Buscar

prova cidades educadoras PARTE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova cidadeseducadoras parte 1
1quais as relações estabelecidas pela paisagem como produto e produtora de cultura: A paisagem se relaciona com os processos cognitivos, envolvendo a percepção, a atenção, o raciocínio e a memória. 
2Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o marketing urbano,:É um importante aliado no processo de projeção da imagem da cidade no cenário mundial para atração de recursos e investimentos. 
3sobre os sistemas escolares no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial:
caracterizaram-se pela incapacidade do sistema em atender à demanda escolar. 
4 o objetivo do Estatuto da Cidade: Estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental 
5que maneira a percepção da paisagem se relaciona ao conceito de cidade educadora: Está relacionada à percepção do espaço, à observação de odores e ao processo de apropriação e corresponsabilidade na produção da cidade. 
6que se baseia o modelo Barcelona de planejamento urbano: Baseia-se na atração de investimentos internacionais, na exploração da imagem positiva da cidade e na oportunidade de desenvolvimento urbano por meio do incentivo de megaeventos. 
7sobre o papel da escola sob o olhar de Paulo Freire: Há possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação 
8sobre os novos paradigmas no processo de aprendizagem que surgiram a partir das novas gestões urbanas impulsionadas por Barcelona: Destacam a pedagogia não institucional, a qual busca a educação permanente, utilizando outros métodos para além do expositivo. 
9sobre a importância da mídia na educação: tem capacidade de influenciar na formação de opinião. 
10sobre os problemas da urbanização, assinale a alternativa que indica corretamente quais problemas socioeconômicos vão surgir em decorrência da urbanização não atrelada a um planejamento específico: Desemprego, pobreza, poluição e saneamento básico. 
1. Espaços receptores(1 ) Não apresentam a mesma condição privilegiada propícia à reprodução e à acumulação do capital, tampouco diversidade produtiva e social ou atividades intensivas em conhecimento e tecnologia.
2. Espaços difusores(2 ) São as metrópoles: concentradores de população e capital, lugares de poder e referência, capazes de atrair empresas multinacionais.
3. Escala mundial(3 ) Organizações como a ONU, a Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial do Comércio.
4. Escala regional( 4) Organizações como o Mercosul, associação europeia, Eurocities, Organização Continental Latino Americana. 4 – 2 – 3 – 1 
2/2os instrumentos utilizados pelos governos locais para o desenvolvimento da sua recuperação econômica no final do século XX: Foram utilizados instrumentos como o aumento de subsídios, a redução de impostos e a organização do território para o desenvolvimento da propriedade industrial.
3/2a definição “tudo o que pode se observar no espaço geográfico” refere-se à noção elementar do conceito de: paisagem. 
5/2a relação entre as transformações sociais e urbanas:Quando a sociedade muda seus hábitos, gostos e necessidades, a cidade muda buscando atender às demandas da sociedade. 
6/2as três partes que dividem os princípios da Carta das Cidades Educadoras: Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas. 
7/2as bases do modelo de desenvolvimento urbano considerado estratégico para atrair recursos e promover o desenvolvimento local: Empresariamento, desenvolvimento de projetos e na venda de espaços estratégicos. 
8/2sobre a defesa do educador Paulo Freire como conferencista do II Congresso da AICE: Defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso o projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor. 
10/2escolha do tema central dos debates, ocorridos em 2014 em Barcelona, intitulado “Uma cidade educadora é uma cidade que inclui”: O tema foi escolhido devido ao crescimento das desigualdades sociais e espaciais nas cidades. 
3/3mportância da família e da escola para efetivar a proposta de cidade educadora:A família e a escola são fundamentais na socialização e educação das pessoas e, portanto, para que a cidade tenha uma proposta de cidade educadora precisa do compromisso e cooperação de ambas. 
4/3sobre o atual modelo de planejamento urbano mais difundido no Brasil e na América Latina: O modelo adotado é o estratégico, o qual responde à flexibilidade do mundo globalizado, à complexidade do atual estágio da economia capitalista e à fácil comunicação entre as metrópoles estruturadas em redes. 
5/3objetivo de usar estratégicas de atuação para tornar Barcelona uma cidade competitiva: As estratégias de atuação objetivavam tornar Barcelona um centro internacional de comércio e consumo. 
6/3sobre a percepção da paisagem da cidade educadora: Tal percepção compreende as metodologias, as competências e as habilidades envolvidas no processo. 
9/3a importância da pesquisa etnográfica: É uma metodologia alternativa que busca compreender como determinados grupos se relacionam em determinados contextos.

Continue navegando