Buscar

Gestão e Políticas Públicas Municipais


Prévia do material em texto

O planejamento tributário consiste em adequar a organização da melhor maneira possível a fim de buscar constantemente a diminuição dos custos do empreendimento, desde que os meios sejam lícitos e possíveis juridicamente.
 
Sobre os objetivos do planejamento tributário, classifique V as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Evitar a incidência de um tributo: O melhor do planejamento é quando se evita o pagamento de um tributo. Ou seja, você impede o fato gerador e não há no que se falar de obrigação tributária.
 
( ) Reduzir os valores de recolhimento: É inevitável ter que pagar tributos. O bom é que as escolhas do Planejamento poderão levar a sua empresa em uma situação de redução desses valores de recolhimento, seja com uma redução da alíquota ou na mudança da base.
 
( ) Retardar uma obrigação tributária: Se você conseguiu afastar a incidência, ou ainda reduziu os valores de recolhimento é possível trabalhar com a possibilidade de retardar a obrigação.
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A
 V – V – F. 
B
 F – V – F. 
C
  V – V – V.
D
 V – F – F.
AnteriorPróxima
A Contabilidade é a ciência que tem por premissa estudar e praticar as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma entidade econômica. A Contabilidade, então, serve como ferramenta para o gerenciamento do patrimônio da empresa, prestação de contas aos sócios e às autoridades responsáveis pela arrecadação tributária.
Fonte: BRASIL. Código Tributário Nacional. Lei 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Disponível em:
 
 
 
A
 Compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. 
B
 Compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações empresariais a eles pertinentes.
C
 Compreende as leis, as resoluções e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. 
D
 Compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. 
AnteriorPróxima

Mais conteúdos dessa disciplina