Buscar

Trabalho avaliativo CCBB - Educação e economia politica (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
PROFESSORA: PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA
NOME: JAQUELINE DA COSTA BOTELHO
Atividade: Visita ao CCBB relacionada com as charges:
Questão 1: Organização das charges na ordem em que os fatos ocorreram junto a um breve parágrafo. 
Na primeira imagem, em que a partir de um desafio em realizar o escambo surge as transações monetárias. Essa é uma ideia de Adam Smith de que a propensão natural à troca é algo presente no ser humano e com as dificuldades de executar o escambo surge o dinheiro com o objetivo de facilitar essas trocas, mas para os antropólogos não é esse o pensamento, para eles não existia uma relação amigável no escambo e sim que acontecia entre pessoas desconhecidas, entre rivais e que a ideia de que o dinheiro surge dessa maneira não faz sentido, se configurando um mito. Sendo assim, a origem do dinheiro seria uma vista como uma obrigação social, inicialmente por alimentos, mas havendo uma necessidade de padronização. 
Na segunda Imagem (Dinheiro como resultado da organização política), A introdução de impostos e dinheiro em territórios conquistados cria um mercado, incentivando os habitantes a se envolver em atividades comerciais e produzir excedentes. O pagamento de impostos fortalece o poder econômico e político do exército dominador, permitindo um maior controle e governo sobre essas sociedades. Isso vai contra a ideia de que o mercado e o dinheiro são fenômenos naturais, afirmando que são construções políticas que moldam as relações econômicas e sociais. Portanto, o mercado e o dinheiro são resultado de escolhas políticas que afetam a organização social.
Terceira imagem e quarta imagem, o papel dos bancos na criação das moedas, na sociedade atual possui uma predominância do dinheiro bancário em ao dinheiro do Estado. Para melhor a natureza do dinheiro e importância dos bancos, é fundamental compreender como o dinheiro pode ser criado de forma privada e o papel dos bancos nesse processo. Os primeiros bancos modernos surgiram em cidades chinesas, na Veneza antiga e em Florença, onde as instituições guardavam a riqueza das pessoas em cofres. No entanto, os clientes perceberam que era desperdício de tempo e representava um problema de segurança fazer constantes viagens para pegar dinheiro nos cofres. Surgiu então a alternativa de transferir o dinheiro entre os cofres por meio de cheques ou dinheiro bancário, que eram papéis com o carimbo do banco. 
Quinta imagem, a imagem explica que os papéis passaram a substituir o dinheiro como forma de pagamento e que as pessoas quase não vão mais ao banco para retirar dinheiro. O banqueiro então começa a emprestar o dinheiro dos outros, ganhando juros, e passa a criar dinheiro emitindo esses papéis aceitos por todos.
Na sexta imagem, trata-se da história do sistema bancário que é marcada por uma fraude inicial em que os banqueiros enriquecem emitindo dinheiro. Porém, também houve casos em que as pessoas descobriram que havia mais dinheiro emitido pelo banco do que o dinheiro real guardado. Diante disso, os Estados Nacionais assumiram a organização do sistema bancário devido à sua importância para a economia e financiamento do Estado. Os Bancos Centrais passaram a institucionalizar essa fraude por meio do sistema de reservas fracionárias, permitindo aos bancos concederem empréstimos além do que possuem em caixa, desde que mantenham uma parcela de dinheiro do Estado para a quantidade de depósitos. Embora saibamos que, se todos fossem ao banco ao mesmo tempo, não haveria dinheiro para todos, confiamos que nossos depósitos estão garantidos, graças à segurança proporcionada pelo Banco Central. 
A sétima imagem ressalta a relevância da moeda bancária e dos bancos, assim como do Banco Central, que tem a função de garantir o funcionamento adequado do sistema. O Banco Central atua como fiscalizador do sistema de reservas fracionárias, influenciando o sistema bancário a conceder mais ou menos crédito, o que impacta nos ciclos econômicos, no consumo, nas bolhas de ativos e pode até causar crises de grande magnitude. 
E por fim a oitava charge, trata do capitalismo, no capitalismo, o mercado desempenha um papel fundamental na organização do trabalho e na distribuição dos produtos. Os preços das mercadorias refletem as necessidades da sociedade e quais setores demandam mais produção e mão de obra. Se um preço aumenta muito, mais produtores se interessam em produzi-lo, enquanto preços baixos levam à redução na produção. Além disso, é o mercado que determina como os produtos serão distribuídos. No capitalismo, a produção é coletiva, mas a apropriação dos recursos se dá por meio das relações de propriedade e dinheiro, que são os principais organizadores da sociedade e indicam para onde vai o trabalho social e como o excedente será distribuído.
Questão 2: Responda o que você entendeu sobre valor, valor de uso e valor de troca de uma
mercadoria e moeda. 
Valor – O valor é determinado através da quantidade de trabalho social que foi necessária para produzir aquele produto, sendo assim, o processo para a produção da mercadoria é fator essencial. 
Valor de uso – No meu entendimento, o valor de uso está associado a capacidade de satisfazer uma necessidade humana que pode ter influência tanto por características objetivas e concretas quanto por práticas sociais e concepções de necessidades humanas, não podendo que esquecer que uma coisa pode possuir o valor de uso, mas não se tornar uma mercadoria. 
Valor de troca- O valor de troca na minha visão é uma relação quantitativa de troca, quando o produto gera uma necessidade, uma utilidade para o outro, é útil para os outros. Entendo então que o valor de troca é variável, onde valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de outro tipo.

Outros materiais