Buscar

Alimentação Vegetariana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alimentação Vegetariana
 
O Conselho Regional de Nutricionistas (SP e MS) apoia a dieta vegetariana na infância: “As dietas vegetarianas, quando atendem às necessidades nutricionais individuais, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida.” “Desde 2011, cerca de 1 milhão de alunos da rede pública do município de São Paulo têm acesso semanal a refeições 100% livres de produtos animais, beneficiando a saúde das crianças e o meio ambiente.”
Uma dieta vegetariana, quando adotada desde a infância, traz diversos benefícios à saúde. Assinale a alternativa que contém somente vantagens de uma dieta vegetariana na infância.
D. 
Consumo de uma dieta colorida e variada; menor consumo de gordura saturada, colesterol, frituras e doces; maior ingestão de frutas, verduras, leguminosas e fibras.
A dieta vegetariana, quando adotada desde a infância e orientada por um profissional capacitado, possibilita a adoção de uma dieta variada com o consumo de frutas, verduras e leguminosas. Permite uma alimentação colorida, aumentando o consumo de vitaminas e minerais. A dieta vegetariana tem menor quantidade de colesterol e gordura saturada, e maior de fibras.
Do ponto de vista nutricional, ser vegetariano significa não consumir nenhum tipo de carne ou seus derivados. Algumas pessoas comem carne ou derivados ocasionalmente e se intitulam “semivegetariano”, mas um semivegetariano não é um vegetariano. Diferentes formas de vegetarianismo vêm sendo utilizadas pela população. A respeito das classificações quanto às formas de vegetarianismo, assinale a opção correta.
A. 
O vegetariano estrito não consome carne, ovos, mel, laticínios e produtos que incluam derivados animais entre os ingredientes, como gelatina, albumina, proteínas do leite, alguns corantes e espessantes.
O vegetariano estrito ou vegetariano puro é aquele que se abstém de toda e qualquer fonte de origem animal, incluindo o grupo dos leites e derivados e ovos.
 
A dieta vegetariana é conhecida por não conter carnes. Algumas linhas do vegetarianismo não consomem também laticínios e ovos. Sabe-se que todo indivíduo necessita de um aporte proteico diário para manter suas funções saudáveis. Qual é a combinação de alimentos que substitui as carnes?
C. 
Arroz e feijão.
A mistura de arroz e feijão disponibiliza ao organismo proteínas de boa qualidade, aminoácidos essenciais e algumas vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6), ácido fólico, minerais como ferro, potássio, manganês e zinco. Apresenta baixo teor de sódio e não contém gordura saturada, tornando-se a mistura ideal para a mesa do brasileiro.
A American Dietetic Association (ADA) se posiciona favoravelmente a respeito da dieta vegetariana, desde que devidamente planejada e orientada por profissionais da saúde. As dietas vegetarianas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e apresentam benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de determinadas doenças. A respeito do planejamento de refeições em dietas vegetarianas, assinale a alternativa que contém todas as opções corretas.
B. 
Um vegetariano deve escolher diariamente boa variedade de frutas, verduras e leguminosas. Caso a dieta inclua alimentos de origem animal, como laticínios e ovos, é necessário dar preferência por alimentos com baixo conteúdo de gordura saturada. Os ovos devem ter consumo limitado, preferindo-se usar proteínas de origem vegetal.
Escolha boa variedade de frutas e leguminosas. Caso alimentos de origem animal, como laticínios e ovos, sejam usados, prefira versões com baixo teor de gordura. Queijos e outros laticínios ricos em gordura, assim como ovos, devem ser limitados na dieta por causa do conteúdo de gordura saturada e porque seu uso frequente costuma substituir alimentos de origem vegetal em algumas dietas vegetarianas.
A American Dietetic Association (ADA) e a American Dietetic Association and Dietitians of Canada reconhecem todos os benefícios da dieta vegetariana equilibrada, incluindo a dieta vegana, para todos os indivíduos e durante todas as fases da vida. No entanto, alguns nutrientes específicos podem não estar disponíveis em dietas vegetarianas, predispondo o indivíduo ao risco de desenvolvimento de doenças carenciais. Um nutriente que poderia facilmente estar deficiente na dieta de um vegetariano é:
D. 
Cianocobalamina.
Os vegetarianos (em especial, os veganos) apresentam, geralmente, redução do nível sérico de vitamina B12, podendo desenvolver sintomas de deficiência caso não haja suplementação. A vitamina B12 é encontrada em boa quantidade nos produtos de origem animal. Deve, portanto, haver suplementação de B12 nos adeptos da dieta vegetariana.

Continue navegando