Buscar

ANALISE CRITICA Atendimento em psicoterapia dinâmica breve

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO: Atendimento em psicoterapia dinâmica breve: relato de caso.
O artigo aborda sobre a Psicoterapia dinâmica breve (PDB), trazendo um relato de caso de um paciente com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) de início tardio e como essa psicoterapia trabalha em cima disso. A PDB, segundo o artigo, é uma técnica ativa e com objetivos limitados, pretendendo solucionar sintomas críticos e problemas atuais da realidade cotidiana, oferecendo grandes possibilidades de favorecer a totalidade do paciente.
Compreende-se que o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) tem início após um evento profundamente traumático como um acidente ou um risco de vida, que desencadeia na pessoa sintomas de ansiedade, flashbacks sobre o ocorrido, pesados, reações exageradas a estímulos entre outros. Algumas pessoas podem desenvolver esse transtorno mais tarde, depois de um tempo do evento ocorrido, como no relato de caso na qual o rapaz havia sofrido um evento traumático e só depois desencadeou levando-o a ter medo e a insegurança de voltar a conduzir motocicletas, como também pesadelos e episódios de pânico.
Com isso, vemos a importância que a PDB traz para o tratamento desse transtorno, a forma como é trabalhada nesses casos, oferendo ao paciente um vínculo protetor, motivador e compreensível, propondo tratamentos breves e planejados sempre pensando no que será melhor para o paciente. Como também, esclarecendo a situação de crise ao paciente, dando-o espaço para participar e colaborar ativamente no processo de seu tratamento, fazendo esse vínculo ser diretivo.

Outros materiais