Buscar

Tic´s 2 - Desenvolvimento Puberal

Prévia do material em texto

FACULDADES INTEGRADAS PADRÃO – GUANAMBI - BA SISTEMAS ORGANICOS INTEGRADOS V
5º PERIODO
JOSÉ VINICIUS ALVES CARDOSO
ATIVIDADE ACADÊMICA
TIC’S DESENVOLVIMENTO PUBERAL – SEMANA 2
QUAIS OS FATORES HABITUALMENTE INTERAGEM PARA DETERMINAR O INÍCIO DA PUBERDADE PRECOCE E COMO DEFINIR A PUBERDADE PRECOCE ATUALMENTE
GUANAMBI/BA
2022
Quais os fatores habitualmente interagem para determinar o início da puberdade?
■ Exposição a desreguladores endócrinos
Diversos desreguladores endócrinos (DE), como fitoestrógenos (são um grupo de componentes não-esteróides com propriedades estruturais e funcionais semelhantes às dos estrogênios), pesticidas, produtos químicos industriais (bisfenol A, encontrado em plásticos e em revestimentos internos de latas que condicionam alimentos) e ftalatos (presentes em embalagens para alimentos, copos plásticos, tubos de PVC e brinquedos para crianças), foram identificados como possíveis agentes que afetam o desenvolvimento puberal em humanos. 
Os efeitos dos DE no sistema endócrino dependem da dose e da duração da exposição, bem como do estágio do desenvolvimento no qual o indivíduo foi exposto e da suscetibilidade individual.
Os DE apresentam propriedades semelhantes aos hormônios e afetam o sistema endócrino por atuarem como agonistas ou antagonistas. Desse modo, os DE influenciam a puberdade devido a seus efeitos estrogênicos, antiestrogênicos, androgênicos ou antiandrogênicos, ou por seus efeitos diretos no GnRH hipotalâmico.
■ Exposição crônica a esteroides sexuais
PPC pode ser desencadeada pela exposição crônica prévia a esteroides sexuais, geralmente denominada PPC secundária, a qual resulta em aceleração do crescimento linear, avanço da idade óssea e maturação hipotalâmica. Ocorre geralmente quando a idade óssea se situa entre 10 e 13 anos. O principal exemplo dessa condição é a PPC que ocorre após a supressão/cancelamento dos esteroides sexuais em virtude do tratamento tardio de formas virilizantes de hiperplasia adrenal congênita, testotoxicose ou síndrome de McCune-Albright, bem como após a ressecção de tumores secretores de esteroides sexuais.
■ Hipotireoidismo primário
Hipotireoidismo primário de longa duração, grave e não tratado, representa a única forma de PP em que se observam crescimento deficiente e retardo da idade óssea, caracterizando a síndrome de van Wyk-Grumbach. O quadro é reversível com a reposição de levotiroxina. Cistos ovarianos (solitários ou múltiplos) podem ser observados à US pélvica. Em meninos, os testículos estão aumentados devido ao incremento do tamanho dos túbulos seminíferos. A síndrome é causada pelo TSH elevado, que pode atuar sobre os receptores do FSH, causando efeitos gonadotróficos.
Como definimos a puberdade precoce atualmente?
A puberdade é considerada precoce quando o aparecimento dos caracteres sexuais secundários ocorre antes dos 8 anos de idade no sexo feminino, e antes dos 9 anos no sexo masculino. Esse conceito baseia-se em estudos longitudinais europeus da década de 1960. Os limites de idade cronológica que definem puberdade precoce foram objeto de extensa discussão. 
Em 1999, o Comitê da Lawson Wilkins Pediatric Endocrine Society apontou novos limites para definição de puberdade precoce no sexo feminino, ou seja, idade < 7 anos em meninas brancas e < 6 anos nas afro-americanas. Tais recomendações basearam-se no estudo americano de Herman-Giddens et al., que incluiu 17 mil meninas com idade entre 3 e 12 anos, examinadas em 65 consultórios pediátricos. Nesse estudo, 15,4% das meninas afro-americanas e 5% das brancas com idade < 7 anos e 37,8% das negras e 10,5% das brancas aos 8 anos de idade já apresentavam desenvolvimento mamário. Em relação aos pelos pubianos, 17,6% das afro-americanas e 2,8% das brancas aos 7 anos de idade, bem como 34,3% das meninas afro-americanas e 7,7% das brancas aos 8 anos já apresentavam pubarca. 
Recentemente, dados de um estudo com 1.239 meninas entre 7 e 8 anos de idade provenientes de três centros americanos distintos (examinadas pela palpação das mamas) demonstraram que, aos 7 anos, 10,4% das meninas brancas e 23,4% das afro-americanas apresentavam desenvolvimento mamário, ao passo que aos 8 anos esse percentual foi de 18,3% para as brancas e 42,9% para as afro-americanas. Dessa maneira, esses estudos em conjunto mostram alta incidência de desenvolvimento precoce de mamas e de pelos pubianos na população americana, principalmente entre afrodescendentes.
Referências:
VILAR, Lucio. Endocrinologia clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.
Parent AS, Teilmann G, Juul A et al. The timing of normal puberty and the age limits of sexual precocity: variations around the world, secular trends, and changes after migration. Endocr Rev. 2003; 24:668-93.
Brito VN, Latronico AC, Arnhold IJ et al. Update on the etiology, diagnosis and therapeutic management of sexual precocity. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2008; 52:18-31.

Continue navegando