Buscar

2023_1_DITRI_II_Estudo_Dirigido_Primeira_Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO
Estudo Dirigido – 1º SEMESTRE/2023
DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO II
PERÍODO/TURMA: 9º 902 TURNO: Noturno.
PROFESSOR (A): TEÓPHILO DE ARAÚJO
ALUNA: FERNANDA VIEIRA DE OLIVEIRA
VALOR: 05 PONTOS
Questões propostas
1) Conceitue obrigação tributária principal?
Se trata da obrigação onde a pessoa deve realizar o pagamento ao sujeito ativo, podendo ser o estado, federação ou município.
2) Conceitue obrigação tributária acessória?
Consiste em declarações e documentos que são capazes de comprovar os órgãos fiscalizadores que a instituição arcou com sus compromissos, no que diz respeito ao pagamento de tributos.
3) Conceitue Hipótese de Incidência?
É uma situação abstrata pela lei tributária quando o legislador recorta um fato da vida real como tributável, ou passível de incidência tributária.
4) Conceitue Fato Gerador? Quando é o momento da ocorrência do fato gerador?
É um termo relacionado ao pagamento de impostos para arrecadação por parte do governo. Cada imposto tem seu fato gerador. IPTU e FGTS, por exemplo, têm cada um seu fato gerador. Logo, a partir dele, é criada uma obrigação tributária sobre uma ou todas as partes envolvidas.
Dispõe o Código que se considera ocorrido o fato gerador desde o momento em que se verifiquem as circunstancias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios.
5) Quem é o Sujeito Ativo da Obrigação Tributária?
Pessoa Jurídica de D. Público, titular da competência para exigir o seu cumprimento.
6) Conceitue competência tributária? Conceitue Capacidade Tributária Ativa?
É um poder/atribuição facultativa conferida pela CF aos entes federativos, por meio da qual eles estão autorizados a instituir determinados tributos em seu território. 
7) Qual é a causa da obrigação tributário principal e da obrigação tributária acessória?
Surge com o nascimento do vínculo jurídico entre os sujeitos passivos e ativos. O vínculo jurídico decorre da subsunção do fato gerador à hipótese de incidência, fixando as posições dos sujeitos envolvidos na obrigação tributária.
A obrigação é acessória quando, por força de lei, a prestação a ser cumprida é a de fazer ou não fazer alguma coisa, ou permitir que ela seja feita pelo Fisco, tudo no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos (artigo 113, § 2, do CTN).
8) Quem é o Sujeito Passivo da Obrigação Tributária?
É a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.
9) Conceitue Contribuinte?
É i sujeito passivo de obrigação tributaria, seja física ou jurídica.
10) Conceitue Responsável? Quais são as espécies de Responsabilidade? Conceitue Responsabilidade por substituição e Responsabilidade por transferência?
Quem deve pagar é aquele possui ligação direta com o tributo, o chamado sujeito passivo direto.
Responsabilidade tributária por transferência, podendo ser dos sucessores, de terceiros ou por infrações, e a responsabilidade tributária por substituição, dividida entre progressiva e regressiva.
11) Explique o significado da Responsabilidade da Fonte Pagadora?
A fonte pagadora fica obrigada ao recolhimento do imposto, ainda que não o tenha retido
12) Explique o significado da substituição tributária progressiva?
A Substituição Tributária Progressiva, ou, também, “por antecipação” ou “para frente”, (aqui, doravante, “STP”) consiste no regime de tributação caracterizado pela determinação, por lei, de uma pessoa que será responsável pelo pagamento do imposto de terceiros (“substituídos”) que se encontram na continuação da cadeia econômica, isto é, cujos fatos geradores devam ocorrer posteriormente.
13) Explique o significado da substituição tributária regressiva?
Fato gerador ocorre antes do pagamento pelo substituto. OBS: na substituição tributária, a análise deve se dar em relação ao momento do fato gerador em relação ao pagamento.
14) Explique qual é a regra de responsabilidade tributária no caso transferência inter vivos de bens imóveis?
Quanto à bens imóveis (art. 130, CTN): qualquer tributo relativo ao imóvel, ainda que o fato gerador tenha ocorrido antes da aquisição, passa a ser responsabilidade do adquirente, do novo dono do imóvel.
15) Explique qual é a regra de responsabilidade tributária no caso transferência inter vivos de bens móveis?
guarda estreita semelhança com a de bens imóveis, com a única diferença de não prever exceções à regra de transferência, ou seja, em qualquer hipótese, responderá o adquirente pelos ônus tributários de seu proprietário anterior.
16) Explique qual é a regra de responsabilidade tributária no caso transferência causa mortis de bens imóveis ou móveis?
O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, é um tributo de competência dos Estados e Distrito Federal, em que o fato gerador é a transmissão causa mortis de imóveis e a doação de quaisquer bens ou direitos de que trata o artigo 155, I e parágrafo 1º da Constituição Federal e artigos 35 a 42 do Código Tributário nacional.
17) Explique qual é a regra de responsabilidade tributária no caso cisão, fusão, incorporação?
Cisão: as sociedades beneficiárias do patrimônio da cindida respondem por todos os direitos e obrigações da mesma. A lei impõe a solidariedade entre as novas ou existentes sociedades, beneficiárias do negócio, ocorrendo a sucessão e a solidariedade fundada na dispersão do patrimônio.
Fusão: Art. 132 CTN. A pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão, transformação ou incorporação de outra ou em outra é responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas.
Incorporação: Ocorrendo uma incorporação, o sucessor será responsável pelos tributos devidos pela empresa incorporada, fundida ou transformada.
18) Explique qual é a regra de responsabilidade tributária no caso alienação de fundo de comércio ou estabelecimento?
Ocorre quando uma pessoa jurídica adquire de outra o fundo de comércio ou o estabelecimento comercial e continua a exploração econômica da atividade, com a mesma ou com outra razão social.
19) Explique qual é a regra de responsabilidade tributária no caso de atuação regular de terceiro?
No caso da responsabilidade de terceiros decorrente de atuação regular, a responsabilidade subsidiária também se estabelece em relação às multas ou penalidades MORATÓRIAS (por atraso no pagamento), mas NÃO em relação às multas ou penalidades PUNITIVAS (decorrentes de atos ilícitos).
20) Explique qual é a regra de responsabilidade tributária no caso de atuação irregular de terceiro? 
Responsabilidade de terceiros decorrente de atuação irregular. Se estabelece em razão de “atos praticados com excesso de poderes ou infração de lei, contrato social ou estatutos”. Aqui, há atuação irregular do terceiro, que, por isso, responde pessoalmente pelos tributos devidos em razão dos atos irregulares.

Continue navegando