Buscar

PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Correção da Avaliação: PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR
Nota Máxima: 10,00 Nota Apurada: 10,00
1ª Tentativa Quantidade de Questões: 10
1ª) Assinale a alternativa cujas palavras completam corretamente as lacunas da sentença. A função do gestor escolar precisa ser fundamentada em uma concepção de ________ que incentive a _______ da comunidade escolar nas _______.
a) Ensino, participação, tomadas de decisões.
2ª) Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir. De acordo com o artigo 1º da Constituição Federativa do Brasil de 1988, formada pela união indissolúvel de estados, municípios e Distrito Federal, o Brasil se constitui em Estado Democrático de Direito, tendo como fundamentos:
d) A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
3ª) De acordo com Libâneo (2010), as organizações são construídas e reconstruídas socialmente. Diante dessa premissa, é possível dizer que o projeto político-pedagógico é um documento:
c) Inconcluso.
4ª) O Plano Nacional de Educação (PNE) estrutura-se em quatro blocos. Quais são eles? Assinale a alternativa correta.
a) 1. metas de garantia ao direito à educação; 2. redução das desigualdades sociais; 3. valorização dos profissionais da educação; 4. ensino superior.
5ª) Assinale a alternativa que explica corretamente o que é a concepção de gestão escolar.
d) A concepção de gestão escolar estrutura e organiza as instituições de ensino por meio de posicionamentos político-pedagógicos que reverberam práticas pedagógicas intencionais.
6ª) Assinale a alternativa que explica corretamente a função social da escola.
b) Promoção da aquisição e produção do conhecimento historicamente adquirido, assim como a proposição de práticas pedagógicas que permitam ao estudante exercer a cidadania no dia a dia.
7ª) Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir. No ano de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a qual tem como objetivo:
d) Promover a garantia dos direitos fundamentais para os homens, de maneira que todos possam viver dignamente em sociedade.
8ª) Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença. As concepções de gestão escolar das instituições de ensino são estruturadas em:
a) Técnico-científica, autogestionária, interpretativa e democrático-participativa.
9ª) Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao objetivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9.394/1996.
b) Estabelecer e regulamentar as diretrizes e bases da educação no Brasil.
10ª) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da sentença. O projeto político-pedagógico é um documento condutor do trabalho na escola, para isso, é fundamental que todos os envolvidos nesse processo educativo assumam coletivamente a ______ e o ______ pedagógico com a formação do ______.
b) Responsabilidade; compromisso; estudante.

Outros materiais