Buscar

Questionário do dia 04

Prévia do material em texto

Questionário do dia 04.10
1) Contra um menor absolutamente incapaz foi lavrado um auto de infração e imposição de multa constituindo crédito tributário relativo a negócio que o menor praticou sem estar devidamente representado. Esta exigência tributária, em tese, está: 
A) correta, pois a autoridade administrativa pode desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária. 
B) errada, já que se trata de negócio juridicamente nulo. 
C) correta, pois a validade jurídica dos atos efetivamente praticados e os efeitos dos fatos efetivamente ocorridos são irrelevantes para a definição do fato gerador, não havendo impedimento, portanto, para que o negócio celebrado seja fato gerador de tributo. 
Resposta: Certa. Art. 118, I, CTN. A definição legal do fato gerador é interpretada abastraindo-se a validade jurídica dos atos efetivamentes praticados pelos contriuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos. 
OBS: Para o DIREITO TRIBUTÁRIO é irrelevante a capacidade civil das pessoas, Art. 126, CTN. A capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas naturais;
D) correta, desde que o negócio jurídico venha a ser ratificado pelo representante legal do menor, no âmbito civil, hipótese em que será válido juridicamente. 
E) errada, pois a lei tributária não pode alterar a definição e formas de direito privado, utilizados, expressa ou implicitamente para definir ou limitar competências tributárias. 
2) (CESPE - 2009 - PGE-AL - Procurador do Estado) — Assinale a opção correta a respeito de fato gerador. 
A) O fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação tributária, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal. 
Resposta: Certa. Art. 115. Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal.
B) O fato gerador da obrigação principal é a situação definida na legislação tributária que impõe uma sanção administrativa. 
Resposta: art. 114, CTN. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência. 
C) Considera-se, via de regra, caracterizado o fato gerador quando da verificação, pelo fisco, da ocorrência do mesmo. 
Resposta: Errada. Art. 116, I, CTN. Tratando-se de situação de fato, desde o momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são impostas. 
D) Tratando-se de situação jurídica, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes seus efeitos, após declarada pelo fisco a validade do ato. 
Resposta: Errada. Art. 116, II, CTN. Tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que esteja definitivamente constituída, nos termos do direito de direito aplicável. 
E) O fato gerador de um imposto pode ser definido por meio de lei ordinária. 
Resposta: Errada. O fato gerador de um imposto NÃO pode ser definido por meio de lei ordinária, mas sim pelas normas gerais DA LC  art.146, III, a, CF.
3) (CESPE - 2008 - PGE-PB - Procurador do Estado) — No que se refere à ocorrência do fato gerador e ao surgimento da obrigação tributária, assinale a opção incorreta. 
A) Quando um negócio jurídico é fato gerador de um tributo e é celebrado sob condição resolutiva, a ocorrência deve ser considerada desde a celebração do negócio. 
Resposta: Correta, art.116, II c/c art.117,II, do CTN;
B) O fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente para a sua ocorrência. 
Resposta: Certa. Art. 14, CTN. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.
C) Quando o negócio jurídico expressa uma situação fática, a ocorrência somente deve ser caracterizada quando presentes todos os elementos essenciais para que a situação produza os efeitos que lhes são peculiares. 
Resposta: Correta. Art.116, I do CTN. Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos tratando-se de situação de fato, desde o momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios;
D) Quando um negócio jurídico é fato gerador de um tributo e é celebrado sob condição suspensiva, a ocorrência somente deve ser considerada quando se realiza a condição. 
Resposta: Certa. Art. 117, CTN. Para efeitos do inciso II do artigo anterior e salvo disposição de lei em contrário, os atos ou negócios jurídicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados sendo suspensiva a condição, desde o momento do seu implemento;
E) O fato gerador da obrigação acessória é a situação definida em lei que obriga o sujeito passivo às prestações de fazer ou não-fazer que constituam objeto da obrigação. 
Resposta: Errada. Art, 115, CTN. O fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou abstenção de ato que não configure obrigação principal.
4) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Tributário Nacional: 
I - A obrigação tributária principal surge com a ocorrência do fato gerador, tendo por objeto prestações positivas ou negativas no interesse da fiscalização dos tributos.
Resposta: Errada. Art. 113, §2º, CTN: A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
II - A definição legal do fato gerador deve ser interpretada considerando-se a validade jurídica dos atos praticados pelos contribuintes. 
Resposta: Errada. Art. 118, I, CTN. A definição legal do fato gerador é interpretada abstraindo-se da validade jurídica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos. 
III- Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente a sua ocorrência. 
Resposta: Correta. Art. 114, CTN. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.
IV- A autoridade administrativa poderá desconsiderar negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador, observados os procedimentos a serem definidos em lei ordinária.
Resposta: Correta. Art. 116, § único: A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária.
A) Estão corretas apenas as assertivas I e II. 
B) Estão corretas apenas as assertivas I e III. 
C) Estão corretas apenas as assertivas III e IV. 
D) Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
5) INDIQUE A OPÇÃO CERTA: 
A) Na doação sob condição resolutiva não ocorre o fato gerador do tributo; 
Resposta: Errada. Art. 117, II, CTN. Tratando-se de negócios sujeitos à condição resolutiva, considera-se ocorrido o fato gerador da obrigação tributária no momento da celebração do negócio. 
B) As convenções particulares, no tocante à responsabilidade pelo pagamento de tributos, desde que efetivadas por escritura pública e levadas a registro no cartório competente, podem ser opostas à Fazenda Pública, em determinadas situações; 
Resposta: Errada. Art. 123, CTN. Não podem ser opostas as convenções particulares em face da Fazenda Pública.
C) A obrigação tributária principal é obrigação de fazer; 
Resposta:  Errada. Art. 113, § 1º, CTN. A obrigação tributária principal corresponde a uma prestação de pagar determinada quantia.
D) A solidariedade tributária não comporta o benefício da ordem.Resposta: Correta. Art. 124, § único. A solidariedade referida neste artigo não comporta benefício de ordem.

Continue navegando