Buscar

Questionário Instituições de Direito Aula 08 Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO FAVENI 
QUESTIONÁRIO – INSTITUIÇÕES DE DIREITO – AULA 08 – ADMINISTRAÇÃO
1-Sua função é a administração do Estado. Ele surge diante da necessidade de organizar a estrutura funcional do Estado moderno e tem sua conformação pelo Direito Constitucional, estamos falando de qual ramo do Direito?
 
R=Sistema Tributário Nacional. (RESPOSTA ERRADA)
2-Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
1 – Prestação pecuniária.
2 – Prestação compulsória.
3 – Prestação diversa de sanção.
4 – Prestação instituída por lei.
( ) A obrigação do pagamento do tributo tem origem legal. Seu nascimento se dá pela simples realização do fato descrito na hipótese de incidência prevista em lei, sendo a vontade das partes irrelevante (arts. 118, 123 e 126 do CTN).
( ) O tributo é prestação pecuniária, ou seja, a obrigação de prestar dinheiro ao Estado. Embora haja certa redundância na parte inicial do art. 3.º do CTN, ao mencionar “prestação pecuniária”, o que se buscou foi evitar o tributo in natura (em bens) ou o tributo in labore (em trabalho, em serviços).
( ) O tributo é prestação compulsória, portanto, não contratual, não voluntária e/ou não facultativa. O Direito Tributário é ramo pertencente ao direito público, no qual há supremacia do interesse público em relação ao interesse particular.
( ) Inicialmente, destaque-se que a muita deve estar prevista em lei, conforme art. 97, V, do CTN. Como máxima a ser adotada, entendemos que tributo não é muita, e a multa não é tributo.
R=4, 3, 2, 1
 
3-O direito civil é um ramo do direito privado, que visa determinar as regras e condutas que pessoas físicas e jurídicas devem ter em sociedade. Assim, ele sempre se encontra com a área administrativa, pois é ele que regula:
R=Como ocorre a personalidade, as associações, fundações, os contratos, estabelece a responsabilidade civil, entre outros.
4-Sobre o Código de Defesa do Consumidor. Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Sua origem remonta à Constituição Federal do Brasil/1988, a qual estabeleceu definitivamente a defesa do consumidor como direito e garantia fundamental do cidadão.
( ) A tutela do consumidor justifica-se pela necessidade de: coibir os abusos contra a concorrência desleal nas práticas comerciais; racionalizar e melhorar os serviços públicos; e, atender à dinâmica das relações de consumo harmonizando os interesses dos participantes desta relação.
( ) A grande facilidade que existe hoje de compreensão das regras brasileiras instituídas pela lei de proteção ao consumidor reside nesse aspecto típico da nossa memória jurídica.
( ) É por isso que, apontamos, os pressupostos formadores da legislação de consumo, visando entender de forma adequada por que o Código de Defesa do Consumidor traz um regramento de alta proteção ao consumidor na sociedade capitalista contemporânea.
R=V, V, F, F.
5-O contrato é de adesão possui uma característica evidente e lógica, por meio da qual, o consumidor só pode aderir, ou seja, ele não tem o poder de discutir as cláusulas, para comprar produtos e serviços, ele pode apenas examiná-las as condições previamente estabelecidas pelo fornecedor e assim, pagar o preço exigido, dentro das formas de pagamento prefixadas.
Essa afirmação é:
R=Verdadeira.
Total 4/5

Continue navegando