Buscar

GESTÃO SEGURANÇA PRIVADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO SEGURANÇA PRIVADA
· NOME: VAILSON MARTINS DE BRITO DATA:15/05/2023
Importância da segurança privada no Brasil”, apresentando proposta de intervenção para sua melhoria
A segurança privada é um tema cada vez mais relevante no cenário brasileiro, tendo em vista a crescente necessidade de proteção de indivíduos e empresas. O aumento da criminalidade e a insuficiência do Estado em garantir a segurança pública têm levado à proliferação de empresas de segurança privada e à contratação de guardas e vigilantes. Não obstante, ainda persistem desafios a serem superados no que diz respeito à regulamentação, fiscalização e capacitação dos profissionais de segurança privada, como bem destacado por filósofos como Hobbes e Locke.
Hobbes, em sua obra "Leviatã", afirma que o Estado é o único capaz de garantir a segurança dos indivíduos, uma vez que a natureza humana é marcada pela "guerra de todos contra todos". Contudo, diante da ineficácia do Estado em garantir a segurança, tem-se recorrido cada vez mais à segurança privada como alternativa.
A segurança privada no Brasil, no entanto, ainda enfrenta desafios como a falta de regulamentação e fiscalização e a falta de capacitação dos profissionais. A falta de regulamentação tem levado à existência de empresas sem autorização para atuar e à contratação de profissionais sem qualificação. Além disso, a falta de fiscalização tem dificultado a punição de empresas e profissionais que cometem irregularidades.
Por outro lado, Locke, em sua obra "Segundo Tratado Sobre o Governo", afirma que o Estado deve garantir a segurança dos indivíduos, mas também deve ser fiscalizado pelos próprios indivíduos. Dessa forma, é necessária uma intervenção para garantir a eficácia da segurança privada no Brasil, com a criação de mecanismos de regulamentação, fiscalização e capacitação dos profissionais.
A segurança privada é uma necessidade cada vez mais presente no cenário brasileiro, tendo em vista a insuficiência do Estado em garantir a segurança pública. Contudo, ainda persistem desafios a serem superados no que diz respeito à regulamentação, fiscalização e capacitação dos profissionais. Diante disso, propõe-se uma intervenção baseada na prevenção e no fortalecimento dos princípios éticos e morais, com ênfase na formação e capacitação constante dos profissionais envolvidos.

Outros materiais