Buscar

TEÓRICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEÓRICOS
	APRENDIZAGEM
	DESENVOLVIMENTO
	COMPORTAMENTO
	TEORIA
	PIAGET
	De acordo com Piaget, “crianças não são depósitos vazios, mas sim construtores ativos de conhecimento. aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.
	Esse processo evolutivo é constituído por quatro estágios: 1º estágio: sensório-motor: de 0 a 2 anos, 2º estágio – pré-operatório: de 2 a 7 anos, 3º estágio – operacional concreto: de 7 até 11 ou 12 anos, 4º estágio – operacional formal: de 12 anos em diante.
	Piaget considera tudo no comportamento (motor, verbal e mental) parte da ação. Mesmo a percepção é, para ele, uma atividade e a imagem mental é uma imitação interior do objeto. “Pode-se falar em ação sensório-motor, ação verbal e ação mental.
	Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
	VYGOTSKY
	Vygotsky entende que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas por meio da linguagem. Ele defende que, por mais que um indivíduo tenha biologicamente potencial de se desenvolver, se ele não interagir com os outros, não se desenvolverá como poderia.
	Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.
	Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
	A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.
	WALLON
	A teoria de Henri Wallon trabalha com o conceito de que o processo de aprendizado é constituído pela dialética. Nesse caminho, fica desaconselhado indicar verdades absolutas sobre o modo como a gente aprende. Por isso que a revitalização de possibilidades e direcionamentos se mostra mais indicado a essa perspectiva.
	Wallon apresenta uma série de Estágios do desenvolvimento, sendo eles: impulso emocional: ocorre no primeiro ano de vida (0 -1); Sensório motor e Projetivo :Inicia-se de um aos três anos de idade; Personalismo :Ocorre dos três aos seis anos de idade; Categorial: Ocorre entre os seis e os onze anos de idade; Adolescência :Ocorre a partir dos 11anos, novas definições do contorno das personalidades, devido às modificações hormonais;
	Para Wallon, o processo de desenvolvimento infantil ocorre com rupturas, quebras e reviravoltas, ocasionando mudanças em cada etapa das anteriores. Assim, essas experiências promovem mudanças no comportamento da criança. Para Wallon a escola deve fornecer formação integral ao aluno constituída de afetividade, cognição e aspectos sociais.
	A teoria de desenvolvimento cognitivo de Wallon, é centrada na psicogênese do ser humano como um todo, seu estudo foi relacionado em três aspectos: afetivo, cognitivo e motor.
	AUSUBEL
	A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu
conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu
menos essa incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado
isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
	Ausubel propõe distinguir dois eixos
ou dimensões diferentes que originarão, a partir dos diversos valores que possam tomar em cada caso,
a classes diferentes de aprendizagem.
Aprendizagem significativa
Aprendizagem memorística
O primeiro é o eixo relativo à maneira de organizar o processo de aprendizagem e a estrutura
em torno da dimensão aprendizagem por descoberta/aprendizagem receptiva.
	Para que a aprendizagem significativa ocorra é preciso entender um processo de modificação do
conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a
importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento.
	A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.

Continue navegando