Buscar

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA

Prévia do material em texto

Disc.: EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA   
	Aluno(a): KÁLINKA CAROLINE GODOY GRISANG
	201902152077
	Acertos: 9,0 de 10,0
	13/09/2023
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual das alternativas abaixo mostra os fatores que propiciaram uma nova perspectiva de trabalho e de vida para os servos, que aos poucos se desvincularam da servidão e caminharam para as cidades, contribuindo para aumentar a categoria de trabalhador urbano e livre?
		
	
	O surgimento dos espaços urbanos e a cultura de mercado.
	
	O surgimento das cidades e o advento das indústrias.
	 
	O surgimento das cidades e o fortalecimento do comércio.
	
	O surgimento do comércio e o crescimento das indústrias.
	
	O surgimento do comércio e da indústria.
	Respondido em 13/09/2023 10:07:08
	
	Explicação:
O que ocorreu foi que o fim do feudalismo foi propiciando uma acumulação primitiva (pelo comércio de longa distância) e a liberação da mão-de obra (pelo cercamento dos campos e a liberação dos artesãos, que perdem as condições objetivas de realizar seu trabalho). Assim, para que o modo de produção capitalista se constitua foi necessária a presença de capital e trabalho, que ao se relacionarem estabelecem relações de produção que operam uma separação entre os proprietários dos meios de produção (os capitalistas) e os não proprietários destes meios: os trabalhadores. Estes últimos, como não têm as condições objetivas de realizar um trabalho, já que não têm os meios e os instrumentos para produzirem, são obrigados a vender sua força de trabalho (isto é, sua capacidade de trabalho) para os capitalistas em troca de um salário.
 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade ........ ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. De acordo com o trecho citado acima,o capitalismo surge do esfacelamento de que modo de produção:
		
	
	contemporãnea
	 
	feudal
	
	escravista
	
	moderna
	
	antiga
	Respondido em 13/09/2023 10:10:26
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com o pensamento político e econômico sob a ótica do capital das teorias de J. M. Keynes: a principal crise vivida no capitalismo no século XX e que colocou em dúvida as determinações do liberalismo clássico, foi a crise de:
		
	 
	Crise de 1929
	
	Crise de 1950
	
	Crise de 1945
	
	Crise de 1939
	
	Crise de 1979
	Respondido em 13/09/2023 10:11:08
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A partir desta década e, principalmente no período de 1970/90, ocorre uma "nova configuração do sistema do capital", caracterizada, principalmente, por seu acentuado processo de mundialização. Assiste-se ao advento de um novo paradigma produtivo, o paradigma flexível, que se caracteriza por: I) introdução da informática na produção II) transferência das linhas de montagem dos países centrais para os periféricos III) produção diversificada IV) produção em massa e padronizada. Assinale a opção correta:
		
	 
	somente as alternativas I, III e são verdadeiras
	 
	somente as alternativas IIII e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II e III são verdadeiras
	Respondido em 13/09/2023 10:20:55
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Toda mercadoria é um objeto que tem uma utilidade, um valor de uso. Pode-se mesmo afirmar que as mercadorias diferenciam-se umas das outras por seu valor de uso, uma vez que cada necessidade corresponde a uma mercadoria com características específicas. Entretanto, para que os objetos possam ser mercadorias eles devem ter também valor de troca, ou simplesmente valor. Valor é o que permite que uma mercadoria seja trocada de mãos no mercado. Alguns bens existem de forma abundante na natureza. O ar que respiramos, por exemplo, é um bem que, apesar de essencial para a nossa sobrevivência, está disponível para todos. É possível afirmar então que o ar possui:
		
