Buscar

critérios de inclusão e exclusão

Prévia do material em texto

Critérios de inclusão e exclusão utilizados para a pesquisa 
 A pesquisa em destaque será uma resposta rápida e para que o risco de viés seja diminuído é pertinente que os pesquisadores façam uma busca criteriosa e detalhada. Para a presente pesquisa dois revisores participarão das etapas de elegibilidade dos artigos, assim como da extração dos dados e da avaliação da qualidade metodológica. É pertinente destacar também que as dúvidas que porventura surgirem no que concerne a seleção dos achados serão resolvidas em comum acordo. 
 Os atalhos de elegibilidade serão: revisões sistemáticas publicadas em português, inglês e espanhol, dentro do limite temporal 2019 a 2023, que analisaram a saúde mental de pacientes internados em decorrência da Covid.
Algumas definições foram consideradas, a saber:
· Saúde mental: condição clínica que é afetada por uma série de fatores como diferenças culturais, regionais e julgamentos subjetivos. O ministério da saúde aponta que a saúde mental deve ser vista de forma ampla e não apenas como ausência de doenças. Em se tratando de doença mental decorrente da internação por covid é urgente uma iniciativa com vistas a abordar, tratar e recuperar a saúde psicológica desses indivíduos (Ávila et al. 2021). 
· A grande maioria das infecções por covid exteriorizam quadros leves, entretanto alguns apresentam quadro clínicos graves que muitas vezes é necessário internação. Nisto, alguma parcela da população internada, por motivos diversos, desenvolve distúrbios mentais durante ou após a internação (LUZ et al. 2020). 
· A condição aqui apresentada merece atenção segundo Zanini et al. (2021), uma vez que o estigma decorrente da doença é um grande fardo para a pessoa que apresenta tal distúrbio. Assim uma será buscado na literatura uma abordagem que garanta apoio a esses pacientes, posto que isso é uma necessidade urgente.
 Os atalhos de exclusão: estudos fora do limite temporal estabelecido, fuga do tema, literatura cinzenta e a não avaliação da qualidade metodológica, revisão de escopo, revisão integrativa, síntese de evidências, estudos primários e estudos de avaliação de tecnologias de saúde.
Referencias
 
ÁVILA, F. M. V. P., et al. Fatores associados aos sintomas de depressão entre idosos durante a pandemia da COVID-19. Texto & Contexto Enfermagem, v. 30, n. 2, p. 380-392,.2021. 
LUZ, D. C. R. P. et al. Burnout e saúde mental em tempos de pandemia de COVID - 19. Nursing (São Paulo). v. 24, n. 276, p. 5714-5725, 2021.
Zanini, A. M. et al. Atuação da psicologia em um centro de terapia intensiva dedicado para COVID-19: relato de experiência. REV. BRAS. PSICOTER., PORTO ALEGRE, 23(1), 43-58, 2021.

Continue navegando