Buscar

Estudo Dirigido 05 Bioqimica metabolica COM RESPOSTAS

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 5
1. De que forma ocorre a digestão das proteínas? (ressaltar as principais enzimas digestivas envolvias e sua localização no sistema digestório)
R: O processo digestivo das proteínas pode ser dividido em 3 etapas: gástrica pancreática e intestinal. Na fase gástrica que ocorre no estomago temos um pH ácido graças a presença do HCL que desnatura as proteínas, com isso as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais susceptíveis a ação das enzimas. Com isso temos a ação da primeira enzima ainda no estomago: a pepsina, que quebra as ligações entre os aminoácidos, transformando as proteínas em moléculas, hidrolisando suas ligações peptídicas. No intestino delgado (principalmente duodeno) as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase).
2. Comentar o papel do pH estomacal na digestão das proteínas
R: O pH ácido do estomago faz com que as enzimas pepsinas sejam ativadas além do HCL que desnatura as proteínas.
3. Comentar as origens e destino do nitrogênio celular
4. Conceituar balanço nitrogenado e comentar suas variações
R: Balanço nitrogenado é a diferença de nitrogênio (das proteínas) que é ingerido e a quantidade que é excretado.
1) Balanço nitrogenado equilibrado: Quando a quantidade de nitrogênio ingerido é igual a excretado. Ex.: adultos normais que não estão perdendo e nem aumentando a sua massa magra (músculos).
2) Balanço nitrogenado negativo: Quando a quantidade de nitrogênio ingerido é menor que a excretado. Ex.: estado de jejum, dieta pobre em proteínas, dieta restritiva, doenças altamente catabólicas como câncer e AIDS, etc.
3) Balanço nitrogenado positivo: Quando a quantidade de nitrogênio ingerido é maior que o excretado. Ex.: crianças (fase de crescimento), gestantes, treino de musculação com o objetivo e hipertrofia muscular, etc.
5. Comentar os destinos da cadeia carbônica dos aminoácidos
R: Não existe estoque de aminoácidos, quando há mais que o necessário ele precisa ser degradado, isso pode ocorrer através da cadeia carbônica.
As cadeias carbônicas são oxidadas por vias próprias, porém convergem para 6 componentes do metabolismo: piruvato, acetil coa, oxalacetato, fumarato alfa- cetoglutarato e succinato.
6. Citar os compostos nitrogenados não proteicos
R: Os aminoácidos podem dar origem a compostos nitrogenados não proteicos, eles são: bases nitrogenadas, porfirina, creatinina.
7. Comentar sobre a creatina
R: A creatina é um “estoque” para a produção rápida de ATP, sintetizada no fígado a partir de 3 aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Transportada pela corrente sanguínea ao musculo (local onde vai atuar). Lá ela será degradada por meio da catalisação pela enzima creatina-quinase que vai transforma-la em creatinina que de fato será utilizada pelo musculo. Essa reação se dá através da contração muscular, ou seja, toda vez que um músculo é contraído tem-se a quebra de creatina produzindo creatinina, que é posteriormente lançada na corrente sanguínea e eliminada através da urina.
8. Quais as bases nitrogenada pirimídicas e púricas
R: Bases pirimídicas: possuem apenas 1 anel, 2 pontes de hidrogênio são elas: citocina, timina, uracila
Bases púricas: possuem 2 anéis, 3 pontes de hidrogênio são elas: guanina, adenina
9. Comentar a respeito do DNA e RNA
R: As duas são macromoléculas compostas por vários nucleotídeos (formado por uma pentose, um fosfato e base nitrogenada) tem por função armazenar ou transmitir informações
DNA: Fita dupla, açúcar: desoxirribose, bases nitrogenadas: guanina, citosina, tinimina, adenina.
RNA: fita simples, açúcar: ribose, bases nitrogenadas: citosina, guanina, adenina, uracila.

Continue navegando