	
	um valor de troca máximo
	
	um valor de uso insignificante
	
	valor de troca, mas não valor de uso
	 
	um valor de uso, mas não de troca
	
	trabalho humano agregado a ele
	Respondido em 13/09/2023 10:21:29
	
	Explicação:
Valor de uso de um bem é a utilidade de algum objeto, por exemplo, o valor de uso da água é matar a sede do homem. Agora se essa mesma água for vendida num bar, ela terá um valor de uso, matar a sede, e um valor de troca, o quanto ela custa no mercado. Toda mercadoria é um objeto que tem uma utilidade, um valor de uso. Pode-se mesmo afirmar que as mercadorias diferenciam-se umas das outras por seu valor de uso, uma vez que cada necessidade corresponde a uma mercadoria com características específicas. 
Entretanto, para que os objetos possam ser mercadorias eles devem ter também valor de troca, ou simplesmente valor. Valor é o que permite que uma mercadoria seja trocada de mãos no mercado. 
As mercadorias são vendidas no mercado em troca de outros objetos ou de dinheiro, ou seja, ¿para tornar-se mercadoria, é preciso que o produto seja transferido a quem vai servir como valor de uso por meio da troca¿. O valor é a capacidade de uma mercadoria ser trocada por outra em uma operação de troca. A troca de bens só é possível porque as mercadorias trocadas têm o mesmo valor. 
Quando compramos uma mercadoria pagamos um preço por ela. Trocamos a mercadoria por outra mercadoria, o dinheiro.  A moeda, o dinheiro, já foi uma mercadoria que adquiriu o uso social de expressar o valor de todas as demais mercadorias. O dinheiro é uma mercadoria que espelha o valor das demais, ele adquiriu a função de ser o equivalente geral de valor de todas as demais mercadorias. O preço de uma mercadoria não é outra coisa que seu valor expresso nesse equivalente geral, isto é, expresso em dinheiro. 
No capitalismo, todas as mercadorias não possuem valor de uso para seus proprietários e têm valor de uso para seus consumidores. Assim, todas as mercadorias têm que trocar de mãos. O modo de produção capitalista é mercantil. Isso significa que a produção se organiza não em função do valor de uso, da utilidade dos bens para seus produtores, mas em função do valor de troca.
 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Teoria do Capital Humano tem um caráter ideológico. Ela oculta as contradições presentes na sociedade capitalista. Nessa perspectiva é possível afirmar que a teoria do Capital Humano: I) escamoteia a origem da divisão entre as classes sociais, com base na afirmação que a diferença de renda entre as pessoas é fruto de seu esforço e do seu talento individual. II) retira do debate a responsabilidade do Estado e da classe dominante pelas diferenças sociais e econômicas entre os indivíduos III) torna difícil a contestação à ordem burguesa, mantendo cada grupo social no seu ¿lugar¿, uma vez que responsabiliza cada um pelo seu fracasso ou sucesso social IV) reduz a desigualdade social a uma questão relacionada às diferenças de qualificação e de educação entre os indivíduos Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas IV e III estiverem corretas
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas
	Respondido em 13/09/2023 10:23:50
	
	Explicação:
A teoria do capital humano afirma que uma despesa em educação garante maior produtividade no trabalho e maior renda individual. Nesse sentido, a teoria caba por fazer acreditar que a decisão de aumentar a renda é uma escolha individual.Os sujeitos podem escolher livremente aumentar sua renda: basta investir em educação. Ser rico ou pobre é uma decisão de cada indivíduo. Se não se é bem sucedido, a responsabilidade é do indivíduo. O fato do indivíduo não ser proprietário de capital, ou não ser um burguês pouco importa, uma vez que investindo em capital humano o indivíduo poderá aumentar sua renda. É dele a decisão. A idéia que se passa é que a médio e longo prazo, este investimento lhe permitirá ter acesso ao capital físico ou aos privilégios dos que o possuem. Assim, a teoria do capital assim, oculta a desigualdade social determinada pelas relações de produção capitalistas que separam as classes sociais. Escamoteia a relação de dominação e exploração, que se concretiza na mais valia, definindo interesses antagônicos e irreconciliáveis para as duas classes sociais fundamentais: burguesia e classe trabalhadora. Encobre com um véu a luta entre essas duas classes, mostrando que o que existe é a divisão da sociedade em estratos diferentes: afirmando que as pessoas que tem capital, se esforçaram mais, pouparam mais, sacrificaram suas horas de lazer e tiveram uma maior escolaridade. Os demais trabalharam apenas o tempo necessário para a sua sobrevivência e não demonstram real interesse pela escola.
A teoria do capital humano tem um caráter ideológico. isto é, dá uma explicação falsa para o que ocorre, de modo a manter as pessoas acreditando que terão chances na escola. Ela tem por objetivo ocultar o que ocorre na sociedade capitalista e o papel reprodutor da escola. A escola não contribui para o desenvolvimento econômico, nem contribui para o aumento da renda individual ou nacional. Nem com um sistema educacional eficiente.
A Teoria do Capital Humano é ideológica porque afirma que a educação é uma escolha pessoal. E essa não é a realidade nem da sociedade, nem da escola capitalista para a maioria. O que ocorre de fato é que a escola capitalista reproduz as desigualdades sociais. A função da escola (de todas as escolas) capitalista é reproduzir a desigualdade social. No caso brasileiro, essa desigualdade se concretiza com a oferta de uma escola pública de baixa qualidade para as camadas populares e uma escola, particular, de melhor qualidade para as elites. Essa função reprodutora se concretiza também quando a escola difunde a ideologia dominante para todos como se fosse a única verdade, como se as diferenças fossem naturais. A proposta capitalista é oferecer uma escola empobrecida para a classe trabalhadora, uma escola que ofereça um mínimo de qualificação para o trabalhador do chão da fábrica, mas fazendo todos acreditarem que o aumento dos níveis de escolarização, o esforço individual e o sacrifício garantem uma ascensão profissional e um aumento de renda.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo os ideólogos da Neo-teoria do Capital Humano, a:
		
