Buscar

Resenha Crítica - Rayssa Caroline F Campos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Figueiredo, A.L.C; Rodrigues, L. L. Teorias Administrativas: um estudo sobre suas abordagens e evolução. Id on Line Rev. Psic. V.16, 60, p. 159-173, 2022. 
Por: Rayssa Caroline Freitas Campos
O artigo “Teorias Administrativas: um estudo sobre suas abordagens e evolução” de Alexandre Leão de Castro Figueiredo e Luciana da Luz Rodrigues, foi apresentado à Universidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA, no Curso de Bacharel em Administração. Os objetivos principais do artigo são: Mostrar a evolução das teorias administrativas, explorar suas diferentes formas de aplicabilidade e aperfeiçoamento, identificar a relevância das mesmas na atualidade e analisar as diferentes formas de administrar.
As teorias administrativas auxiliam os administradores a se organizarem e se adequarem às exigências de um mercado cada dia mais competente e competitivo. O artigo inicia uma jornada em busca de elucidar a Evolução das Teorias Administrativas a partir das mudanças revolucionárias que começaram no século XIX, principalmente após as invenções tecnológicas.
De acordo com que as metas e os objetivos foram se tornando cada vez mais complexos e detalhistas, novas ideias e componentes foram agregados às teorias. A importância das Teorias Administrativas começou a ser reconhecida no início do século XX, visto que com a Revolução Industrial e o início da produção em massa, especialmente onde a produção de commodities é específica, se tornou urgente organizar e controlar essa produção. Antes da Revolução Industrial as indústrias produziam de forma artesanal e adotavam normas próprias, sem padronização. Seu objetivo principal é facilitar a realização dos procedimentos dentro das instituições, por meio de regras que possam ser aplicáveis e metas atingíveis.
O artigo se encarrega de mencionar algumas teorias de uma forma mais superficial, como a Teoria de Taylor, também conhecida como Taylorismo, que se tratava de uma abordagem com ênfase nas tarefas e racionalização do trabalho, com foco nos resultados e não levava em consideração a satisfação do empregado, e a Teoria Clássica: Foco na estrutura de trabalho, principalmente no empregador, defende o papel do administrador/gerente.
A Teoria mais esmiuçada e abordada é a da Administração humana, e nesse ponto, concordamos com o autor do artigo científico que parafraseia Rodrigues: “Em virtude das inúmeras vantagens que as teorias administrativas refletem na administração no século XXI, Rodrigues (2016) considera a Teoria da Administração Humana a mais importante abordagem, por compreender que o indivíduo é o elemento mais importante para se alcançar as metas da empresa, por ter como ‘requisito básico, o respeito ao ser humano, o aspecto motivacional e a identificação do sentido no fazer as coisas’. (RODRIGUES, 2016). ”
A Teoria da Administração Humana ou Teoria Humanista acredita que a satisfação dos colaboradores é importante para que a empresa atinja os seus objetivos e funcione adequadamente. Essa teoria enfatiza o uso da motivação para aumentar a produtividade, possui foco na liderança, motivação e dinâmicas em grupo e colaborou de maneira significativa com a forma como a administração é vista atualmente, além de ter sido pioneira na construção dos alicerces humanistas que vemos hoje nas empresas.  
Em parâmetros com outros artigos científicos que abordam as teorias administrativas, fica claro que o artigo em análise colabora de maneira significativa com o estudo aprofundado do tema e pode servir como base para outras discussões e pesquisas.

Continue navegando

Outros materiais