Buscar

pedagogia, ensino no 4 semestral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Disciplina: PRINCÍPIOS E MÉTODOS DO CUIDAR E EDUCAR. 
Semestre: 4º SEMESTRE 
Professora: Maria Dolores Bortolança
ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 3 e 4 Enviar no Portfólio 2
· Salve este arquivo no seu computador e resolva as atividades aqui mesmo para me enviar no Portfólio 2. 
· Você pode responder cada Aula em no máximo duas (02) laudas (páginas). Texto de acordo com as normas da ABNT.
· Não se deve fazer cópia do material das aulas e nem copiar de materiais da internet ou livros, o texto deve ser escrito por você, ou seja, com suas palavras. 
· Não esqueça: Este arquivo contém duas atividades (Aula 3 e Aula 4)!
Vamos ao trabalho!
AULA 03 
01. Leia com atenção o fragmento abaixo que complementa a nossa Aula 03:
Tendo como pano de fundo o entendimento da educação infantil como um produto histórico e do educador infantil como um sujeito que tem a sua produção de saberes e de práticas mediada e condicionada pela maneira como o Estado enfrenta, no plano ídeo-político, os desafios postos pelas desigualdades, podemos agora refletir sobre a educação infantil como um acontecimento político. Entendemos que a educação infantil é um campo múltiplo de ideias que têm suas raízes nas práticas cotidianas e em lugares sociais diferenciados e relacionados a estruturas e concepções de poder. (NUNES, p. 91. 2009).
Nesta perspectiva, explique como devem estar organizados os espaços, mobiliários e materiais nas Instituições de Educação Infantil do Brasil? Explique cada um deles. Escreva com suas palavras.
Sugestão: Utilize como suporte para elaborar sua resposta o material os Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil, disponível em: 
< http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf > 
AULA 04 
RESPOSTA:
 Os espaços criados para crianças devem ser estruturados de acordo com a idade da criança, o que significa que podem apresentar problemas cognitivos e motores para que ela possa se desenvolver mais. A sala deve ser preenchida com objetos que reflitam a cultura e o ambiente social em que a criança está inserida. 
 A criança percebe que é fortemente influenciada pelo meio social em que cresce, e deixa sua marca nesse meio, que tem como principal referência sua família, apesar de todas as relações que ocorrem em todos os níveis sociais. Uma prioridade é promover a troca de conhecimento entre as crianças, colocando as histórias infantis em seu contexto. 
02. A partir da leitura do trecho abaixo e as informações trazidas na nossa última aula, a Aula 04, responda o que se segue:
Como um colecionador, a criança caça, procura. As crianças, em sua tentativa de descobrir e conhecer o mundo, atuam sobre os objetos e os libertam de sua obrigação de ser úteis. Na ação infantil, vai se expressando, assim, uma experiência cultural na qual ela atribui significados diversos às coisas, fatos e artefatos. Como um colecionador, a criança busca, perde e encontra, separa os objetos de seus contextos, vai juntando figurinhas, chapinhas, ponteiras, pedaços de lápis, borrachas antigas, pedaços de brinquedos, lembranças, presentes, fotografias. (KRAMER. In: BRASIL, p 16. 2006)
Como podemos perceber na afirmação de Kramer (2006) a criança cria, inventa, reaproveita, enfim, tudo pode se tornar um brinquedo ou uma brincadeira. Diante disso, como podemos assegurar que o brincar seja utilizado como um instrumento de mediação do conhecimento e não apenas como um passatempo nas Instituições de Educação Infantil? Explique com suas palavras. (2.5).
 RESPOSTA
 Os brinquedos fazem parte da vida das crianças, independentemente do seu nível social ou cultural. Os hábitos de brincar são característicos das crianças. Mesmo durante a amamentação, os bebês brincam com a comida. Portanto, proporcionar uma variedade de espaços para que as crianças brinquem e atuem nesses espaços proporcionará um novo desafio para que as crianças se tornem seus próprios agentes de aprendizagem de uma forma mais divertida. 
 Brincar não é um aspecto central da infância, mas tem um grande impacto no desenvolvimento infantil. Portanto, não devemos imaginar a infância tão distante dos brinquedos no mesmo sentido que aqui. E disponibilizamos brinquedos para as crianças, principalmente em um ambiente preparado para brincar com liberdade de ação e total interação com outras crianças. Ao brincar, a criança expressa suas inquietações, a forma como vê o mundo ao seu redor e, principalmente, sua infância. Também satisfaz suas necessidades: adquirir novos conhecimentos, habilidades, pensamento e compreensão coerentes e lógicos. Você se percebe como parte do ambiente e interage com todos ao seu redor para criar seu jogo.

Outros materiais