	
	pesquisa acadêmica deve ser livre, sem estar atrelada às exigências do mercado.
 
	 
	educação passa a ser gerenciada como uma empresa, que capta e gere seu próprio capital.
 
	
	escola deve ser espaço de reflexão e formação analítica e questionadora.
 
	
	política educacional não pode ser pautada pelas necessidades do mercado.
 
	
	democratização da escola deve alinhar-se ao amplo desenvolvimento social do trabalhador.
 
	Respondido em 13/09/2023 10:26:31
	
	Explicação:
A escola na verdade deve ser técnico-científica, ela não preza uma formação humanística do indivíduo, mas uma formação guiada pela necessidade de mão de obra do mercado. 
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considerando as características da sociedade do conhecimento, avalie as proposições a seguir:
I.    Nessa sociedade, o eixo da riqueza e do desenvolvimento sai dos setores industriais tradicionais, para setores intensivos em tecnologia e conhecimento.
II.    O valor dos produtos depende cada vez mais do conteúdo de inovação, tecnologia e inteligência a eles incorporados.
III.    Na economia baseada em conhecimento, a criação e uso do conhecimento são o aspecto central das decisões e do crescimento econômico.
Está(ão) correta(s):
		
	 
	I, II e III.
 
	
	Somente I.
 
	
	I e II.
 
	
	II e III.
 
	
	I e III.
 
	Respondido em 13/09/2023 10:27:34
	
	Explicação:
A lógica utilizada nessa sociedade é a economia baseada em conhecimento, e que pode ser definida como sendo "uma economia onde a criação e uso do conhecimento são o aspecto central das decisões e do crescimento econômico" (DRUCKER, 1993). Ver telas  3 e 4 da Aula 8.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considerando o tema "trabalho", avalie as três afirmações seguintes:
I.    O trabalho tem uma dimensão ontológica, ou seja, está enraizado na existência dos homens, de tal maneira, que sem ele nem homens nem história existiriam.
II.    A conceituação positiva do trabalho vem da sua origem; desde o início dos tempos, é tomado como meio de desenvolvimento e enriquecimento do indivíduo.
III.    A visão do trabalho como ação de desenvolvimento individual foi usado pela burguesia para estimular a possibilidade de explorar o trabalho como mercadoria.
Está(ão) correta(s):
 
		
	
	I e II.
 
	
	II e III.
 
	 
	I e III.
 
	
	Somente II.
 
	
	Somente I.
 
	Respondido em 13/09/2023 10:29:10
	
	Explicação:
A conceituação positiva do trabalho chega somente a partir da modernidade, quando da formação da sociedade burguesa. A partir daquele momento, o trabalho é tomado não como tortura, mas como meio de desenvolvimento e enriquecimento do indivíduo. Esta nova visão vai servir para a burguesia incentivar a individualidade e a possibilidade de explorar o trabalho (e o trabalhador) como mercadoria e como produtor de mercadoria.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Favorecida pela primeira revolução industrial, com o avento das máquinas a vapor, a segunda forma de organização do trabalho denominou-se:
		
	
	estoquista
	 
	manufatura
	
	mais valia
	
	ativista
	
	cooperativa
	Respondido em 13/09/2023 10:28:17
	
	Explicação:
Evolução do capitalismo

Continue navegando