Buscar

Participação de mercado - Completa

Prévia do material em texto

Participação de mercado
A participação de mercado é a porcentagem de um mercado (definido em termos de unidades ou de receita) atendido por uma entidade específica. 
1
Participação de mercado
Total de vendas no mercado atendido
Vendas da empresa
Mercado
Maior concorrente
Participação de mercado
Os profissionais de marketing precisam ser capazes de traduzir as metas de vendas em participação de mercado porque isso demonstrará se as previsões serão atingidas pelo crescimento do mercado ou pela captura de participação dos concorrentes. Esta última condição é quase sempre mais difícil de alcançar. A participação no mercado é monitorada por sinais de mudança no cenário competitivo e freqüentemente leva a medidas estratégicas ou táticas. 
3
Métricas e conceitos relacionados
Mercado atendido
A porção do mercado total pelo qual a empresa compete. Isso pode excluir regiões geográficas ou tipos de produtos. No setor de transportes aéreos, por exemplo, em meados de 2005, a Ryan Air não voava para os Estados Unidos. Conseqüentemente, os Estados Unidos não seriam considerados como parte de seu mercado atendido.
4
Autos - 2010
Volks  22,68% 
Fiat  23,08%
GM  21,18% 
Ford  10,00%
Mercado Total – 2.651.752
Fenabrave (2010)
5
Participação de mercado relativa e concentração de mercado
A participação de mercado relativa estima a participação de mercado de uma empresa ou marca em relação à de seu principal concorrente.
6
Participação de mercado relativa e concentração de mercado
A concentração de mercado, uma métrica relacionada, mede o grau até onde um número comparativamente pequeno de empresas responde por uma grande proporção do mercado. 
Essas métricas são úteis na comparação da posição relativa de uma empresa ou marca entre diferentes mercados e na avaliação do tipo e grau de competição nesses mercados. 
7
Métricas e conceitos relacionados
Concentração de mercado
O grau até onde um número relativamente pequeno de empresas responde por uma grande proporção do mercado. Também é conhecida como razão de concentração. Geralmente é calculada para as três ou quatro maiores empresas em um mercado. 
Razão de concentração de três (quatro) empresas
O total (soma) das participações de mercado dos três (ou quatro) principais concorrentes em um mercado. 
8
Índice Herfindahl
Métrica de concentração de mercado derivada da adição dos quadrados das participações de mercado individuais de todos os participantes de um mercado Como soma de quadrados, esse índice tende a elevar-se em mercados dominados por grandes participantes.
9
Métricas e conceitos relacionados
Ranking da participação de mercado
Posição ordinal de uma marca em seu mercado, quando os concorrentes são dispostos por tamanho, em que o número 1 é o maior. 
Participação de categoria
Essa métrica é derivada da mesma maneira que a participação no mercado, mas é usada para denotar uma participação de mercado em certo vendedor ou classe de vendedores (por exemplo, negociantes de massa). 
10
Índice de desenvolvimento de marca
O índice de desenvolvimento de marca (IDM) quantifica o desempenho de uma marca em um grupo específico de clientes, comparado com seu desempenho médio entre todos os consumidores. 
11
Índice de desenvolvimento da marca
Total de clientes no grupo
Total de clientes
Índice de desenvolvimento de categoria 
O índice de desenvolvimento de categoria (IDC) mede o desempenho de vendas de uma categoria de produtos ou serviços dentro de um grupo específico, comparado com seu desempenho médio entre todos os consumidores. 
13
Os índices de desenvolvimento de marca e de categoria são úteis para a compreensão de segmentos específicos de clientes em relação ao mercado como um todo. Embora definidos aqui em relação a lares, esses índices também podem ser calculados para clientes, contas, empresas ou outras entidades. 
14
Métricas e conceitos relacionados
O termo índice de desenvolvimento de categoria também tem sido aplicado para organizações de vendas. Nessa aplicação, mede até que ponto um lojista enfatiza uma categoria em relação às outras. 
15
Penetração
A penetração é uma medida da popularidade da marca ou categoria. É definida como o número de pessoas que compram uma marca ou categoria específica de produtos pelo menos uma vez em um dado período, dividido pelo tamanho da população do mercado relevante. 
16
Penetração
17
Relacionamento da participação de penetração com a participação de mercado
