Buscar

PAPER INTRODUCAO A PESQUISA

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PESQUISA
 
	
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 “A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p.155)
Processos industriais são criados, organizações são desenvolvidas e sabemos como é a história da humanidade, desde as primeiras civilizações até os tempos atuais. Também é possível conhecer desde nossa própria estrutura mental e genética até saber como atingir um cometa em plena trajetória a milhões de quilômetros da Terra, além de explorar o espaço. Na pesquisa inclusive, são abordados temas como as relações interpessoais (amizade, namoro e casamento etc..), a violência, os programas de televisão, o trabalho, as doenças, as eleições presidenciais, os esportes, as emoções humanas, a maneira de nos vestirmos, a família e tantos outros que são habituais em nossas vidas (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 21).
Segundo Barros e Lehfeld (2005) pesquisa cientifica na prática é o emprego de um conjunto de mecanismos objetivos e sistemáticos empregados pelo pesquisador, são ações que visão solucionar um problema, produzir ou reconstituir um conhecimento no que se refere à realidade.
REFERÊNCIAS
BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A.S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia da pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

Continue navegando