Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA MATEMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATEMÁTICA NA LITERATURA INFANTIL
Erisnália Pereira Costa 
01527059
Pedagogia 
Livro escolhido: Quem Vai Ficar com o Pêssego? / Ah-Hae Yooh; ilustrações de Yang Hye-Won; tradução de Thais Rimkus Devus.-2.ed. - São Paulo: Callis Ed., 2010.
Ao integrar Literatura e Matemática, as crianças exploram a Matemática e a história, trazendo as ideias matemáticas para a própria vida (CUNHA, 2017). E para a escolha do livro literário e das atividades que serão realizadas, a literatura deve provocar a emoção e abordar a matemática de forma lúdica (LOYO, CABRAL, 2018), por isso a obra Quem Vai Ficar com o Pêssego? é ideal para esse trabalho junto a Educação Infantil.
O livro Quem vai ficar com o pêssego? recomendado para crianças a partir dos 5 anos e com 40 páginas, conta uma história em que alguns animais encontram um pêssego e que todos o queriam para si, e usando critérios de comparação de altura, de peso e outros, os personagens, a girafa, o crocodilo, o rinoceronte, o macaco, o coelho e a lagarta tentam decidir. 
Essa história pode ser contada com a participação dos alunos na medida em que a professora faz as perguntas. Quem deveria ficar com o pêssego? Será que o mais alto deveria ficar com o pêssego? Quem é o mais alto, a girafa ou o rinoceronte? Ou será que o mais pesado deveria ficar com o pêssego? Quem é o mais pesado, o rinoceronte ou o jacaré? Eles poderiam dividir a fruta, não é mesmo? E no final quem diria que a lagarta, menor, mais leve e com a boca menor comeria todo o pêssego! Vocês acham que a lagarta consegue como todo o pêssego?
Em uma segunda aula estimularia as crianças a mediram suas alturas, pesos e comparar com a dos animais da história, mediram uns aos outros com as mãos, com o lápis ou até mesmo uma fita métrica, trabalhando juntos a questão de diferenças e similaridades entre os demais colegas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Atividade matemáticas para a Pré-Escola a partir da Literatura Infantil Canal ROSELICE PARMEGIANI YOUTUBE. 6 Ago. 2020. vídeo (10min01seg). 
Disponível em: https://youtu.be/I-db3ZkUdvk
Acesso em: 05 de Agosto 2023.
PARMEGIANI, Roselice. Literatura Infantil x matemática - Ensinando Matemática. Ensinandomatematica.com. 21 maio 2017.
 Disponível em: https://www.ensinandomatematica.com/literatura-infantil-x-matematica
Acesso em: 05 de Agosto 2023.
CUNHA, Aline Vieira da. Literatura infantil e Matemática: a construção do conceito de número a partir da contação de histórias. XXI EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pelotas, 2-4 Nov, 2017. 
Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/files/2018/07/GD1_ Aline_Cunha.pdf
Acesso em: 06 de Agosto 2023.

Outros materiais