A participação de mercado pode ser calculada como o produto de três componentes: participação de penetração, Participação nos gastos da categoria e índice de intensidade de consumo. 
18
Participação nos gastos da categoria
Porcentagem das necessidades dos clientes de uma categoria que são atendidas por uma determinada marca ou produto.
Índice de intensidade de consumo
Medida da assiduidade com que as pessoas que usam um produto utilizam toda a categoria desse produto
19
Métricas e conceitos relacionados
Número total de clientes ativos
Os clientes (contas) que compraram pelo menos uma vez em um dado período de tempo. Quando avaliado no nível de marca, equivale à penetração de marca. Esse termo é freqüentemente empregado de forma abreviada - número total de clientes -, embora isso não seja adequado quando é necessário distinguir os ex-clientes.
Aceitantes
Clientes dispostos a aceitar um dado produto e seus benefícios; oposto de recusantes. 
Experimentantes
Porcentagem de uma população que alguma vez experimentou uma determinada marca
20
Participação nos gastos da categoria
A participação nos gastos da categoria, também conhecida como participação no orçamento da categoria, é calculada unicamente entre compradores de uma marca específica. Dentro desse grupo, representa a porcentagem de compras em uma categoria relevante, responsável pela marca em questão. 
21
Participação nos gastos da categoria
Muitos profissionais de marketing vêem a participação nos gastos da categoria como uma medida-chave da lealdade. 
Essa métrica pode guiar as decisões de uma empresa sobre a alocação de recursos para a expansão de uma categoria, para a tomada de clientes dos concorrentes ou para o aumento da participação nos gastos da categoria entre seus clientes já estabelecidos. 
Participação nos gastos da categoria é, em essência, a participação de mercado para uma marca dentro de um mercado estritamente definido como as pessoas que já compraram a marca. 
22
Métricas e conceitos relacionados
Uso único
Fração de clientes de uma marca que utilizam somente a marca em questão.
Porcentagem de uso único
Proporção de clientes de uma marca que usam somente produtos daquela marca e não compram de concorrentes. Usuários únicos podem ser clientes leais e resistentes. Por outro lado, podem não ter acesso a outras opções, talvez por morarem em regiões remotas. Onde o uso único é 100%, a participação no orçamento da categoria é 100%.
23
Métricas e conceitos relacionados
Número de marcas compradas
Durante um dado período, alguns clientes podem comprar somente uma única marca dentro de uma categoria, enquanto outros compram duas ou mais. Ao avaliarem a lealdade a uma determinada marca, os profissionais de marketing podem considerar o número médio de marcas compradas por consumidores daquela marca versus o número médio comprado por todos os clientes naquela categoria. 
24
Métricas e conceitos relacionados
Taxa de repetição
Porcentagem de clientes da marca em um dado período que também são clientes da marca em períodos subseqüentes. 
Taxa de recompra
Porcentagem de clientes de uma marca que compraram novamente essa marca em sua ocasião de compra seguinte. 
25
Índice de intensidade de consumo
O índice de intensidade de consumo é uma medida da intensidade relativa de consumo. Indica com que assiduidade os clientes de uma dada marca usam a categoria de produto à que a marca pertence, em comparação com o cliente médio daquela categoria. 
O índice de intensidade de consumo, tambémchamado de índice de peso, produz conhecimento sobre a fonte do volume e a natureza da clientela de uma marca. 
26
Participação de mercado (50%)
Participação de penetração (40%)
Penetração da marca – no mercado (20%)
Penetração da categoria - no mercado (50%)
Participação nos gastos da categoria (80%)
Média total de compras da categoria feitas pelos clientes da marca (25 produtos / domicílio)
Índice de intensidade de consumo (1,5625)
Compras da marca (400 produtos)
Total de compras da categoria por compradores da marca (500 produtos)
Média total de compras na categoria feitas por todos os clientes dessa categoria (16 produtos / domicílio)
Clientes que compraram a marca (20 domicílios)
População total (100 domicílios)
Clientes que compraram um produto na categoria (50 domicílios)
População total (100 domicílios)
Total de compras da categoria por compradores da marca (500 produtos)
Clientes que compraram a marca (20 domicílios)
Total de compras da categoria feitos por todos os clientes dessa categoria (800 produtos)
Clientes que compraram um produto na categoria (50 domicílios)

Continue navegando