Buscar

Alegoria da Caverna de Platão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir do trecho da Alegoria da Caverna de Platão, e da figura abaixo, indique quais as nossas cavernas atuais? Como fugir delas? E o que nos impede de fugir dessas cavernas?
De acordo com o texto podemos entender que o pensamento de Platão é muito atual: os prisioneiros da caverna retratado no enunciado são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras, quanto a caverna é o nosso próprio corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, “segundo Platão, é errôneo e enganoso." Podemos afirmar que as redes sociais é a principal caverna de nossa sociedade atual, virou verdadeiras vitrines do ego, que divulgam a falsa propaganda de vidas felizes, mas que, superficialmente, sequer sabem o peso que a sua existência traz para o mundo. A ignorância, em nossos tempos, é cultivada e celebrada”.
As pessoas têm preguiça de pensar de buscar conhecimento através de uma boa leitura, a preguiça tornou-se um elemento comum em nossa sociedade, com o avanço das tecnologias que só estimula e proporcionam uma facilidade momentânea. A preguiça intelectual tem sido, a principal vilã e talvez, a mais forte característica de nosso tempo nos impede de fugir dessas cavernas. A dúvida socrática, o questionamento, a não aceitação das afirmações sem antes analisá-las (elementos que custaram a vida de Sócrates na antiguidade) são hoje desprezados.
A política, a sociedade e a vida comum deixaram de ser interessantes para os cidadãos do século XXI que apenas vivem como se a própria vida tivesse importância maior que a preservação da sociedade. As notícias falsas estão enganando cada vez mais pessoas que não se prestam ao trabalho de checar a veracidade e a confiabilidade da fonte que divulga as informações. O caminho que temos para fugir dessa caverna é através do conhecimento racional, que se adquire com leituras pesquisas científicas.
Veja mais sobre "Mito da Caverna" em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/mito-caverna-platao.htm

Continue navegando