Buscar

Atividade 3 PROGRAMA DE INTEGRAÇAO SAÚDE COMUNIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 - PROGRAMA DE INTEGRAÇAO SAÚDE COMUNIDADE
Toda comunidade tem seus hábitos, valores e conceitos que formam a sua cultura. De um modo geral, essa cultura beneficia a saúde ou não prejudica, mas existem costumes e crenças que prejudicam a saúde das pessoas. As informações do cadastramento somadas a outras informações registradas em reuniões, visitas domiciliares, papos de rua, ao serem levadas para a equipe de saúde vão ajudar a conhecer a cultura da comunidade e a fazer parte do diagnóstico de saúde da comunidade. 
 Conhecendo a cultura da comunidade, o ACS, com orientação da unidade de saúde irá saber como proceder quando as pessoas deixarem decuidar da saúde por motivos culturais ou por certos tabus.As crenças religiosas tem muito a ver coma saúde, há por exemplo, religiões que nãopermitem transfusões de sangue, outras só aceitam métodos naturais de planejamento familiar,todos os dados sobre religião são importantes para a equipe de saúde.Todos os dados devem ser anotados pelo ACS e analisados com muito cuidado pela equipe desaúde, essas informações são preciosas na hora de planejar as ações preventivas. Rezadeiras,benzedores e curandeiros conhecem a comunidade e s abem dizer no que as pes soas maisacreditam, o ACS pode conversar com a equipe de saúde e pode passar orientações segurassobre a utilização ou não das plantas medicinais. É preciso muitas informações sobre umacomunidade para que se possa fazer um diagnóstico de saúde.O diagnostico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e asnecessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança,transporte, habitação bem como permite conhecer como é a organização dos serviços desaúde
O diagnóstico comunitário é uma das etapas do planejamento local realizado na Estratégia Saúde da família, com o objetivo de reconhecer o território sob responsabilidade das equipes, os hábitos e modos de vida da população, a fim de identificar os principais problemas de saúde da comunidade, os fatores de risco e de promoção de saúde.
O acompanhamento dos resultados obtidos fortalece a equipe e auxilia no direcionamento das atividades, evitando assim o desperdício de tempo e esforços em ações não afetivas. Os indicadores de saúde são usados como ferramenta, para monitorar, identificar, avaliar ações e subsidiar decisões do gestor, assim é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências. 
Os indicadores de saúde são: taxa de crescimento da população, proporção de idosos na população, taxa de mortalidade e rede interagencial de informações para a saúde. Há ainda os indicadores demográficos que são feitos por determinadas áreas e indicadores sociais que s ãoutilizados como indicadores sanitários indiretos como distribuição de renda, renda per capita.Em suma como produto desse processo, obter-se a o estabelecimento de uma rede socialsolidária, que resultara em melhoria das condições de saúde da comunidade, dos trabalhadoresinseridos nesse espaço e a ampliação de projetos sociais envolvendo diferentes sujeitos dacomunidade na busca de recursos.

Outros materiais