Buscar

ATV 02 NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICULTURAIS UNIFACS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 02 NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICULTURAIS
NA SUA COMPREENSÃO HÁ ESPAÇO PARA MPES BRASILEIRAS SE TORNAREM EMPRESAS INTERNACIONAIS?
As PMEs brasileiras detêm características relacionadas ao porte enxuto, a capacidade de absorção novas tecnologias e produtos. Ademais, a comunicação com o mercado é considerada eficaz e eficiente, lhes dando uma vantagem na compreensão de tendências e novos comportamentos de consumo. Na posse destas características, as PMEs passam a atuar em nichos de mercados em que as grandes corporações não têm a menor chance em atuar.
As empresas exportadoras brasileiras concentram-se essencialmente nos ramos industrial e de comércio. No caso específico das MPE, as comerciais têm participação relativamente mais elevada do que as firmas de maior tamanho, ainda que as industriais continuem tendo peso preponderante.
No cenário brasileiro, maior parte das pessoas relacionam negócios internacionais com as grandes empresas e multinacionais, no entanto, o termo negócios internacional não está ligado ao porte da empresa, ele se define por uma empresa que busca atividades econômicas internacionais. Isto se resume a fazer negócios no exterior. 
QUAIS AS VANTAGENS DE AS MPES BRASILEIRAS AO UTILIZAREM OS CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO PARA O INÍCIO DE SUA INTERNACIONALIZAÇÃO?
O consórcio de exportação tem o papel de ser o centro das decisões, fomentando a promoção de vendas internacionais e cuidando dos interesses, objetivos e expectativas dos integrantes do consórcio.
As vantagens apresentadas pelos consórcios minimizam os impactos derivados da inexperiência dos participantes do consórcio na entrada em mercados internacionais, incluindo as burocracias no despacho aduaneiro do processo de exportação. Além de possibilita atingir novos consumidores e ampliar a presença mundial da marca. A expansão do mercado também é uma estratégia eficaz de mitigação de riscos, pois você terá uma gama diversificada de clientes tanto do mercado externo quanto interno. Outra vantagem está na logística, por se tratar de grupo fazendo exportação de bens, os custos são minimizados devido rateio entre os participantes do consorcio e com isso, gerando maior competitividade dos produtos exportados. 
A serralog empresa fabricante componentes eletrônicos para empilhadeiras. Após pouco mais de um ano da sua primeira que teve como destino à Colômbia, as suas vendas externas começam a ter peso no faturamento. Em certos meses, a empresa obteve 5% das receitas vindas do Exterior. A meta para os próximos anos de atividade da serralog é ter até 20% dos ingressos a partir das exportações, com foco voltado ao mercado latino-americano.

Mais conteúdos dessa disciplina