Buscar

Mercado de capitais e valuation

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Vaive é uma empresa do setor varejista que atua há mais de 10 anos no mercado nacional que devido a sua alavancagem no mercado, atualmente, está num estágio de maturidade, pretendendo então, adquirir ou se fundir com uma empresa do mesmo setor ou que possui a mesma logística, como uma estratégia de maximização de lucros ou minimização de custos. 
Portanto se torna imprescindível que a empresa realize o processo de due diligence, a fim de auxiliar a tomada de decisão dos gestores, pois haverá dados para orientá-los a decisões mais confiáveis e riscos previamente calculados.
Leandro Santos de Aragão e Leandro Santos de Castro (2005) definem due diligence como procedimento preparatório, sendo mecanismo importante na redução de informações incompatíveis, pois destina-se a averiguar todas as informações fornecidas pelo parceiro contratual, visando mitigar comportamentos indesejados.
Para Perez e Famá (2004), em processos de fusões e aquisições, procedimentos de due diligence são efetuados como forma de obtenção de informações que possam afetar o futuro da empresa e consequentemente seu fluxo de caixa e seu valor econômico.
Em um processo de due diligence para fusão ou aquisição, é importante realizar uma análise detalhada da empresa-alvo para entender sua situação financeira, operacional, legal e estratégica. As seguintes tarefas e itens geralmente são abordados durante o processo de due diligence:
1. Avaliação financeira: Revisar as demonstrações financeiras da empresa-alvo, incluindo balanço patrimonial, demonstrações de resultados e fluxo de caixa. Identificar possíveis problemas financeiros, como dívidas excessivas, obrigações contingentes ou desempenho abaixo do esperado.
2. Análise de ativos e passivos: Identificar e avaliar os ativos e passivos da empresa-alvo, incluindo propriedades, equipamentos, estoques, dívidas, obrigações contratuais, litígios e outros passivos. Isso ajudará a determinar o valor real da empresa e quais obrigações futuras podem afetar a fusão ou aquisição.
3. Análise de clientes e contratos: Avaliar os clientes-chave da empresa-alvo, contratos de fornecedores e clientes, e relações contratuais existentes. Identificar riscos de perda de clientes, cláusulas restritivas em contratos e oportunidades de crescimento por meio de novas parcerias.
4. Verificação legal e regulatória: Realizar uma análise dos aspectos legais da empresa-alvo, incluindo estrutura legal, litígios pendentes, problemas de propriedade intelectual, conformidade com leis e regulamentos, bem como obrigações contratuais específicas.
5. Avaliação da equipe de gestão: Analisar a equipe de gestão da empresa-alvo, incluindo suas habilidades, histórico e experiência. Identificar possíveis lacunas na equipe de gestão que possam afetar negativamente a integração pós-fusão.
6. Análise de mercado e concorrência: Avaliar a posição da empresa-alvo no mercado, sua participação de mercado, concorrência, oportunidades de crescimento e riscos do setor. Identificar sinergias estratégicas potenciais que possam ser exploradas após a fusão ou aquisição.
Ao realizar a due diligence, é possível identificar possíveis sinergias entre a Vaive e a empresa-alvo. Essas sinergias podem estar em complementaridade de produtos, identificando se empresa-alvo oferece produtos que possam complementar o portfólio da Vaive. Isso pode criar oportunidades de cross-selling e aumentar a base de clientes.
Otimização de processos operacionais: Identificar áreas em que a Vaive e a empresa-alvo possam otimizar seus processos operacionais, compartilhar recursos ou eliminar redundâncias. Isso pode levar a reduções de custo e melhoria da eficiência.
3. Sinergias de distribuição e logística: Avaliar se a empresa-alvo possui uma rede de distribuição ou logística que possa ser integrada à da Vaive, permitindo uma expansão mais rápida ou redução de custos nessa área.
4. Acesso a novos mercados ou segmentos: Verificar se a empresa-alvo possui presença em mercados ou segmentos nos quais a Vaive ainda não atua. Isso pode abrir
 oportunidades de crescimento e diversificação.
5. Sinergias tecnológicas: Analisar se a empresa-alvo possui tecnologias, sistemas ou conhecimentos especializados que possam ser aproveitados pela Vaive para melhorar seus produtos, serviços ou processos internos.
É importante ressaltar que a identificação de sinergias requer uma análise cuidadosa e colaborativa entre as equipes da Vaive e da empresa-alvo durante o processo de due diligence. Uma vez identificadas as sinergias, é necessário desenvolver um plano de integração detalhado para capturar e maximizar os benefícios dessas sinergias após a fusão ou aquisição.

Outros materiais