Buscar

ATIVIDADE DIDATICA

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FORMAL 
MANDIRITUBA/ PARANÁ 
2021
FACULDADE UNINA
ANA KAMILE GONÇALVES DOS SANTOS
EDUCAÇÃO FORMAL 
MANDIRITUBA / PARANÁ
2021
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo trata dos aspectos reprodutivista na educação formal. Educação é o efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de um indivíduo, ou seja, a educação se dá por ensinar algo a alguém sendo um processo contínuo de aprendizagem. Colocando em pauta o modelo de educação reprodutivista e seus reflexos na educação.
DESENVOLVIMENTO
A educação formal é reconhecida legislativamente e implementada pelas instituições principalmente pelas escolas. Tem uma organização ordenada e um plano de ensino objetivo. É uma educação padronizada com educadores profissionais que podem ensinar de acordo com objetivos de ensino pré-determinados.
Uma escola é uma instituição influenciada pela sociedade e pela política. Segundo Gohn (2006), “A educação formal ocorre no espaço escolar e está permeada de cultura, política, economia, conflitos e contradições”.
O objetivo da educação formal é o desenvolvimento intelectual e pessoal de cada aluno, contribuindo para o exercício consciente e pleno da cidadania em sua vida e para a formação integral da própria educação, pois o ser humano pode continuar a se desenvolver.
A escola transmite as crenças e valores do controlador e reproduz as relações sociais de poder vigentes.
Do ponto de vista histórico, a educação escolar no início atendia a um pequeno número de pessoas e servia apenas à classe elitista. Em termos de educação escolar, muitas instituições possuem modelos de educação reprodutiva, baseados no capitalismo, onde ricos e pobres se dividem, e a noção de que "todas as pessoas vão à escola" não condiz com a realidade, pois as escolas acabarão reproduzindo a desigualdade. . Portanto, a igualdade de oportunidades não pode promover ou superar as desvantagens da classe trabalhadora e os alunos desfavorecidos têm um ponto de partida desigual. Eles não podem obter a mesma orientação, cultura e hábitos. Portanto, a vantagem dos alunos deve refletir essa vantagem na mídia de origem. O capitalismo exige trabalho, determina a estrutura escolar para atender às suas necessidades e reproduz a educação em larga escala com valores e comportamentos desejados, de forma que tenha os padrões necessários para ocupar determinados cargos na vida e manter a divisão em duas classes opostas.
Segundo Savani “ Está visão crítico-reprodutivista desempenhou um papel importante em nosso país, porque de alguma forma impulsionou a crítica ao regime autoritário e a pedagogia autoritária desse regime, a pedagogia tecnista[...]”(SAVANI,2001,p.79)
Certamente nossa educação ainda está jogando este modelo regenerativo, mesmo que seja por trás da cortina de fumaça e ação docente.
O avanço contínuo da educação tem beneficiado mais cidadãos, mas, para elites com recursos e oportunidades, a educação de qualidade ainda é apenas uma pequena parte dela.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No que se refere aos antecedentes da educação formal e sua regeneração, tratamos disso de forma reflexiva neste artigo, não por uma verdade absoluta, mas para convidar à reflexão sobre a educação geral. A desigualdade social faz com que as escolas produzam mais das mesmas coisas, e devemos ter cuidado para não cometer os mesmos erros de antes. No entanto, a burguesia tem mais oportunidades educacionais do que a classe trabalhadora, porque a sociedade se encontra na diferenciação de classes, o que logo levará à classe dominante.
Promover a igualdade democrática de igualdade formal de oportunidades esconde os privilégios culturais e assim mantém a desigualdade se apoiando no tratamento igualitário de direito e deveres.
REFERÊNCIAS
YOU TUBE. Disponível em:<https://youtu.be/2bzWHEVj8h8> 
Acessado em: 05/12/2021
Autor. Editorial Que Conceito. São Paulo.
Disponível em: <https://queconceito.com.br/educacao-formal> . 
Acessado em: 05/12/2021
FONSECA, S. G."A Educação Formal no Brasil”. Recanto das Letras,2010. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/2166178> Acessado em:05/12/2021
GADOTTI,M.G.Aquestão da educação formal/não formal.Edisciplinas.usp.br,2005.Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=educa%C3%A7%C3%A3o+formal&lr=lang_pt&oq=educa%C3%A7%C3%A3o+forma#d=gs_qabs&u=%23p%3DV6xJYwEEFRcJ> Acessado em: 05/12/2021
GASPAR,A.G. A educação formal é a educação informal em ciências. Filés.petlicenciaturas.webnode.com.brDisponível em:<https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=educa%C3%A7%C3%A3o+formal&lr=lang_pt&oq=educa%C3%A7%C3%A3o+forma#d=gs_qabs&u=%23p%3Drdav7fVRIwQJ> Acessado em: 05/12/2021
DOARTH,J.P.L. Interfaces da educação. Reflexões sobre a formação de professores de educação física no PIBID. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/download/510/476&ved=2ahUKEwinypCtk4z0AhWopZUCHZU8CDkQFnoECDkQAQ&usg=AOvVaw1rA-Rq3zk89_3eOHAHUn5m> 
Acessado em: 05/12/2021

Continue navegando