Buscar

ATIVIDADE PRATICA DE APRENDIZAGEM APA - MORFOFISIOLOGIA DOS ORGÃOS DA AUDIÇÃO E DA FALA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Destiny é uma típica aluna de 15 anos do ensino médio. Ela possui muitos amigos e é uma pessoa muito sociável. participa de atividades escolares extracurriculares, especialmente cheerleading e coral da escola. Ela tem uma irmã mais nova e um irmão mais velho em casa. Em virtude de todas as atividades em que ela e seus irmãos estão envolvidos, a vida em casa é um pouco caótica. a família toda é bastante vocal e há muitos gritos entre Destiny
e seus irmãos.
Ela adora ser o centro das atenções; no entanto, constantemente tem que disputar a atenção de seus pais com seu irmão e sua irmã. parece que a criança mais barulhenta é a que geralmente é percebida pela mãe e pelo pai.
Nos últimos meses, Destiny tem percebido que sua voz apresenta fadiga muito rapidamente ao longo de um dia típico. Ela também percebe que o seu pitch vocal está muito mais baixo do que normalmente é. Ela tem sofrido com o aspecto vocal da sua atividade de líder de torcida e também percebe que enquanto canta apresenta dificuldades em atingir as notas altas. Sua qualidade vocal é bastante rouca e há certo grau de soprosidade na sua voz também.
Embora, às vezes, seja doloroso para Destiny torcer e cantar, ela continua a fazê-los. Os pais dela também observaram a deterioração de sua voz nos últimos dois meses. Eles estão preocupados que a voz de Destiny esteja piorando. Eles chamaram seu clínico geral, que examinou Destiny e, então, recomendou-a a um otorrinolaringologista. a médica ORl realizou um exame mais aprofundado da voz de Destiny. Ela usou um endoscópio de fibra óptica com estroboscópio para observar a anatomia e a fisiologia das pregas vocais de Destiny ao realizar a fonação.
Com base no exame, a oRl diagnosticou que Destiny possui nódulos vocais bilaterais, de aproximadamente 1,5 mm em tamanho, na junção do terço anterior do comprimento das pregas vocais. A ORl encaminha Destiny para sua clínica e recomenda que ela receba terapia de voz. 
a) Observe quaisquer termos ou conceitos no estudo de caso precedente que são desconhecidos para você.
b) Como você procederia no caso de Destiny se fosse a sua fonoaudióloga?
c) Que cuidados vocais pediria para ela adotar?
 
RESPOSTAS: 
A) Cheerleading, pitch vocal, soprosidade, deterioração, endoscopio de fibra optica. 
B) Em um caso como o de Destiny o primeiro passo a ser feito é uma avaliação, tendo em vista que ela já vem de um atendimento com uma otorrinolaringologista, logo, não devemos descartar os exames feitos pela ORI e o diagnostico dado pela mesma. 
Os nódulos que Destiny tem é uma formação benigna, que crescem devido o atrito vocal, diante desse diagnostico dado pela ORI, já podemos descartar a hipótese de uma biopsia ou ate mesmo de um caso mais radical que seria uma cirurgia e partir para uma terapia mais detalhado e não apenas um tratamento geral. 
Um tratamento detalhado apresenta terapia para a rouquidão apresentada, incentivo de exercícios vocais já que ela canta em coral e é líder de torcida, terapia para tratar o baixo pitch vocal. 
C) É de extrema necessidade que ela tenha um bom cuidado vocal, diante disso pediria para ela aumentar o seu consumo de agua, evitar alimentos ácidos, fazer bocejos, ter um bom descanso dormindo em média de 6 a 8 horas por dia, consumir muita maça já que ela tem efeito adstrigente e ajuda a limpar as pregas vocais, articular bem as palavras e diminuir o tom de voz ao falar.

Outros materiais