Buscar

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALI ZADA – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
ALUNA :Priscila Silva do Nascimento 
Matrícula :11019038 
Curso :Nutrição 
PROTOCOLO DE KYOTO, ECO 92, RIO+20 E CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS 
Ao mencionarmos eventos importantes na política ambiental, podemos citar o protocolo de Kyoto, que é um tratado internacional foi criado no ano de 1997 na cidade de Kyoto no Japão, foi um acordo histórico com o objetivo de minimizar a emissão de gases de efeito estufa. É um acordo mundial resultante da convenção das nações unidas, sobre mudanças do clima. Esse protocolo foi elaborado com o objetivo de propor metas e obrigações aos países. Além de estimular a criação de formas de desenvolvimento sustentável para preserva o meio ambiental, também estabelece ,5,2% na emissão de poluentes ao nível registrado do ano de 1990, devendo ser cumprindo no período de 2008 a 2012, especialmente por parte dos países industrializados e desenvolvidos.
A conferência das nações unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento, que foi realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho de 1992 foi chamada de ECO-92, nesse evento participaram chefes de estado e representantes e representantes de 179 países, diversas organizações internacionais, ONG, S e contou também coma a participação direta da população.
Um dos principais objetivos é estabelecer estratégias e criar planos de cooperação internacional, a fim de garantir o processo de desenvolvimento socioeconômico em harmonia com a preservação do meio ambiente.
No Rio de Janeiro no ano de 2012, foi realizada a conferência das nações unidas sobre o desenvolvimento sustentável, é um evento de sustentabilidade o qual retoma, após 20 anos diversos, temas floram explorados durante o evento ECO-92, reforçou o compromisso de ação e cooperação internacional estabelecidos, anos anteriores, trazendo como temas principais, a economia verde e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável e as 169 metas incluídas neles até o ano de 2030.
Referências:
 ANDRADE, José Célio Silveira; COSTA, Paulo. Mudança climática, protocolo de Kyoto e mercado de créditos de carbono: desafios à governança ambiental global. Organizações & Sociedade, v. 15, p. 29-45, 2008. 
DE OLIVEIRA, Leandro Dias. Da Eco-92 à Rio+ 20: uma breve avaliação de duas décadas. Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, n. 3, p. 479-499, 2013.
PEREIRA, José Alberto Gonçalves et al. Radar Rio+ 20: por dentro da conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável. 2011.