Buscar

DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS DIFERENTES FAIXAS GERACIONAIS Parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS DIFERENTES FAIXAS GERACIONAIS Parte 2
1sobre a delimitação do campo da psicologia do desenvolvimento,
 I. O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida.
II.  O desenvolvimento humano faz interface com vários campos da psicologia, mas está desconectado das demais áreas do conhecimento.
III. O estudo do desenvolvimento humano, desde os seus primórdios, focou no desenvolvimento dos indivíduos ao longo de todo o ciclo vital. I. 
2importância da educação dos sentidos, A visão, o tato e a audição são os meios pelos quais a criança descobre o mundo, sendo que nesta fase ela não tem medo de ver, ouvir e sentir. 
3produções da psicologia do desenvolvimento no Brasil, A produção nacional sobre a psicologia do desenvolvimento ainda se encontra tímida, o enfoque maior é na infância e adolescência. 
4aprendizagem por meio da interação com o meio, assinale a alternativa que apresenta o idealizador dessa corrente teórica: Lev Vygostky, psicólogo russo. 
5produções da psicologia do desenvolvimento no Brasil, A produção nacional sobre a psicologia do desenvolvimento ainda se encontra tímida, o enfoque maior é na infância e adolescência. 
6influência da família e da escola no desenvolvimento do adolescente, 
 I. ( V ) Discutir o manual Famílias e Adolescentes, do Ministério da Saúde, em reuniões de pais e mestres, é uma ação que promove o desenvolvimento positivo dos adolescentes.
II. ( F) Apesar do manual orientativo para os pais, a escola é o principal microssistema de desenvolvimento do adolescente, pois nela acontecem as interações essenciais.
III. ( V ) Ações adotadas pelos sistemas educacionais e de saúde pública interferem no desenvolvimento do adolescente e na vida de sua família.
7importância da leitura na primeira infância, 
I. ( V) É por meio do estímulo à leitura de imagens e desenhos que desperta-se a curiosidade e o interesse das crianças em aprender.
II. ( F) O manuseio e a exploração dos livros pelas crianças é desnecessário no momento da leitura.
III. (V ) A escuta de histórias na escola oportuniza momentos prazerosos em grupo, enriquece o imaginário e amplia o vocabulário. – – 
8ampliação da concepção de psicologia do desenvolvimento, assinale a alternativa que indica as principais alterações nessa área de atuação: Elaboração de programas de intervenção na prevenção e promoção de saúde, especialmente nos contextos das práticas de profissionais da área de saúde e educação. 
9atividades motoras finas em crianças de dois anos, Atividades com massa para modelar e giz de cera fortalecem o desenvolvimento motor fino. 
1. Piaget( 1 ) O ser humano começa com um pequeno repertório de esquemas sensoriais e simples, que se desenvolve na infância para esquemas mentais complexos.
( 1) Para esse estudioso, há três pontos significativos de reorganização ou equilibração, cada um introduzindo um novo estágio de desenvolvimento.
2. Vygotsky( 2 ) Esse pensador trabalha com a ideia de que a relação do homem com o mundo não é direta, mas sim mediada.
3. Wallon( 3) O estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como geneticamente social e estudar a criança contextualizada, nas relações com o meio.
1. Primeira fase( 1) A criança realiza qualquer função que ela domina com o objeto.
2. Segunda fase( 2) A criança manuseia o objeto a partir da real função que se atribui a ele.
3. Terceira fase( 3) A criança, dominando a real função do objeto, utiliza-o para outras finalidades.
5/2a expressão “criança egocêntrica”, A criança está centrada em si, ou seja, tudo ocorre em função de suas necessidades. 
3/3sobre a teoria do curso de vida, 
I. Nesta visão, cada geração pode tomar decisões e promover eventos no curso de vida das outras.
II.  Nesta teoria, as potencialidades são expressas por meio do grau de maleabilidade presente nos indivíduos.
III. A teoria do curso postula conceitos do desenvolvimento humano, equiparando-se aos modelos tradicionais.I e II. 
4/3sobre os oitos estágios do ciclo de vida proposto por Erikson, 
I.   ( V) Os quatro primeiros estágios ocorrem durante a infância, o quinto está ligado à adolescência e os três últimos à vida adulta.
II.  ( F ) O terceiro estágio, que vai dos treze aos dezesseis anos, é marcado por uma crise entre iniciativa versus culpa e corresponde à fase anal de Freud.
III. ( V) A forma como o indivíduo resolve cada uma das crises, nos diferentes estágios, marca a sua personalidade na vida adulta.
IV.  ( F ) Para Erikson, as crises podem ser resolvidas na fase em que surgem, mas o melhor é que sejam resolvidas nas fases seguintes. 
8/3sobre as mudanças que ocorrem na vida dos indivíduos, 
I.   ( V) Há um consenso entre os pesquisadores de que as mudanças que ocorrem na vida dos indivíduos é um dos objetos de estudo da psicologia do desenvolvimento.
II.  ( V) As mudanças no desenvolvimento são adaptativas, sistemáticas e organizadas, e refletem situações internas e externas vivenciadas pelo indivíduo.
III. ( F ) As variáveis externas, que afetam e promovem mudanças às pessoas, são aquelas ligadas à maturação orgânica do indivíduo. – – 
9/3 sobre o conceito de mediação nos processos de aprendizagem, Lev Vygotsky. 
10/3compreensão da adolescência de acordo com as atuais teorias do desenvolvimento, 
I.   As teorias atuais do desenvolvimento definem a adolescência como um momento do curso de vida que tem um início e um fim bem definidos.
II.  Considerar que a rebeldia e a impulsividade são características intrínsecas da adolescência é estar de acordo com as teorias atuais do desenvolvimento.
III. Investigar os mecanismos subjacentes à competência do adolescente pode gerar uma compreensão mais acurada das características que surgem nessa fase. III

Continue navegando