Buscar

TEORIAS TRADICIONAIS CRITICAS E POS CRITICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teorias tradicionais, críticas e pós-críticas
47023965
BRENDA LUANA DE SOUZA BARROS
LETRAS-INGLES
A teoria tradicional do currículo surgiu por volta do século XIX, com a luta de classes(burguesia e proletariado), esse século foi de grande revelação para a educação. A revolução industrial, avanço e desenvolvimento da época permitiram as pessoas menos favorecidas a terem acesso a educação. A teorias tradicionais eram mecânicas e pouco voláteis, tinha o aluno como deposito de conhecimento apenas e baseava-se em características fabril.
Já a Teoria crítica começou por volta de 1960, como forma de crítica as metodologias educacionais da época, substituindo o tradicional por um novo conceito de desenvolvimento, socialização bem estar do aluno, é a maximização do conhecimento.
Na Teoria Pós Crítica, ele concretiza a realidade de que a Teoria do Currículo Tradicional era inadequado e ultrapassado, defende a diversidade e a verdade, colocando o aluno como centro da educação, evidenciando suas opiniões e mostrando que o ensino vai muito além da escola, mas experiências de vidas, projetos sociais também contribuem muito para o processo de aprendizagem. 
Em resumo as Teorias Críticas tornaram a educação mais assertiva, pois substituiu e rompeu barreiras ultrapassadas, dando ênfase ao aluno e autonomia do saber.
Fonte:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/teorias-curriculares.htm

Continue navegando