Buscar

Atividade Contextualizada - Gestão Patrimonial e Logistica no Setor Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MOVIMENTAÇÃO DE ESTOQUE E O USO DA INFORMÁTICA PARA GERENCIAMENTO DE ESTOQUE.
Centro Universitário Uninassau
Marcos Antônio Cardoso de Almeida
01445961
Tecnólogo em Gestão Pública
Disciplina: Gestão Patrimonial e Logística no Setor Público
ATIVIDADE CONTEXTATUALIZADA
Em síntese, podemos afirmar que o controle de estoque consiste no monitoramento da entrada e saída de mercadorias de uma empresa. Este processo contempla desde a aquisição e o armazenamento até a comercialização dos itens, cliente final. 
O objetivo do controle de estoque, é garantir a disponibilidade da quantidade certa de produtos no negócio, de forma a atender à demanda do mercado sem causar prejuízos a empresa ou órgão público, se for o caso – pois sabemos que estocar produtos e/ou materiais gera custos consideráveis que podem impactar de forma direta tanto na receita como nos lucros do negócio. No caso da gestão pública, a ineficiência no gerenciamento dos recursos públicos, podem trazer grandes problemas a administração pública em geral, acarretando prejuízos à coletividade bem como implicar em responsabilização do gestor, podendo este responder processos na área administrativa, civil e até criminal, a depender da gravidade do ato praticado. 
Dentre as principais vantagens do controle de estoque eficiente, podemos destacar, a identificação dos produtos com maior e menor giro; a previsão da demanda de forma mais assertiva; a ajuda no planejamento das compras e reposições com mais assertividade; evita a perda de produtos em função de roubos, deterioração ou vencimentos e aumenta a produtividade da operação e a satisfação dos clientes. 
No que tange as metodologias de controle de estoque, existem diferentes métodos de fazer o controle do estoque - isso vai depender das estratégias e objetivos de cada negócio. Por exemplo, a curva ABC é um método que define quais são os produtos de maior importância no estoque, por meio de três critérios: giro, faturamento e lucratividade. 
A partir desses fatores, as mercadorias podem ser classificadas em três categorias: Classe A: produtos de alto valor e importância. Eles representam 20% do estoque e são responsáveis por 80% do faturamento da empresa. Portanto, devem ser priorizados e monitorados com mais rigor, de forma a evitar a sua indisponibilidade no estoque; Classe B: produtos de médio valor e importância, correspondendo a 30% do total de produtos disponíveis e gerando 15% dos resultados de vendas. Eles não demandam um controle muito rígido, mas devem ser acompanhados regularmente e Classe C: produtos de menor valor e importância. Representam 50% dos itens e 5% do faturamento, não precisando ser controlados e inventariados com a mesma frequência e rigor. 
A aplicação da tecnologia à gestão patrimonial e logística é fundamental para os resultados de qualquer empresa ou órgão público. Na velocidade que o mercado funciona, é inconcebível atuar com controle de estoque sem tecnologia. 
A gestão da cadeia de suprimentos com o auxílio da tecnologia, por exemplo, reduz os custos, tornando-se a melhor forma de maximizar os lucros. A tecnologia hoje, não é um luxo, é uma obrigação para as boas práticas e atendimento do mercado consumidor. 
Como grandes vantagens da informatização no controle de estoques, podemos dizer que: os inventários, por exemplos, serão mais seguros; o tempo de resposta será mais firme; a reposição de estoques mais eficaz e o desperdício será mínimo e o mais importante, os colaboradores terão mais tempo para agregar valor. 
Contudo, podemos afirmar, que, com o controle de estoque nas mãos, o gestor terá ótimas condições de trabalho e estará subsidiado de informações precisas e seguras para a tomadas de decisões.

Outros materiais