Buscar

O ECA E A JUSTIÇA RESTAURATIVA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um(a):
	
	
	
	lei que se dirige às crianças e jovens até os 24 anos de idade.
	
	
	decreto presidencial para proteção aos jovens e crianças.
	
	
	resolução do Senado Nacional para auxiliar o conselho tutelar.
	
	
	lei que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
	
	
	conjunto de resoluções e decretos a fim de proteger as crianças dos crimes e violências.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Pedro, funcionário do Tribunal de Justiça, tem um filho de 15 anos que está cumprindo medida socioeducativa. Procurou o atendimento do Serviço Social para obter esclarecimentos sobre os princípios que regem a execução de tais medidas. O assistente social esclareceu que se configura como princípio da:
	
	
	
	excepcionalidade da intervenção judicial e da imposição de medidas, favorecendo-se meios de autocomposição de conflitos.
	
	
	prioridade a práticas ou medidas que sejam corretivas e não restaurativas e, atendendo às necessidades da sociedade, da família, das vítimas, adequando às condições existentes do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Atendimento Socioeducativo.
	
	
	generalização no atendimento e não individualização, pois levar em consideração as circunstâncias pessoais e particulares do adolescente não favorece o processo socioeducativo.
	
	
	máxima intervenção de internação, não se restringindo ao necessário para a realização dos objetivos da medida, mas o foco deve ser o desenvolvimento do adolescente, para evitar a reincidência do ato infracional.
	
	
	legalidade, podendo o adolescente receber tratamento mais gravoso do que o conferido ao adulto, considerando o processo socioeducativo estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação à mediação de conflitos, responda:
	
	
	
	a atividade que estimula tais conflitos, considerando que o mediador, figura parcialmente envolvida, deve compreender a impossibilidade de se construir consenso quando as pessoas envolvidas pensam diferentemente.
	
	
	o processo que compõe uma interlocução entre as opiniões diferenciadas em que o mediador, que deve ser neutro, assume o papel principal de incentivá-las para que possa vencer o melhor argumento.
	
	
	nenhuma das alternativas.
	
	
	o procedimento no qual os participantes com a assistência de uma pessoa imparcial ¿ o mediador ¿ colocamos questões em disputa com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.
	
	
	a situação em que são apresentados casos antagônicos e que o mediador, em uma postura imparcial, deve conduzir o debate e se posicionar a favor da melhor ideia.