acima é falsa, pois a Psicologia Cognitiva foca suas teorias nos aspectos intelectuais da criança somente, sem ter o adulto como objeto de estudo.
b) A frase acima é verdadeira, pois contêm os aspectos fundamentais desta linha de pensamento, no contexto da Psicologia Moderna. CORRETAc) A frase acima é falsa, pois a Psicologia Cognitiva estuda a questão cognitiva a partir do dano cerebral. Ou seja, é uma vertente que baseia seus conhecimentos nos aspectos orgânicos do psiquismo.
d) A frase acima é verdadeira porque, em sua definição, exclui os aspectos afetivos, que não seriam aspectos constitutivos do psiquismo humano.
Justifique num texto de 4 a 6 linhas:
Como o enunciado fala sobre a psicologia cognitiva, podemos dizer que a cognição é uma atividade mental ligada com o processamento, compreensão e comunicação da informação, podendo assim afirmar que a compreensão está ligada a transmissão de algo, que também se liga com a linguagem, esta exige o domínio da gramática, que começa a acontecer já nos primeiros anos de vida.
A alternativa D está errada pois a Psicologia não exclui os aspectos afetivos e estes fazem sim parte do psiquismo humano.
	
14) Explique como entende a seguinte frase: "Pensamento ou cognição seria a atividade mental associada com o processamento, a compreensão e a comunicação de informação. Baseia-se em conceitos, juízos e raciocínio".
Pensar significa como organizamos o mundo, como interpretamos as informações e recebemos, como classificamos as informações e julgamentos tais ideias e pensamentos. Esta relacionado também como respondemos ao mundo.
15) Explique o conceito de protótipo e de 3 exemplos
Quando temos um conceito ou imagem de um ser ou objeto, exemplo: 
Bola primeiro conceito é a bola de futebol, mas existem várias formas de bola. 
Flor, quando imaginamos uma flor temos protótipos diferentes, temos muitas espécies de flores e sabemos das experiências gerais delas. 
Insetos, quando se fala em insetos temos protótipos diferentes também, como mosquito, barata, e moscas
16) No contexto do nosso desenvolvimento, quem aparece antes, a linguagem ou o pensamento.
Os pensamentos vem antes,pois precede a linguagem onde se é observado no estagio fetal em que o bebê já apresenta função cognitiva de forma simples apresentando processamento e atividade mental.
Exemplo:O feto responde ao estimulo da mãe.Quando a mãe fala com o bebê na gravidez,imediatamente ele já responde através de certas reações vindo do pensamento. Podemos considerar a linguagem e o pensamento como hierarquias em seu desenvolvimento,uma vez que o pensamento complexo prepara o terreno para a linguagem. Pensamento:Conceito, associação de conceito(juízo), associação de juízos (Raciocínio), linguagem=Morfema, fonema, semântica, sintaxe, não verbal=Linguagem Corporal

Continue navegando