Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2
A Lei 4119 de 27 de agosto de 1962 dispõe sobre os cursos de formação e regulamenta a profissão do psicólogo no Brasil. No Capítulo III, dos direitos conferidos aos diplomados, afirma-se que o portador do diploma de Bacharel em Psicologia tem o direito de ensinar a disciplina em curso de grau médio; e o portador de diploma de Licenciado, tem o direito de lecionar Psicologia também em instituições de ensino superior, atendidas as exigências legais devidas.
Além disso, o mesmo capítulo, no Artigo 13, declara que, além do direito de lecionar, o portador do diploma de Psicologia tem o direito de exercer a profissão de psicólogo. Em seu § 1º, determina que é função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; e solução de problemas de ajustamento. Em seguida, o § 2º menciona a interdisciplinaridade que deve haver na prática do psicólogo, apontando que é de competência desse profissional colaborar com assuntos psicológicos ligados a outras ciências.
Ainda sobre a profissão do psicólogo, é importante mencionar os Conselhos de Psicologia, que têm a finalidade de orientar, fiscalizar e regulamentar o exercício desse profissional no Brasil. Por delegação do poder público, cabe aos Conselhos garantir a qualidade do exercício profissional, zelar pelo cumprimento dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. Desse modo, é seu dever divulgar informações necessárias à atuação dos psicólogos, que possam servir como referência para a prática profissional cotidiana (BERNARDES, GARCIA E JACQUES, 2019, p.2). Com este intuito, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul elaborou um Caderno de Perguntas e Respostas a partir das dúvidas que recebem; o documento, separado em tópicos, aborda desde a formação do psicólogo até a prática, abrangendo as diversas áreas de atuação da Psicologia.
O/A Psicólogo/a dentro de suas atribuições profissionais, pode atuar no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades, comunicação etc., com o objetivo de promover o respeito à dignidade e à integridade do ser humano (BERNARDES, GARCIA E JACQUES, 2019, p.8). Nesse sentido, há diversos campos de atuação e possibilidades de especialização para psicólogos, com os quais é importante que o estudante de Psicologia tenha contato, para saber a amplitude do seu campo de estudo e escolher que caminho seguir.
A área de atuação mais conhecida do psicólogo costuma ser o acompanhamento terapêutico realizado em clínicas e consultórios. Este, pode ser feito com crianças, jovens, adultos e idosos e ocorre de diferentes modos, de acordo com a abordagem teórica do profissional. De modo geral, o intuito da clínica é o tratamento de sintomas que, na maioria dos casos, é o que leva o paciente a buscar atendimento. Nessa perspectiva, identifica-se causas e sentimentos atrelados às situações que o paciente traz, e através de diferentes intervenções psíquicas e processos, busca-se promover o autoconhecimento e a autonomia do mesmo.
Além disso, o psicólogo também pode trabalhar em hospitais, onde atua de forma interdisciplinar, com médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. Segundo Lima (2019), a psicologia hospitalar abrange atividades como atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e Inter consulta. Nesse sentido, fica evidente que a atuação do psicólogo neste ambiente é bastante vasta e relevante, já que contribui para a melhora do enfermo. 
Ademais, outra vertente da Psicologia é a Social e pode ser compreendida como um campo de estudo das relações entre os membros de um grupo social. Como descreve Souza (2011), é uma disciplina que agrega conhecimentos da Psicologia (indivíduo) e da Sociologia (o social ou sociedade). Desse modo, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina aponta que o psicólogo social desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, envolvendo proposições de políticas públicas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos.
Outro campo de atuação é a Psicologia Organizacional, em que os psicólogos trabalham na rotina profissional dos colaboradores de uma organização/empresa. Nesse sentido, se dedicam para que estes se mantenham saudáveis física e emocionalmente dentro do ambiente de trabalho. É importante mencionar que este profissional tem um campo de atuação abrangente, já que seu trabalho dentro do setor de Recursos Humanos da empresa pode abranger desde monitoramento, projeção e adaptação das estruturas e tarefas, para que se tornem ergonômicas, até análises de comportamento e recrutamento e seleção de candidatos.
Uma área menos conhecida é a Psicologia do Esporte, cujo principal objetivo é melhorar o rendimento de cada jogador e promover o bem-estar dentro do time. A partir da perspectiva do corpo como um todo unificado, Becker e Samulski (1998) apontam a importância de dar igual atenção ao corpo físico e o mental. É inegável que atletas sofrem muita pressão e, desse modo, o acompanhamento psicológico é tão importante quanto o respaldo de um nutricionista.
Outro campo de atuação da Psicologia que não é tão popular é a Psicologia de Trânsito. Apesar disso, este é muito importante, por exemplo, para quem deseja tirar a carteira de habilitação, já que os psicólogos de trânsito são os profissionais especializados que aplicam o exame psicotécnico. Além disso, essa área estuda fatores internos e externos que podem influenciar o comportamento humano na mobilidade urbana, e ainda envolve o desenvolvimento de ações socioeducativas para quem é penalizado por má conduta ao dirigir.
Ainda pode-se mencionar a Psicologia Jurídica, em que psicólogos são convocados a atuar junto a juízes, advogados, defensores, entre outros profissionais, na orientação de dados psicológicos. Nessa perspectiva, uma das atividades que lhe é atribuída é fazer uma análise psicológica de um indivíduo, a fim de fornecer subsídios para o processo judicial, contribuindo com a correta interpretação e aplicação da legislação.
Ademais, a Psicologia ainda pode ser aplicada no âmbito educacional; psicólogos são frequentemente solicitados com o intuito de trabalhar com os educadores para tornar o processo de aprendizagem mais significativo e efetivo para os alunos. Nesse processo, ele pode identificar falhas que estão ocorrendo, por parte da escola, do aluno, de sua família, entre outros, e propor métodos para trabalhar isso.
Dessa forma, a partir do breve resumo de algumas vertentes da Psicologia realizado no presente estudo, pode-se constatar a dimensão da atuação psi dentro da sociedade atual. Além do que foi mencionado, ainda existem outras atividades possíveis e outros campos onde o profissional psi é convocado. Sendo assim, é de extrema importância que o estudante, durante sua formação, entre em contato com os diversos caminhos de especialização, estudo e prática.
REFERÊNCIAS
ÁREAS de atuação da Psicologia. Guia da Carreira, 2022. Disponível em: <https://www.guiadacarreira.com.br/blog/areas-de-atuacao-da-psicologia>. Acesso em 03 outubro 2022.
BERNARDES, Jefferson; GARCIA, Lucio Fernando; JACQUES, Maria da Graça. Profissão psicóloga/o: caderno de perguntas e respostas. 8ª edição. Rio Graande do Sul: Aline Victorino, 2019.
COZAC, João Ricardo Lebert. Temas em Psicanálise no esporte. Editora CRV, 2022.
LIMA, Rosângela Ferreira de. A função do psicólogo no contexto hospitalar. 2019. 27. Especialização - Faculdade Pernambucana de Saúde, Pernambuco, 2019.
SOUSA, Felipe de. O que é Psicologia Social? Psicologia MSN. Disponível em: <O que é psicologia social? | Psicologia MSN - Tudo sobre Psicologia>. Acessoem 03 outubro 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina