Buscar

Anatomorfofisiologia do Sistema Tegumentar e Locomotor- Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A tela subcutânea ou hipoderme separa o músculo da pele sendo parte do tecido conjuntivo que protege e circunda o músculo. Essa estrutura de tecido conjuntivo e adiposo fornece uma via para os nervos e os vasos entrarem e saírem dos músculos. Outra estrutura inserida junto do tecido conjuntivo é a fáscia. Disserte sobre a fáscia e sua função.
Resposta esperada
A fáscia também é popularmente conhecida como bandagem. É uma estrutura que forma uma larga faixa de tecido conjuntivo não modelado, formando uma densa bainha. A fáscia reveste a parede do corpo ou os membros, sustenta e circunda os músculos e outros órgãos do corpo. Tem um importante papel em permitir movimento livre dos músculos, transporta nervos, vasos sanguíneos e linfáticos e preenche os espaços entre os músculos. Existem três tipos de tecidos conjuntivos ligados à fáscia que protegem e fortalecem os músculos, o epimísio, perimísio e o endomísio. O epimísio reveste todo o músculo. O perimísio reveste um feixe ou fascículo de fibras musculares enquanto o endomísio envolve as fibras musculares individualmente.
2 (Laboratório virtual - Observação do esqueleto axial) As costelas são ossos planos e curvos que constituem a maior parte da caixa torácica. Elas são extremamente leves, mas altamente resistentes, contribuindo para a proteção dos órgãos torácicos internos. Existem 12 pares de costelas, todos articuladas com a coluna vertebral. Possuímos três tipos de costelas: as verdadeiras, as falsas e as flutuantes. Discorra sobre a localização (com quem se articula anterior e posterior) e o número de cada tipo de costela.
Resposta esperada
Do primeiro até o sétimo par de costelas, são consideradas costelas verdadeiras e estão presentes, junto a essas estruturas, uma camada de cartilagem hialina, formando a chamada cartilagem costal. Os cinco pares de costelas restantes são denominados de costelas falsas, porque suas cartilagens não se fixam ao esterno. A décima primeira e a décima segunda costelas são denominadas costelas flutuantes. Os espaços entre as costelas são chamados de espaços intercostais, os quais são preenchidos por músculos, vasos sanguíneos e nervos intercostais.

Continue navegando