Buscar

PTI - EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa 
Professor(es) Autor (es): Sarah Fantin de Oliveira Leite Galvão 
Tema: Empreendedorismo Social e Negócios Sociais
1) O Melo Neto & Froes, (2002, p.9), dizem que o empreendedorismo social direciona o foco de sua atuação para a sociedade, envolvendo em seu plano de ação o governo, o setor privado e a comunidade que são setores que detém um papel fundamental de transformação e poder de impacto, incluindo também as questões ambientais. Diferentemente do empreendedorismo tradicional, o objetivo do empreendedorismo social é sempre transformar a realidade de comunidades pobres, melhorando a qualidade de vida das populações, em vários aspectos: saúde, alimentação, moradia, geração de trabalho e renda, lazer, recreação, cultura etc.
O empreendedor social, nesse aspecto, normalmente é visto como um agente de mudanças, ou como um líder inovador, dotado de qualidades que o predispõe a realização de inovações (GRENIER, 2006).
O Yunus é o idealizador do empreendedorismo social, porque conseguiu extrair da dificuldade financeira, vivenciada pelas pobres mulheres da aldeia de Jobra, visão pioneira, criativa, e corajosa com a liberação de empréstimos para incentivar a economia com geração de renda, incentivo a qualificação e erradicação da pobreza e promoção da prosperidade em Bangladesh.
2) O Instituto Chapada idealizado pela pedagoga Cybele Oliveira, que tem como intuito fortalecer e melhorar a qualidade da educação pública por meio de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas, bem como, pela criação de redes colaborativas que atuam como engrenagens para melhorar o bom funcionamento do sistema de educação público. 
A principal meta desse projeto é tornar realidade o sonho de muitos jovens de escolas públicas de entrar em universidades conceituadas, de tornar real o sonho do curso em faculdade pública para possibilitar aprendizado, crescimento intelectual e excelentes oportunidades no mercado de trabalho, além de atenuação financeira, posto que, muitos não tem condições de estudar em faculdade privada.
REFERÊNCIAS
GRENIER, P. Social Entrepreneurship: Agency in a Globalizing World. In: NICHOLLS, A. (Ed.), Social entrepreneurship: New paradigms of sustainable social change. Oxford: Oxford University Press, 2006, p. 119–143.
MELO NETO, P. Francisco e FROES, César. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
https://www.ecycle.com.br/empreendedorismo-social/

Continue navegando