Buscar

CONTXT BELA, ETICA PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA DE BIOETICA E BIOSSEGURANÇA EM SAUDE
Bruna Isabela da Silva Vasconcelos
04126390
Estética e cosméticos
Ética ao profissional de saúde:
Segundo a filósofa Hannah Arendt "A essência dos Direitos Humanos é direito a ter direitos". Essa citação esclarece a importância da preservação dessas atribuições em meio ao Estado Civil. Deste modo, se relaciona à questão da ética ao profissional da saúde como uma falha na manutenção dos direitos humanos, na qual, configura-se um grave problema, em virtude da ausência dos princípios morais do profissional, no mercado de trabalho, e de suas diversas consequências. Diante disso, é necessário a discussão desses aspectos afim de um melhor funcionamento da sociedade.
 Em primeira análise, é crucial salientar a importância que a ética tem na saúde. Deste modo, é muito comum presenciar a ausência de princípios morais de um profissional no trabalho, especialmente na saúde, onde diversas pessoas trabalham de uma forma qualquer, visando somente na sua vida financeira e não se preocupando com os danos morais que podem acarretar, não tendo a minima consciência que o que fazem podem estar comprometendo vidas. Posto isso, segundo o filósofo Robert Solomon "para tomarmos as melhores decisões profissionais é preciso começarmos a pensar de forma ética". Nesse sentido, os médicos devem dar prioridade para os pacientes com casos mais graves, idosos e crianças, pois é o senso ético que vai levar a tomar decisões certas e dar prioridade para os grupos mais vulneráveis da coletividade.
 Ademais, é imprescindível a discussão dos impactos e consequências causados por um indivíduo que não possui princípios morais no mercado de trabalho, pois apesar dos danos colaterais, comprometem a produtividade e eficiência do serviço. Logo, de acordo com o filósofo Immanuel Kant "O mais alto valor moral do caráter consiste em fazer o bem não por desejo pessoal, mas por dever". Acerca disso, todo técnico de saúde deve seguir seu código de conduta para que não haja conflitos no ambiente de trabalho que possam afetar o desempenho de projetos internos, ou até mesmo perder seu emprego caso for antiético. 
 Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto a ética profissional. Para isso, cabe ao Mistério Público Federal, cuja função é atuar como fiscal de leis, fazer com que haja o cumprimento da lei nº 1171 94, a fim de que todo indivíduo possa seguir o código de conduta corretamente e podendo assim solucionar a maioria dos problemas relacionados a essa mazela.

Continue navegando

Outros materiais